Texto escrito durante Pandemia COVID-19 em 2020
Tenho recebido mensagens de pessoas dizendo que em meio a quarentena estão com a autoestima baixa, que por estarem em casa não estão se arrumando, e por isso, eu quero compartilhar com vocês uma história da minha filha.
Eu tenho uma filha de 5 anos e, modestia à parte, ela é linda, maravilhosa. Quando ela sai do quarto dela, ela já arrumou a cama dela, mesmo sem saber dobrar o lençol. Ela guarda o lençol e o cobertor todo enrolado no guarda roupa. Coloca a colcha e a almofadinha que ela gosta na cama. Em seguida, ela vai direto pro banheiro, faz xixi e sai toda maquiada do banheiro. Ela arruma o cabelo, coloca um arquinho, passa sombra e passa batom.
Enfim, a Luiza tem me ensinado muito sobre autoestima, pois ela se arruma para ela, ela quer ficar bonita para ela. Ao se olhar no espelho ela diz “hum, fiquei bonita”. A gente não vai sair casa, ela não vai receber elogios para além do que ela já receberia pelo simples fato dela acordar e a gente sempre a receber com carinho. Mas, ela gosta de se arrumar para ela.
Eu sei que é difícil a gente manter essa autoestima alta nessa quarentena, mas eu tenho pensado em algumas estratégias para mim mesma. Eu sentei um dia para tirar a minha cutícula, fiz uma hidratação no cabelo me arrumo, coloco uma roupa mais bonita e ao mesmo tempo confortável.
Então o que eu gostaria de propor é que tentássemos cuidar da gente, fazer por nós, para nós, para que a gente se sinta bonito(a). Por isso, eu quero que você identifique: o que me faz bem? Por exemplo, me faz bem passar um rímel, um lápis de olho e um batom, prender o cabelo de lado, colocar uma roupa legal ou um sapato de salto. Faz por você, faz para você. E aqui, estamos falando da autoestima externa, mas também dar para você cuidar da autoestima interna.
Outro dia, eu fui fazer umas fotos profissionais e a fotógrafa propôs um exercício de colocar no Instagram uma caixinha de pergunta para que as pessoas me definissem em uma palavra. E quando as pessoas respondem, esse é um processo tanto de autoconhecimento quanto de autoestima. Geralmente, vêm elogios, algumas palavras agradáveis de serem lidas. Então, esse é um exercício que você também poderia fazer hoje e não se esqueça de marcar a Casule, pois ficaremos felizes em saber que você fez esse exercício de autoestima interna.
Dessa forma, o exercício para autoestima externa é colocar algo que você goste, seja cuidar do cabelo, das unhas, passar uma maquiagem. Já para a autoestima interna é fazer algum mimo em você, no seu ego, aprender sobre alguma coisa online, coloca a caixinha de “me defina em uma palavra” e observe as palavras que vão chegar para você. Outro exercício legal é escolher alguém para dar uma elevada na autoestima dessa pessoa, mandar uma mensagem dizendo o que você acha dela tanto internamente quanto externamente. Você pode mandar uma mensagem para sua mãe, sua prima, sua filha, ou para a sua amiga dizendo o que você admira nela, o que chama a sua atenção tanto na beleza interna quanto externa. Então, vamos cuidar de nós e cuidar de alguém hoje.
Um beijo enorme, Cris Schumann.
Terapia Casule
A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!
Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!
Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!
Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube