superalimentos-nutricao-casule
Superalimentos: marketing ou realidade?
6 de novembro de 2018
medo-ansiedade-fobia-psicologia-casule
Qual a diferença entre medo, ansiedade e fobia? (vídeo completo)
8 de novembro de 2018

A contribuição de um pet no desenvolvimento da criança

A contribuição de um pet no desenvolvimento da criança - Milena - psicóloga da Casule

Cão, gato, passarinho, tartaruga, coelho, peixe… As crianças em geral adoram os bichinhos e o convívio com os pets não provoca apenas diversão, mas também beneficiam de uma maneira ampla, prestando contribuição para o desenvolvimento social e emocional dos pequenos.


         Para uma convivência saudável, a criança deve ser ensinada a respeitar as necessidades, os limites e até a privacidade do animalzinho e entender que tem uma companhia para as brincadeiras, mas que ele também precisa de atenção, respeito, cuidado e amor.


         Os fatores para a chegada de um pet são a motivação familiar, o espaço, a disponibilidade de tempo, as características da vida familiar e a afinidade da criança, que também é um fator que deve ser levado em conta, e por isso é válido perguntar qual animal ela gostaria de ter.
         As crianças que recebem mais estímulos se desenvolvem melhor cognitivamente, e o animal é uma ferramenta a mais. Em muitos casos, a criança enxerga o animal como companheiro, amigo, cúmplice de aventuras e
até confidente.


         Os animaizinhos na maioria das vezes estão sempre dispostos a brincar e isso faz com que as crianças tenham uma oportunidade de interação social e exercício.  Eles também precisam de cuidados como o passeio, a alimentação e limpeza, e assim, as crianças percebem a importância de cuidar dos demais e de ter responsabilidade por eles.
         Além disso, os animais contribuem para o desenvolvimento emocional, estimulam a autoestima e contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais da criança.


         Além de todos os benefícios já expostos, a criança também aprende a conviver com as etapas da existência do animal, e que infelizmente um dia termina como é o ciclo natural da vida. E mesmo sendo um momento de dificuldade, a criança aprende a lidar com as frustrações e sobreviver às perdas.

Comentários

comentários

Milena Magiolo
Milena Magiolo
Psicóloga que percebe a infância como uma etapa importante na vida do ser humano e valoriza a atenção e o cuidado em suas sessões. Apaixonada pela família, amigos, dança e chocolate.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta