fbpx
Vencendo-o-Medo-de-Trabalhar-tiago-curcio

Vencendo o Medo de Trabalhar

Atualizado em 10/02/2018
Por Tiago Curcio

Vencendo o Medo de Trabalhar

Atualizado em 10/02/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Vencendo o Medo de Trabalhar

trabalho é parte fundamental na vida de um indivíduo, não apenas pela questão do sustento, mas também para que se sinta útil e tenha motivação para viver e se desenvolver. Contudo, o que parece natural para muitas pessoas, para aquelas que têm medo de trabalhar se torna um grande desafio. Esse sentimento é originado, principalmente, da insegurança de não conseguir corresponder ao que a empresa espera ou de não se achar bom o suficiente para assumir qualquer tipo de responsabilidade deste tipo.

Se você está passando por isso e sente uma grande ansiedade ao pensar que precisará ir trabalhar no dia seguinte, saiba que não está só. Muitas pessoas passam por essa situação e sofrem por não saberem como lidar com a pressão e o medo. Acredite, você é muito mais forte do que imagina e é capaz de vencer esse sentimento que está te limitando e impedindo o seu crescimento profissional.

 

Dicas Poderosas Para Vencer o Medo de Trabalhar

O medo é algo que todas as pessoas têm, a diferença está na forma com a qual cada um lida com ele. Quando bem dosado, sentir receio no trabalho fará com que se esforce para dar o seu melhor, reduzindo as chances de falhar. Entretanto, quando o medo se torna incontrolável, é sinal de que há algo errado e que precisa ser olhado com atenção. Confira, a seguir, as dicas poderosas que preparei que vão te ajudar a vencer esse desafio!

 

Descubra o Seu Valor

Se você está sentindo medo, provavelmente é porque se julga incapaz de cumprir com as obrigações do seu cargo. É necessário que descubra o seu valor, pois, com certeza, tem muitas qualidades, afinal foi selecionado para a vaga que está ocupando. Através do autoconhecimento conseguirá identificar as habilidades que mais se destacam no seu perfil e aprenderá a valorizá-las.

Quando passar a ter consciência do seu potencial, deixará de se abalar com críticas. Ouvir o que as pessoas dizem a respeito do seu trabalho pode ser interessante para verificar se há algo que realmente pode ser melhorado. Contudo, é fundamental que saiba filtrar os feedbacks positivos, que são aqueles que realmente têm a intenção de promover o seu crescimento, e eliminar os negativos, que servem apenas para te deixar para baixo.

 

Aperfeiçoe Seus Conhecimentos e Habilidades

Enquanto pensa a respeito das suas habilidades, aproveite para verificar se existem pontos que realmente podem ser melhorados. O foco não deve estar em melhorar para agradar aos outros, mas sim a si mesmo, para que tenha mais segurança ao realizar o seu trabalho. Pense nas maiores dificuldades que tem e, se achar necessário, converse com uma pessoa de confiança, para que ela fale de forma sincera e respeitosa o que acredita que possa te ajudar a se tornar ainda melhor.

Ao conhecer os seus pontos de melhoria, poderá definir as estratégias para aperfeiçoá-los. Se for uma questão técnica, poderá buscar livros ou cursos que possam te ajudar. Contudo, se for algo relacionado ao comportamento, como organização e concentração, por exemplo, basta que se empenhe para construir novos hábitos e vá promovendo as mudanças pouco a pouco.

 

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Pense no Quanto o Medo Pode Te Limitar

Permitir que o medo te limite e atrapalhe o seu trabalho é o mesmo que não se envolver romanticamente com alguém por não querer sofrer com uma desilusão. Na vida, não temos a certeza de nada, nem de que as coisas darão certo e, muito menos, de que darão errado. Entretanto, ao se esforçar e buscar sempre dar o seu melhor, certamente estará aumentando as chances de sucesso e, consequentemente, reduzindo as falhas.

