Já ouviu falar sobre resiliência? Sabe o que é?
Resiliência é uma palavra que significa “retorno ao que era”, conceito utilizado pela física, que foi adaptado de forma abstrata em estudos sobre saúde mental. Nesse sentido, a resiliência na psicologia diz respeito a capacidade de vivenciar e resolver problemas sem alterar suas estruturas cognitivas e emocionais.
Uma pessoa resiliente apresenta altas habilidades em reconhecer a dor pela qual está passando, encontrar sentido nela, suportá-la por um tempo e posteriormente resolver seu conflito, retomando seu estado de equilíbrio. Trata-se de um processo dinâmico, que possibilita adaptação positiva ao contexto estressor. Para isso, ressalta-se três domínios fundamentais envolvidos nessa capacidade: emocional, cognitivo e social.
Em relação aos domínios envolvidos na capacidade de resiliência, o domínio emocional está envolvido com a capacidade de identificação e regulação emocional. Reconhecer o que está sentindo, bem como entender sua importância dentro do processo e respeitá-la, é fundamental para adaptação ao contexto.
Já o domínio cognitivo refere-se aos conjuntos de percepções e significados associados ao contexto, assim como o funcionamento de processos básicos como: controle atencional, flexibilidade cognitiva, habilidades sociais, entre outros. Essas habilidades aumentam a capacidade de resolução de problemas e interpretação do ambiente.
O terceiro domínio, social, trata-se das habilidades envolvidas na vinculação social, potencializa a percepção de amparo e diminui a crença de vulnerabilidade. Além disso, permite a aprendizagem social através de criação de referências e metas sociais.
A resiliência é uma capacidade psicológica que funciona, portanto, como um fator protetivo frente a situações adversas. Pessoas resilientes enfrentam situações de risco e estresse com menor abalo psíquico, e se reestruturam com maior facilidade.
Estudos tentam mapear os níveis de resiliência entre grupos de pessoas, mas esse constructo não é tão fácil de ser medido. Dessa forma, a psicologia busca, através de trabalhos com os domínios envolvidos na resiliência, fomentar essa capacidade, fortalecendo fatores de proteção para saúde mental.