sem-foco-Blog-Diago-Curcio

Sem Foco? O Que Pode Estar Acontecendo?

Atualizado em 25/06/2018
Por Tiago Curcio

Sem Foco? O Que Pode Estar Acontecendo?

Atualizado em 25/06/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sem Foco? O Que Pode Estar Acontecendo?

Manter o foco é fundamental para conseguir realizar as tarefas do dia a dia e também seguir firme em direção aos seus objetivos. Entretanto, por diversos motivos diferentes, muitas pessoas têm problemas para conseguirem se concentrar e irem em busca de suas metas. Se esse é o seu caso e sente que está sem foco, continue acompanhando este artigo e entenda as possíveis razões para isso.

Principais Razões Que Levam uma Pessoa a Ficar Sem Foco

A falta de foco pode ser causada pelo cansaço e estresse, o que é natural que aconteça em determinadas fases da vida de maior sobrecarga de afazeres. Alterações hormonais, como as que ocorrem durante a menopausa ou a gravidez, também podem afetar a forma como uma pessoa pensa e se concentra. Quando o sintoma se mostra presente de forma mais intensa e duradoura, é possível que esteja sendo causado por determinadas condições físicas e psicológicas, como transtorno de ansiedade e TDAH, por exemplo.

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é a condição mais marcante quanto o assunto é a dificuldade de concentração, e, nos últimos anos, tem sido cada vez mais diagnosticado em crianças e adultos. Além disso, condições raras que afetam o cérebro e alguns problemas emocionais, bem como distúrbios na tireoide, também podem influenciar as funções cognitivas de um indivíduo e, assim, prejudicar a concentração.

Como as causas podem ser de origens bastante diferentes, é importante se atentar ao contexto e à forma como está se sentindo. Caso perceba que o problema está te prejudicando e se tornando mais intenso, é fundamental procurar um médico. Assim, será possível descobrir a real motivação para a falta de foco e realizar o tratamento adequado para que possa voltar a se concentrar em suas atividades.

7 Dicas Poderosas Para Vencer a Falta de Foco

Nos casos em que a falta de foco não envolve nenhuma condição preexistente e é apenas fruto de uma fase de desmotivação ou estresse, é possível adotar medidas que ajudem a vencer esse obstáculo. Veja quais são elas e comece a colocá-las em prática hoje mesmo!

1 – Concentre-se em Uma Coisa de Cada Vez

O grande filósofo chinês Confúcio sabiamente disse que aquele que tenta perseguir dois coelhos de uma vez só não consegue capturar nenhum, e ele tinha toda a razão. Tentar se concentrar em duas ou mais atividades ao mesmo tempo, apenas servirá para desperdiçar o seu tempo e a sua energia. Dessa maneira, prefira sempre manter o foco em uma coisa de cada vez, assim poderá dedicar toda a sua atenção a ela, o que permitirá que a realize com mais qualidade e agilidade, para depois passar para a próxima.

2 – Elimine as Distrações

Se você é do tipo que se distrai com facilidade, é importante que elimine as distrações do ambiente. A primeira medida é desabilitar as notificações do celular ou colocá-lo no modo silencioso, assim não há o risco de ligações, mensagens ou e-mails atrapalharem o seu foco. Televisão, rádio e qualquer outro tipo de aparelho que emita som ou objetos que causem distração devem ser evitados. Aos poucos é possível identificar quais são as coisas que atrapalham o seu foco e, assim, eliminá-las do ambiente.

terapia-online-casule-banner

3 – Relaxe a Mente

Mentes ansiosas tendem a pensar em muitas coisas ao mesmo tempo e, assim, comprometerem o foco. Se esse é o seu caso, procure relaxar a mente antes de começar a realizar atividades que precisem da sua concentração. Algumas formas interessantes e fáceis incluem exercícios de respiração e a prática da meditação. Encontre a maneira que for mais eficaz para o seu caso e torne-a parte da sua rotina, transformando-a num verdadeiro ritual para encontrar o seu foco.

