fbpx

As crenças que nos impedem de viver a vida que queremos

Atualizado em 22/11/2016
Por Redatora Casule

As crenças que nos impedem de viver a vida que queremos

Atualizado em 22/11/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As crenças que nos impedem de viver a vida que queremos

Existem muitos livros de autoajuda destinados a dar orientações para aprendermos a viver a vida plenamente e com alegria. Muitos de nós têm procurado neles as respostas para os bloqueios que sentimos quando queremos atingir determinados objetivos. Estes livros falam do condicionamento de crenças inconscientes aprendidas na infância.

Uma crença é uma ideia sobre nós mesmos ou sobre o mundo em que vivemos. Damos a essa ideia o poder de verdade absoluta e, como tal, ela age como um filtro através do qual percebemos o mundo. São as lentes que usamos para ver a vida. Nós reagimos às experiências da vida a partir dessa percepção, por isso obtemos resultados de acordo com esta forma de ver, e isso vai nos confirmar que o mundo é como nós acreditamos que ele é.

Como formamos nossas crenças?

As pessoas têm crenças e filosofias de vida que, embora tenham sido inventadas por nós mesmos, são mantidas dogmaticamente. Para atingir os nossos objetivos na vida, precisamos aprender a formar e manter crenças racionais, e a lidar com o irracional.

Os padrões de pensamento irracionais são falsos, disfuncionais e automáticos. Eles são expressos em termos de obrigação, necessidade ou exigência (eu tenho que, eu devo, eu sou obrigado). Se não agirmos de acordo com esses padrões, somos inundados por emoções negativas (depressão, culpa, raiva, ansiedade, medo), que interferem na realização dos nossos objetivos e geram mudanças comportamentais como o isolamento, comportamento de evitação ou fuga, abuso de substâncias tóxicas, etc.

Pelo contrário, as crenças racionais são preferenciais ou relativas, e se expressam em termos de desejos e gosto (eu preferiria, eu gostaria). Quando as pessoas não conseguem o que desejam, surgem os sentimentos negativos que prejudicam a realização de novos objetivos ou propósitos.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Não são as situações que causam os problemas, mas eles são causados por crenças que permeiam as nossas interpretações. As crenças racionais nos aproximam de uma vida adaptada e flexível aos nossos desejos.

Quais são as crenças que nos impedem de viver a vida que desejamos?

Os pensamentos irracionais nos afastam da vida que queremos ter. A psicologia cognitiva, ou seja, a Terapia Racional Emotiva Comportamental de Ellis, parte do pressuposto de que não são os fatos que acontecem que produzem os distúrbios, mas sim a interpretação que as pessoas têm sobre eles.

Estas são algumas crenças que interiorizamos e que nos afastam da vida que desejamos ter:

  • Não posso. Muitas pessoas já estão fazendo o que gostam e vivendo a vida que desejam. A diferença é que eles confiam em si mesmos, deixaram as desculpas para trás, saíram da sua zona de conforto e estão “correndo atrás” dos seus sonhos. Se eles podem, você também pode.
  • Agora não é o momento. Qualquer momento é o tempo perfeito para começar. Nós acreditamos que quando “a crise” passar tudo vai melhorar e poderemos agir, mas não é bem assim. Este tipo de pensamento é apenas uma desculpa.
  • Isto só acontece para algumas pessoas que têm sorte. A lei universal de causa e efeito nos ensina que a sorte é algo que se tem porque criamos anteriormente as condições favoráveis que nos conduzem a ela.

As nossas necessidades geram uma tensão emocional que dá origem a dois tipos de distúrbios psicológicos: a ansiedade do ego e a ansiedade perturbadora.

  • Ansiedade do ego: ocorre quando a autoimagem é alterada e quando o indivíduo condena a si mesmo pelas suas próprias cobranças.
  • Ansiedade perturbadora: ocorre quando não satisfazemos os pedidos dogmáticas que criam bem-estar e uma vida confortável. É provocada pelas exigências e cobranças que o indivíduo faz aos outros ou ao mundo.

