zona-de-conforto-psicologia-casule
Zona de conforto, nunca mais! (Vídeo Completo)
22 de junho de 2018
Exercitar-a-Paciência-blog-Tiago-Curcio
Como Exercitar a Paciência
26 de junho de 2018

Sem Foco? O Que Pode Estar Acontecendo?

sem-foco-Blog-Diago-Curcio

Manter o foco é fundamental para conseguir realizar as tarefas do dia a dia e também seguir firme em direção aos seus objetivos. Entretanto, por diversos motivos diferentes, muitas pessoas têm problemas para conseguirem se concentrar e irem em busca de suas metas. Se esse é o seu caso e sente que está sem foco, continue acompanhando este artigo e entenda as possíveis razões para isso.

Principais Razões Que Levam uma Pessoa a Ficar Sem Foco

A falta de foco pode ser causada pelo cansaço e estresse, o que é natural que aconteça em determinadas fases da vida de maior sobrecarga de afazeres. Alterações hormonais, como as que ocorrem durante a menopausa ou a gravidez, também podem afetar a forma como uma pessoa pensa e se concentra. Quando o sintoma se mostra presente de forma mais intensa e duradoura, é possível que esteja sendo causado por determinadas condições físicas e psicológicas, como transtorno de ansiedade e TDAH, por exemplo.

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é a condição mais marcante quanto o assunto é a dificuldade de concentração, e, nos últimos anos, tem sido cada vez mais diagnosticado em crianças e adultos. Além disso, condições raras que afetam o cérebro e alguns problemas emocionais, bem como distúrbios na tireoide, também podem influenciar as funções cognitivas de um indivíduo e, assim, prejudicar a concentração.

Como as causas podem ser de origens bastante diferentes, é importante se atentar ao contexto e à forma como está se sentindo. Caso perceba que o problema está te prejudicando e se tornando mais intenso, é fundamental procurar um médico. Assim, será possível descobrir a real motivação para a falta de foco e realizar o tratamento adequado para que possa voltar a se concentrar em suas atividades.

7 Dicas Poderosas Para Vencer a Falta de Foco

Nos casos em que a falta de foco não envolve nenhuma condição preexistente e é apenas fruto de uma fase de desmotivação ou estresse, é possível adotar medidas que ajudem a vencer esse obstáculo. Veja quais são elas e comece a colocá-las em prática hoje mesmo!

1 – Concentre-se em Uma Coisa de Cada Vez

O grande filósofo chinês Confúcio sabiamente disse que aquele que tenta perseguir dois coelhos de uma vez só não consegue capturar nenhum, e ele tinha toda a razão. Tentar se concentrar em duas ou mais atividades ao mesmo tempo, apenas servirá para desperdiçar o seu tempo e a sua energia. Dessa maneira, prefira sempre manter o foco em uma coisa de cada vez, assim poderá dedicar toda a sua atenção a ela, o que permitirá que a realize com mais qualidade e agilidade, para depois passar para a próxima.

2 – Elimine as Distrações

Se você é do tipo que se distrai com facilidade, é importante que elimine as distrações do ambiente. A primeira medida é desabilitar as notificações do celular ou colocá-lo no modo silencioso, assim não há o risco de ligações, mensagens ou e-mails atrapalharem o seu foco. Televisão, rádio e qualquer outro tipo de aparelho que emita som ou objetos que causem distração devem ser evitados. Aos poucos é possível identificar quais são as coisas que atrapalham o seu foco e, assim, eliminá-las do ambiente.

3 – Relaxe a Mente

Mentes ansiosas tendem a pensar em muitas coisas ao mesmo tempo e, assim, comprometerem o foco. Se esse é o seu caso, procure relaxar a mente antes de começar a realizar atividades que precisem da sua concentração. Algumas formas interessantes e fáceis incluem exercícios de respiração e a prática da meditação. Encontre a maneira que for mais eficaz para o seu caso e torne-a parte da sua rotina, transformando-a num verdadeiro ritual para encontrar o seu foco.

4 – Organize o Ambiente

O ambiente em que se está tem uma grande influência sobre a sua concentração. Lugares desorganizados, cheios de objetos fora do lugar, podem impedir que se mantenha o foco no que está fazendo. Dessa forma, procure sempre manter o seu quarto, mesa de trabalho, e todos os locais que utilizar para realizar atividades que exijam concentração, limpos e organizados. Elimine papéis e itens que não tenham utilidade e lembre-se sempre que menos é mais.

5 – Defina as Suas Metas

Uma forma bastante eficaz de manter o foco ao realizar uma tarefa é pensar no resultado dela. Dessa maneira, se deseja se concentrar para estudar, pense que tem como objetivo ser aprovado em um concurso ou vestibular, por exemplo. Por isso, registre todas as suas metas e defina os passos que deverá seguir para alcançar cada uma delas. Assim, a sua mente terá motivos para se manter focada naquela atividade, o que te dará força para se manter firme no caminho que escolheu.

6 – Priorize o Que é Realmente Importante

Ao definir quais são as suas metas será possível identificar, também, as suas prioridades, ou seja, as coisas que considera mais importantes. Isso irá permitir que simplifique a sua vida e deixe de se preocupar com coisas que são desnecessárias, mantendo o foco naquilo que realmente faz sentido para você. A priorização irá te levar a tomar decisões de maneira mais assertiva, considerando os seus objetivos e o que te faz feliz.

7 – Pratique Exercícios Físicos

Por mais que, em um primeiro momento, pareça que uma coisa não tem nada a ver com a outra, saiba que praticar atividades físicas regularmente também pode te ajudar a ter mais foco. Manter o corpo em movimento proporciona mais energia, traz diversos benefícios para a saúde e é uma maneira poderosa de reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, os exercícios são capazes de estimular a criação de novos neurônios no cérebro, o que permite que o armazenamento e processamento de informações seja realizado com maior eficácia.

Espero que as dicas compartilhadas te ajudem a reencontrar o seu foco e, assim, possa dar o seu melhor em tudo o que fizer. Quando se tem objetivos bem traçados e, claro, não há nenhuma condição que comprometa a atenção, se torna muito mais fácil se manter firme em direção a eles. Por isso, mantenha o foco e continue caminhando, pois o sucesso te espera!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/sem-foco-o-que-pode-estar-acontecendo/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta