Fonte: A Psicologia do Comportamento Humano – José Roberto Marques
Há algo muito relevante para qualquer equipe de Recursos Humanos dentro de uma empresa: entender o comportamento humano. Isso porque não basta apenas lidar com os profissionais e seus eventuais problemas de uma forma binária, tratando as situações simplesmente como certo e errado ou bom ou ruim.
E o que isso tem a ver exatamente com a sua organização? Aquele problema comportamental que está acontecendo, ou que você teme acontecer, pode ser evitado de forma tranquila.
PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO HUMANO E SUA EMPRESA
A psicologia do comportamento humano trata as problematizações existentes em cada pessoa. Para isso, utiliza-se da análise experimental, já tradicional na psicologia e realizada por um terapeuta previamente capacitado.
A análise experimental baseia-se em identificar fatores na reação das pessoas para determinadas situações, identificando assim o que está causando o problema. A partir disso, uma cadeia cada vez mais profunda sobre o comportamento do analisado é desenvolvida.
Um fato importante sobre a psicologia do comportamento humano é que ela considera o meio onde as pessoas vivem — trabalho, escola e lar — como algo fortemente influenciador na formação da personalidade de alguém.
Diante disso, cria-se uma relação entre a organização e o comportamento dos profissionais que nela trabalham.
COMO TER A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO HUMANO COMO ALIADA?
Os métodos da psicologia do comportamento humano podem ser determinantes para o bom funcionamento da organização. Isso porque o ambiente de trabalho influencia os profissionais tanto positivamente como negativamente, fazendo com que a empresa aumente ou diminua a produtividade.
Nesse sentido, as análises experimentais do comportamento são muito úteis, pois são baseadas numa premissa muito básica: o que temos de ruim no comportamento é fruto de hábitos que foram incorporados de nosso meio. Diante disso, a melhor forma de eliminá-los é incorporando novos e melhores hábitos.
Então, se uma pessoa está com problemas com alguma situação no trabalho de forma recorrente, o funcionário é acompanhado a um terapeuta comportamental que aplicará o método descrito acima como a solução para os problemas.
E a boa notícia é que isso realmente dá certo. Por isso, é recomendado investir nesse campo para dar mais cuidado aos recursos humanos da sua organização.
Hábitos antigos prejudiciais serão substituídos por novos que podem ser lucrativos para a empresa e benéficos para a vida do profissional que antes se sentia lesado pela sua própria atitude.
No final, todos saem ganhando com este progresso.
Fonte: A Psicologia do Comportamento Humano – José Roberto Marques