Evite se tornar refém do medo que sente, pois se continuar assim ele irá tomar conta da sua mente e história. Ainda em relação ao exemplo do relacionamento, imagine quantos momentos de felicidade uma pessoa estará perdendo ao evitar se envolver com alguém por medo. O mesmo vale para a sua vida profissional. Permitir que seus temores bloqueiem seus progressos na carreira e suas ações neste sentido irá tirar de ti inúmeras chances de crescimento, amadurecimento profissional, realizações e conquistas. Mostre que é mais forte do que seus pavores, pois você é!

 

Evite Se Comparar Com Colegas de Trabalho

As pessoas inseguras costumam sempre se comparar aos outros, colocando-se como inferiores. Evite fazer isso, pois é o tipo de coisa que apenas serve para te deixar mal e, além disso, é algo completamente injusto. Nessa comparação, irá pensar em todas as qualidades de outra pessoa em contrapartida a todos os defeitos que acredita ter. Sabe por que isso não é justo? Porque você não a conhece por completo e, assim como qualquer ser humano, ela certamente tem seus medos e inseguranças.

As comparações são negativas porque desconsideram as particularidades de cada indivíduo, características que os tornam únicos. O único tipo de comparação que vale a pena é aquela em que se considera o seu “eu” atual e o passado, que tem como objetivo constatar o quanto evoluiu e é capaz de evoluir. É fundamental que entenda que a sua busca deve ser por se tornar a sua melhor versão e a não de terceiros.

 

Se Necessário, Busque Ajuda!

Se, mesmo após se esforçar, perceber que realmente não está conseguindo superar o medo que sente do trabalho, pense sobre a possibilidade de buscar ajuda. Um coach de vida, profissional de Coaching, poderá te auxiliar no processo de autoconhecimento e autocura em relação seus medos e inseguranças. Através de ferramentas e técnicas poderosas de desenvolvimento pessoal e profissional, você irá conhecer todo o potencial infinito e conquistar o empoderamento que precisa para vencer seus medos e ir além em sua carreira.

Caso perceba que o medo está afetando outras áreas da sua vida de forma muito intensa, é importante que procure ajuda médica, pois isso pode acabar se tornando até mesmo uma síndrome do pânico. Assim, o profissional especializado irá verificar se você está com algum tipo de transtorno psicológico, como depressão ou ansiedade, por exemplo, e indicar o tratamento ideal para o seu caso. Cuidar da sua saúde mental é fundamental para que renove as suas energias e possa voltar ao trabalho com segurança e disposição sem que o medo paralise e limite você e seu sucesso.

Por fim, minha última dica é que evite se considerar inferior por estar sentindo esse medo, pois ele é mais comum do que você pode imaginar. Contudo, tudo tem um limite e é importante que mostre que deseja vencê-lo, esforçando-se e buscando ajuda se for preciso. Ao vencer esse obstáculo, passará a ter uma vida profissional muito mais saudável e positiva, o que irá abrir o caminho para que mostre a si mesmo e ao mundo todo o poder infinito que tem. Acredite em si mesmo e ouse vencer seus medos. O céu é o limite! Coragem e sucesso!

Copyright: 284340029 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alphaspirit

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/vencendo-medo-de-trabalhar/

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

Vencendo o Medo de Trabalhar

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Vencendo o Medo de Trabalhar, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Vencendo o Medo de Trabalhar.


0 comentários

Dia do lixo
Na sua dieta tem “dia do lixo”?

Na sua dieta tem “dia do lixo”?

O dia do lixo é uma expressão usada para caracterizar o dia em que comemos em grandes quantidades, alimentos calóricos e super deliciosos! Mas será que essa prática é aconselhável? Contribui ou atrapalha o processo de emagrecimento? Saiba como agir assistindo a este vídeo completo.
A Saúde mental nos relacionamentos como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!
A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

Quando falamos sobre os transtornos mentais, nos referimos a uma série de alterações significativas no que diz respeito aos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais dos indivíduos e que podem afetar qualquer pessoa durante algum momento de sua trajetória. É uma condição que muitas vezes interfere diretamente na capacidade do indivíduo de enfrentar problemas cotidianos e sentir prazer na vida.
Transtorno bipolar
Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

A variação de humor no nosso dia a dia é algo muito comum e normal! Passamos por diversas situações ao longo do dia, e da vida, e por consequência, nosso humor e nossas emoções podem se manifestar e alternar de formas diferentes. Mas quando essa mudança se torna um problema? Nesse vídeo vou te ensinar algumas características do Transtorno Bipolar, e te dar algumas dicas para lidar com pessoas que sofrem com essa desordem.

