crise do 30 - psicóloga Christina - casule

A crise dos 30

Atualizado em 13/07/2018
Por Editor de Conteúdo

A crise dos 30

Atualizado em 13/07/2018
Por Editor de Conteúdo
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A crise dos 30

Porque tantas pessoas passam pela crise dos 30?

Diferentes motivos fazem com que homens e mulheres sintam a chegada dos anos. Este é um processo individual e não existe uma regra, idade exata em que se percebe tal crise e nem todas as pessoas passarão por ela. A marca, geralmente, dos 30 anos está vinculada ao fato de que esta seria considerada o sinal de que chegamos à meia idade. Mas é importante ressaltar que não existe uma relação com a fase da meia idade de fato – uma vez que, a expectativa de vida vem aumentando – e sim, com a esperança que criamos em relação as conquistas que projetamos para até os 30 anos de idade.

Há um tempo atrás percebíamos a ocorrência dessa crise aos 40 anos por exemplo, atualmente, percebemos essa idade diminuindo cada vez mais. É comum que jovens na faixa dos 20 estejam sofrendo por estarem caminhando para os 30, mesmo em muitos casos, faltando ainda uns 9 ou 10 anos para isso.

Percebemos uma grande influência da pressão por conquistas da sociedade na atualidade. Os jovens sentem-se cada dia mais pressionados a conquistar coisas o quanto mais cedo possível e a ter uma vida perfeita antes de completar os 30 anos. Assim, notamos jovens que cada vez mais se cobram por ainda não terem o carro de determinada marca ou valor, a casa própria, não ter viajado pelo mundo, não ter o cargo dos sonhos na empresa dos sonhos ou uma soma considerável de dinheiro acumulado. É importante percebermos que não há problema algum em ter sonhos, mas é preciso que tenhamos cuidado com a urgência que colocamos na realização dos mesmos.

Ao chegarmos aos 30 anos percebemos também algumas mudanças no nosso corpo. Já não temos tanta facilidade para emagrecer como antes, para algumas pessoas os cabelos começam a cair ou a aparecer os fios brancos, é comum a animação para as festas ou a recuperação delas sofrer mudanças também… mas o mais importante é que tenhamos a convicção de que a chegada dos 30 ou 40 anos não precisam significar o início de uma fase de perdas ou o término do prazo para conquistar as coisas que planejamos.

Conseguir lidar de forma mais equilibrada com os sonhos e metas traçadas e a realização dos mesmos, pode auxiliar para que você cumpra com as suas metas sem que, no entanto, gere ansiedades, inseguranças ou o sentimento de frustração.   

terapia-online-casule-banner

Como chegar aos 30 sem que isso signifique passar por auto cobranças?

Se conseguirmos olhar para esta fase da vida como uma época que propicia a mudanças e crescimentos, além dos medos, duvidas e ansiedades geradas nessa etapa, será possível ter mais ganhos do que perdas. Mas de que forma podemos passar por essa fase levando os aprendizados e possibilitando o nosso crescimento?

  • Aceitação

Compreender que o tempo passa, para todos, que as mudanças chegam e que isso não precisa significar perdas somente. Aprender a observar as mudanças e conquistas que podem ser alcançadas ao longo do tempo e as facilidades que podem ocorrer a partir do momento em que se aceita a maturidade com serenidade. A chegada dos 30, dos 40 e assim por diante, traz consigo algumas mudanças e alguns cuidados até mesmo com a saúde, para que se consiga envelhecer cada vez mais de maneira saudável.

  • Perceba o que de fato você pode fazer para alcançar seus objetivos

Fazer planos, sonhar e planejar conquistas é extremamente saudável. Tenha com clareza o que você está buscando, qual a real chance de alcançar isto até os 30, se não são planos para um prazo maior. Se comprometa em estabelecer metas possíveis!

  • Aceite aquilo que de fato não puder ser alcançado ou as mudanças de planos

Aprenda a não se cobrar tanto. Ainda que você tenha estabelecido algumas metas e as tenha alcançado, seja paciente e compassivo com você. Tudo bem se ainda não conquistou o cargo que sonhava, ou ainda não viajou pelo mundo ou se descobriu que a maternidade ou paternidade não são para você. Por vezes sonhamos com coisas que não conhecemos bem da realidade e quando descobrimos, por exemplo, que o salário dos sonhos vem acompanhado de noites de sono mal dormidas, de uma pressão por metas que não estamos dispostos a viver ou de abrir mão dos momentos de lazer com quem amamos, esse sonho pode deixar de ser importante. Aprenda a não se cobrar tanto!

  • Não se acomode!

Aceite e não se cobre pelo que não puder ser alcançado nesse momento, mas, não deixe de lutar por aquilo que de fato deseja e pode ser conquistado. Não use as dificuldades como justificativa para não lutar pelos sonhos. Sempre é tempo de começar, de repensar os planos ou estabelecer novas metas.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.
Casule Play

A crise dos 30

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A crise dos 30, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Editor de Conteúdo, aqui no Blog.
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A crise dos 30.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This