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

As crenças que nos impedem de viver a vida que queremos

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre As crenças que nos impedem de viver a vida que queremos, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: As crenças que nos impedem de viver a vida que queremos.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia do lixo
Na sua dieta tem “dia do lixo”?

Na sua dieta tem “dia do lixo”?

O dia do lixo é uma expressão usada para caracterizar o dia em que comemos em grandes quantidades, alimentos calóricos e super deliciosos! Mas será que essa prática é aconselhável? Contribui ou atrapalha o processo de emagrecimento? Saiba como agir assistindo a este vídeo completo.
A Saúde mental nos relacionamentos como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!
A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

Quando falamos sobre os transtornos mentais, nos referimos a uma série de alterações significativas no que diz respeito aos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais dos indivíduos e que podem afetar qualquer pessoa durante algum momento de sua trajetória. É uma condição que muitas vezes interfere diretamente na capacidade do indivíduo de enfrentar problemas cotidianos e sentir prazer na vida.

Aspectos psicológicos da dor

Segundo o psiquiatra americano George Hengel, na década de 1970, os estados de saúde e de doença devem ser analisados sob a perspectiva biopsicossocial. Isso significa que a dor nos avisa que algo está não está bem e este aviso pode estar relacionado com seu corpo, indicando alguma lesão ou uma doença, por exemplo; com suas emoções ou com o ambiente em que você vive e trabalha.
Leia mais
Aspectos-psicológicos-da-dor

Aspectos psicológicos da dor

Como a Terapia Cognitiva pode ajudar a quem sofre de dor? O sofrimento que a dor proporciona ultrapassa o corpo, é também um sofrimento emocional. Cuidar das emoções pode ser o primeiro passo para que você aprenda a lidar com a dor. Entender o que está potencializando este incômodo pode te colocar no controle e ajudar a minimizar seus efeitos.
Leia mais
Aspectos psicológicos da dor

Como lidar com os ciúmes?

Aperte o play para escutar este conteúdo. Você é ciumento? Conhece alguém que seja? Sofre com isso? O ciúme é um sentimento que em excesso está relacionado a um padrão de...

Leia mais
Como lidar com os ciúmes

3 passos para cozinhar o próprio alimento

Cozinhar o próprio alimento se torna cada dia mais difícil por conta da rotina atarefada da maioria das pessoas. Mas será que vale a pena terceirizar nossa alimentação e deixar grande parte dela nas mãos do delivery, dos empacotados e congelados?
Leia mais
3-passos para cozinhar o proprio alimento

Somatização

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde é diferente de não ter doença, isto quer dizer que ter saúde é usufruir de um bem-estar psíquico, biológico e social.
Leia mais
Somatização

A criança que eu já fui e o adulto que eu sou

Existe uma música que eu adoro chamada “A criança que eu fui um dia” ela é da Reverb Poesia e fala exatamente que à medida em que vamos crescendo, aprendemos a não sonhar, desaprendemos a sorrir, desaprendemos a brincar.
Leia mais
A criança que eu já fui e o adulto que eu sou

Características das pessoas controladoras

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que tem dificuldades em lidar com suas próprias dores e emoções. Os indivíduos com um perfil controlador, geralmente, fazem uso do controle para sentirem-se seguros e se afastarem de reflexões que os levem a sofrimento.
Leia mais
CaracterIsticas-das-pessoas-controladoras

Gratidão!

Dentre os diferentes estados emocionais que o ser humano é capaz de experimentar, a gratidão é um dos mais relacionados à saúde mental e bem-estar. Tal estado está relacionado à percepção de ajuda e contribuição por parte de outros, evidenciando o amparo recebido e contribuições altruístas.
Leia mais
gratidao

5 Dicas de como ser mais Positivo

A negação, ou a negatividade, está mais presente na nossa vida do que a gente pode imaginar. Esse filtro negativo é um erro de pensamento, que como o próprio nome diz, direciona a nossa atenção para aquilo que comprova uma ideia negativa que eu tenho de mim mesmo, e me afasta cada vez mais de uma solução.
Leia mais
5 Dicas de como ser mais Positivo
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This