Aspectos psicológicos da dor

Segundo o psiquiatra americano George Hengel, na década de 1970, os estados de saúde e de doença devem ser analisados sob a perspectiva biopsicossocial. Isso significa que a dor nos avisa que algo está não está bem e este aviso pode estar relacionado com seu corpo, indicando alguma lesão ou uma doença, por exemplo; com suas emoções ou com o ambiente em que você vive e trabalha.
Leia mais
Aspectos-psicológicos-da-dor

Aspectos psicológicos da dor

Como a Terapia Cognitiva pode ajudar a quem sofre de dor? O sofrimento que a dor proporciona ultrapassa o corpo, é também um sofrimento emocional. Cuidar das emoções pode ser o primeiro passo para que você aprenda a lidar com a dor. Entender o que está potencializando este incômodo pode te colocar no controle e ajudar a minimizar seus efeitos.
Leia mais
Aspectos psicológicos da dor

Como lidar com os ciúmes?

Aperte o play para escutar este conteúdo. Você é ciumento? Conhece alguém que seja? Sofre com isso? O ciúme é um sentimento que em excesso está relacionado a um padrão de...

Leia mais
Como lidar com os ciúmes

3 passos para cozinhar o próprio alimento

Cozinhar o próprio alimento se torna cada dia mais difícil por conta da rotina atarefada da maioria das pessoas. Mas será que vale a pena terceirizar nossa alimentação e deixar grande parte dela nas mãos do delivery, dos empacotados e congelados?
Leia mais
3-passos para cozinhar o proprio alimento

Somatização

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde é diferente de não ter doença, isto quer dizer que ter saúde é usufruir de um bem-estar psíquico, biológico e social.
Leia mais
Somatização

A criança que eu já fui e o adulto que eu sou

Existe uma música que eu adoro chamada “A criança que eu fui um dia” ela é da Reverb Poesia e fala exatamente que à medida em que vamos crescendo, aprendemos a não sonhar, desaprendemos a sorrir, desaprendemos a brincar.
Leia mais
A criança que eu já fui e o adulto que eu sou

Características das pessoas controladoras

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que tem dificuldades em lidar com suas próprias dores e emoções. Os indivíduos com um perfil controlador, geralmente, fazem uso do controle para sentirem-se seguros e se afastarem de reflexões que os levem a sofrimento.
Leia mais
CaracterIsticas-das-pessoas-controladoras

Gratidão!

Dentre os diferentes estados emocionais que o ser humano é capaz de experimentar, a gratidão é um dos mais relacionados à saúde mental e bem-estar. Tal estado está relacionado à percepção de ajuda e contribuição por parte de outros, evidenciando o amparo recebido e contribuições altruístas.
Leia mais
gratidao

5 Dicas de como ser mais Positivo

A negação, ou a negatividade, está mais presente na nossa vida do que a gente pode imaginar. Esse filtro negativo é um erro de pensamento, que como o próprio nome diz, direciona a nossa atenção para aquilo que comprova uma ideia negativa que eu tenho de mim mesmo, e me afasta cada vez mais de uma solução.
Leia mais
5 Dicas de como ser mais Positivo

Árvore dos Sonhos

A Árvore dos Sonhos é uma técnica da Psicologia Positiva onde a gente “pendura” na árvore todos os nossos sonhos; desde os mais simples (tipo um vestido de festa vermelho) até os mais complexos (fazer uma grande viagem ou se formar após um longo tempo sem estudar, por exemplo). São as vontades que nós temos de realizar algo em nossa vida.
Leia mais
Árvore-dos-Sonhos
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This