4 – Organize o Ambiente

O ambiente em que se está tem uma grande influência sobre a sua concentração. Lugares desorganizados, cheios de objetos fora do lugar, podem impedir que se mantenha o foco no que está fazendo. Dessa forma, procure sempre manter o seu quarto, mesa de trabalho, e todos os locais que utilizar para realizar atividades que exijam concentração, limpos e organizados. Elimine papéis e itens que não tenham utilidade e lembre-se sempre que menos é mais.

5 – Defina as Suas Metas

Uma forma bastante eficaz de manter o foco ao realizar uma tarefa é pensar no resultado dela. Dessa maneira, se deseja se concentrar para estudar, pense que tem como objetivo ser aprovado em um concurso ou vestibular, por exemplo. Por isso, registre todas as suas metas e defina os passos que deverá seguir para alcançar cada uma delas. Assim, a sua mente terá motivos para se manter focada naquela atividade, o que te dará força para se manter firme no caminho que escolheu.

6 – Priorize o Que é Realmente Importante

Ao definir quais são as suas metas será possível identificar, também, as suas prioridades, ou seja, as coisas que considera mais importantes. Isso irá permitir que simplifique a sua vida e deixe de se preocupar com coisas que são desnecessárias, mantendo o foco naquilo que realmente faz sentido para você. A priorização irá te levar a tomar decisões de maneira mais assertiva, considerando os seus objetivos e o que te faz feliz.

7 – Pratique Exercícios Físicos

Por mais que, em um primeiro momento, pareça que uma coisa não tem nada a ver com a outra, saiba que praticar atividades físicas regularmente também pode te ajudar a ter mais foco. Manter o corpo em movimento proporciona mais energia, traz diversos benefícios para a saúde e é uma maneira poderosa de reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, os exercícios são capazes de estimular a criação de novos neurônios no cérebro, o que permite que o armazenamento e processamento de informações seja realizado com maior eficácia.

Espero que as dicas compartilhadas te ajudem a reencontrar o seu foco e, assim, possa dar o seu melhor em tudo o que fizer. Quando se tem objetivos bem traçados e, claro, não há nenhuma condição que comprometa a atenção, se torna muito mais fácil se manter firme em direção a eles. Por isso, mantenha o foco e continue caminhando, pois o sucesso te espera!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/sem-foco-o-que-pode-estar-acontecendo/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Sem Foco? O Que Pode Estar Acontecendo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Sem Foco? O Que Pode Estar Acontecendo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Sem Foco? O Que Pode Estar Acontecendo?.

0 comentários

Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
voce sabe pedir ajuda
Você sabe pedir ajuda?

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
devo comer de 3 em 3 horas
Devo comer de 3 em 3 horas?

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar

Síndrome da Boazinha: Você já ouviu falar sobre ela?

Você conhece alguém que sempre precisa da aprovação do outro, que se colocam em segundo plano, necessitam agradar todos ao redor e sentem dificuldade em dizer não, mesmo que não tenha tempo ou não tenha interesse para atender tais solicitações? Se sim, talvez você sofra com a “Síndrome da Boazinha”
Leia mais
Síndrome da Boazinha- Você já ouviu falar sobre ela

O que você precisa saber sobre timidez

Qual o limite entre a timidez natural e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada? Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos.
Leia mais
O-que-você-precisa-saber-sobre-timidez-BLOG

Esse texto é um resposta…

O que quer ser quando crescer? Com certeza você já ouviu algumas vezes esta pergunta quando era criança. Se é adolescente anda se perguntando sobre qual profissão seguir e tem se deparado com uma grande decisão que deverá tomar mais cedo ou mais tarde.
Leia mais
Esse texto é um resposta...

Por que me preocupo tanto?

Nós nos preocupamos com uma ampla variedade de coisas, desde tarefas mais simples do dia a dia, como não atrasar-se para um compromisso, até problemas mais graves e complexos.
Leia mais

O que faz um casamento dar certo ou dar errado?

O para sempre, sempre acaba! Homem não presta! Casou, acabou! Você já deve ter escutado e até ter sido vítima de alguma dessas crenças que nos são passadas de geração em geração. Mas será que são regras ou apenas crenças?
Leia mais
O-que-faz-um-casamento-dar-certo
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This