Autoconhecimento

Atualizado em 06/04/2016
Por Redatora Casule

Autoconhecimento

Atualizado em 06/04/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Autoconhecimento

Psicoterapia proporciona autoconhecimento?

Autoconhecimento é um ganho muito frequente  no processo de psicoterapia, mesmo que seu objetivo principal seja adquirir novos comportamentos como, por exemplo, ser mais extrovertido, falar em publico, superar síndrome do pânico, motivação, etc. acredito que o autoconhecimento ocorrerá em paralelo.

Tanto a mudança de comportamento como o  autoconhecimento podem ser o foco principal da psicoterapia.

Explorando o  autoconhecimento

Um psicólogo pode fazer o caminho de trás para frente ou de frente para trás ao explorar o autoconhecimento. Por exemplo,  pode observar as coisas que você conta a ele e a partir deste conteúdo “ir para trás” em sua história de vida e identificar a origens destes sentimentos e comportamentos atuais. Ou pode ir analisar sua história de vida e significados e antão trabalhar  conteúdos importantes.

Você não sabe tudo o que se passa em sua cabeça

Parece estranho isso, não? Mas pode ser verdade, nós também funcionamos no automático, fazemos coisas, vamos a lugares, falamos coisas que se for para pensar no porque destes atos não teremos uma resposta imediata, diremos que simplesmente foi de sua natureza fazer. Será? Porque você ficou extremamente irritado quando levou aquela fechada no transito? Você pode dizer que é devido ao stress. Ok, mas o stress só libera o que já está dentro de você, se não houver uma grande raiva de pessoas que ultrapassam os limites  talvez você não reagiria tão mal mesmo estando estressado. Esta raiva, e sua origem, pode ser identificada em um processo de autoconhecimento. Quem te fragilizou e provoca estas reações agressivas no transito? Talvez não seja apenas o motorista do outro carro, você tem um histórico. Identificar este histórico pode ser fundamental no autoconhecimento.

Suas percepções estão relacionadas às vivências

Nossas vivências podem influenciar nossas percepções, por exemplo:  um dia você recebe um bombom de um colega, aparentemente sem motivo algum, ele simplesmente passa por você e lhe entrega um bombom. O que isso significou para você?

-Esse colega está te paquerando?

-Ele está tentando te comprar?

-Preza sua amizade e quer demonstrar?

terapia-online-casule-banner

-Ganhou de alguém e não gostou do sabor e para se livrar dele lhe deu o tal bombom?

Muitas vezes você simplesmente não tem oportunidade de saber o porquê da atitude deste colega. Mas quer saber? Pouco importa. O mais importante é entender o que significou para você e o porquê de ter te passado tal coisa pela sua cabeça.

Vamos dizer que você  considerou que a pessoa preza sua amizade – Isso pode falar algo a respeito do seu conceito sobre as pessoas e principalmente sobre sua experiências de vida. A pessoa que pensa que o outro preza sua amizade pode ter um conteúdo interno muito diferente da pessoa que pensa que só ganhou o bombom porque o outro não queria mais este bombom. Como acessar o conteúdo interno? Autoconhecimento seria um caminho.

Utilidade do autoconhecimento

Posso pensar em muitas utilidades para o autoconhecimento, talvez ter mais controle sobre sua própria vida seja um dos mais significativos. Assim que você se entender, assim que souber o porquê de agir e reagir da forma que faz hoje você poderá ter ferramentas para agir e reagir da forma que perceber mais produtivo.

A melhor definição de saúde mental que aprendi na faculdade foi que saúde mental reflete a capacidade de optar. O autoconhecimento pode  oferecer a oportunidade para saber quais seus conteúdos mentais mais significativos, quando entraram em sua mente e quem sabe como fazer para melhora-los.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/autoconhecimento.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Autoconhecimento

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Autoconhecimento, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Autoconhecimento.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como lidar com a raiva?

Como lidar com a raiva?

