fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

As avaliações psicológicas estão presentes em diferentes âmbitos, não apenas na área da saúde, mas também no processo de obtenção da carteira de motorista ou até mesmo como parte da triagem para um novo cargo profissional. Essa última modalidade apresentada pode ocorrer em seleções para cargos públicos, bem como pré-requisito de algumas empresas privadas, que optam por pedir essa avaliação para complementar informações significativas do perfil do candidato.

A finalidade desse procedimento é identificar aspectos da personalidade, habilidades específicas e níveis de raciocínio lógico. Cada cargo exige características específicas, que chamamos de perfil profissiográfico, o qual deve ser definido a partir da função do cargo, dos instrumentos necessários para sua execução, bem como as relações sociais e ambientais envolvidas.

A intenção do psicotécnico, diferente de outras avaliações, não é rastrear perdas cognitivas ou traçar indicativos diagnósticos, mas estabelecer relação entre o perfil profissiográfico e as habilidades do candidato. Sendo assim, trata-se de um processo complementar na fase de recrutamento e seleção de pessoas, sendo observado com alta frequência também em concursos públicos.  Atualmente, a lei estabelece que a administração pública pode exigir exames psicotécnicos em concursos com caráter eliminatório, aprovando apenas candidatos adequados ao perfil previamente estabelecido para o cargo.

Nesse contexto, a avaliação psicológica consiste na análise dos processos cognitivos, como: memória, linguagem, raciocínio, atenção, bem como socialização, traços de personalidade, empatia, agressividade, entre outras características. Para isso são realizadas entrevistas, testes psicológicos específicos (já validados para o público alvo) e atividades selecionadas pelo psicólogo responsável; em alguns exames são utilizados mais de um método avaliativo, em outros é priorizado apenas um modelo. Cada procedimento adotado é selecionado segundo as especificidades do cargo em questão.

Portanto, a avaliação psicológica é também um complemento na identificação de candidatos a fim de buscar a pessoa mais adequada ao cargo, ou mesmo para direcioná-los na empresa segundo seus habilidades psicológicas. Ela exige procedimentos específicos e cabe ao psicólogo (especialista em avaliação ou mesmo do próprio RH) traçar as atividades necessárias e fazer tal análise.

Share This