A raiva é um sentimento muito intenso e desconfortável que pode facilmente dominar quem a vivencia. Se isso acontece com você, provavelmente ela vem acompanhada de problemas. Mesmo sendo um sentimento passageiro, ou seja, ela surge e depois vai embora, devido a sua intensidade, muitas pessoas são dominadas por ela, e quando ela vai embora vê-se o estrago causado.
Mães-Narcisistas
Mães Narcisistas

Mães Narcisistas

O termo “narcisismo” já faz parte da cultura ocidental há mais de século. Tem origem no mito grego de Narciso, rapaz jovem e orgulhoso cuja beleza era admirada por todos. Em uma caminhada ao lado de um rio, Narciso vê seu reflexo na água pela primeira vez. Apaixonado pela própria imagem, ele se mantém junto ao rio para melhor apreciá-la. Por recusar-se a abandoná-la, Narciso morre no local, admirando a si mesmo.

Insônia

Algumas pessoas enfrentam dificuldades na hora de dormir, seja para iniciar ou manter o sono, como por exemplo, acordam muito mais cedo do que estão habituadas e não conseguem voltar a dormir, acordam no meio da noite ou dormem durante toda a noite e acordam com a sensação de cansaço. Assim, a insônia é caracterizada como a incapacidade de conciliar o sono, seja para adormecer ou permanecer dormindo. “É possível identificar suas causas?” Sim, em sua maioria são consideradas psicofisiológicas.
Leia mais
Insonia

Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

As crenças dos pais e cuidadores influenciam diretamente em como as crianças irão enxergar o mundo, o outro e principalmente a si mesmas. Todos nós temos nossos medos, ansiedades, sentimos raiva, tristeza e para cada um de nós as emoções têm uma intensidade, um significado e um motivo para que elas se expressem. Ensinar os pequenos a reconhecer as emoções, é muito importante para que tenhamos pessoas mais inteligentes emocionalmente.
Leia mais
Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

Compulsão por trair existe?

O que é traição para você? Será que quem trai uma vez, vai trair sempre? Isso é uma doença? Você perdoaria uma traição? E mais de uma?
Leia mais
Compulsão-por-trair-existe-BLOG

Os Efeitos Psicológicos da Pandemia

Muito se fala sobre os impactos físicos que o Covid-19 pode trazer ao corpo. Mas ainda é pouco falado sobre o agravamento dos quadros de transtornos mentais que a Pandemia gerou.
Leia mais

Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade

Pra que serve um alarme em casa? Para dar segurança e avisar quando a casa é invadida, por exemplo. Imagina se esse alarme está desregulado e ele começa a disparar quando não tem invasão ou até mesmo quando um amigo seu vem te visitar.
Leia mais
Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade blog casule

O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

A Terapia de Aceitação e Compromisso ou ACT (Acceptance and Commitment Therapy) foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo psicólogo Steven Hayes e por seus colegas Kelly Wilson e Kirk Strosahl. Ela tem se mostrado altamente eficaz na solução de uma série de problemas, desde depressão, ansiedade, dor crônica e até mesmo vício em drogas.
Leia mais

Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Um comportamento muito comum em quem sofre de ansiedade é fugir do que a causou. Para uma pessoa que tem medo de falar em público – que tem crises de ansiedade só de pensar que vai estar na frente de uma plateia falando sobre algum assunto – recusar um convite para dar a palestra vai trazer um alívio imediato dos sintomas. Mas será que o problema foi resolvido?
Leia mais

Quando eu devo perdoar meu parceiro?

A reposta para esta pergunta é SEMPRE! Sempre Cris? Mas ele não merece!!! O perdão não é para ele… porque ele merece… é para você! Porque você merece PAZ! Te explico melhor aqui neste vídeo. Vem Comigo!!!
Leia mais

Como ter inteligência emocional?

Quanto maior a inteligência emocional, maior a qualidade das relações e interações sociais. Você já parou para pensar como podemos ter mais inteligência emocional?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This