Profissional do futuro

Saiba qual é o perfil do profissional do futuro

Atualizado em 25/10/2019
Por Tiago Curcio

Saiba qual é o perfil do profissional do futuro

Atualizado em 25/10/2019
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saiba qual é o perfil do profissional do futuro

As mudanças sociais e o advento de novas tecnologias interferem e modificam o mercado de trabalho constantemente. Não somente as empresas devem se adaptar aos novos cenários, como os próprios profissionais precisam estar preparados para oferecer as habilidades e capacitações exigidas no preenchimento de posições.

Considerando os setores em crescimento no Brasil e no mundo, especialistas consideram que o profissional do futuro será aquele com algum conhecimento voltado à globalização, envelhecimento da população, conectividade e sustentabilidade. Diante disso, muitas pessoas ficam em dúvida se devem investir em determinada especialização em vez de outra ou aprender determinado idioma em detrimento de outro, por exemplo.

O fato é que não é possível ditar exatamente qual será o cenário vivenciado pelo mercado de trabalho daqui há alguns anos e somente o investimento em capacitação técnica poderá não ser suficiente para fazer de você um profissional do futuro. Em um ambiente cada vez mais incerto e complexo, aperfeiçoamentos como esses poderão até ajudar, mas o que farão realmente a diferença serão as habilidades comportamentais. Entre elas, a ousadia, coragem e iniciativa para agir assertivamente são as mais valorizadas atualmente e que continuarão a ser, independentemente da área de atuação.

Como o amanhã se faz das atitudes do hoje, o profissional de sucesso é aquele que cria oportunidades, enxerga além do que todo mundo vê e trilha seu próprio caminho naturalmente, se tornando diferenciado e conquistando destaque. Nesse sentido, antecipar-se às necessidades do mercado é uma atitude interessante e favorável para o crescimento e evolução de sua carreira.

Se você deseja aumentar suas chances de ter um futuro promissor, é necessário acompanhar as constantes mudanças  e desenvolver continuamente suas habilidades. Isso permite que você tenha uma visão sistêmica a respeito do mercado e amplie suas possibilidades.

Características do profissional do Futuro

Analisando as modificações e tendências da atualidade, é possível identificar algumas características que você pode desenvolver para ser um profissional do futuro. Confira:

MULTIDISCIPLINARIDADE

É preciso que o indivíduo seja especialista em um nicho específico, para que ele tenha um nível de excelência acima da média, mas essa segmentação deve ser acompanhada de uma bagagem ampla de conhecimentos. O ideal é que o profissional saiba de tudo um pouco, o que estimula sua criatividade e capacidade de inovação.

CAPACIDADE DE LIDAR COM IMPREVISTOS

As novas tecnologias e outros fatores prometem ainda mais mudanças nos próximos anos. Por esse motivo, o profissional do futuro é aquele que sabe lidar com imprevistos, tem jogo de cintura para conduzir situações de forma positiva e está sempre preparado para propor soluções diante dos desafios comuns no cotidiano das organizações.

PROATIVIDADE

proatividade é uma das habilidades mais requisitadas do mercado de trabalho atual e, pelo visto, continuará sendo. Em um cenário de grande competitividade, as organizações darão preferência aos profissionais que tomam a iniciativa e contribuem constantemente com sugestões e ideias para ajudá-las a melhorar sua performance e se destacarem ainda mais no mercado.

BOA COMUNICAÇÃO

A tecnologia surgiu para acelerar os processos e resultados das organizações. Com ajuda da internet, é possível fazer reuniões e fechar negócios a quilômetros de distância, além de atingir um público mundial, sem estar presente em todos os locais. Apesar disso, as máquinas não substituem o poder do contato pessoal e da reciprocidade de sentimentos.

A tendência é que as empresas invistam cada vez mais em processos humanizados. O atendimento personalizado e o marketing de relacionamento são algumas consequências dessa mudança. Por isso, o profissional do futuro se comunica adequadamente, transmitindo a sua mensagem de forma eficaz. Ao mesmo, sabe ouvir e entender as necessidades de seus líderes, colegas de trabalho e clientes. Com isso, estabelece um bom relacionamento interpessoal.

DESENVOLVIMENTO CONSTANTE

O profissional do futuro deve estar atento a tudo que diz respeito a sua área de atuação, além de se autodesenvolver continuamente. Por isso, precisa manter-se atualizado, investindo em especializações e cursos de desenvolvimento humano que ajudem a aprimorar suas capacidades técnicas e emocionais, como o Coaching. Além disso, deve estar sempre pronto a aprender com as pessoas ao seu redor.

CRIATIVIDADE

As organizações valorizam profissionais que fazem mais do que o feijão com arroz e sempre estão inovando. A criatividade, portanto, é uma das principais habilidades do profissional do futuro, porque eles ajudam e continuarão ajudando a melhorar a performance das empresas em que atuam.

Para quem quer empreender, o empreendedorismo começa com uma ideia. Para ser bem sucedido, você precisa estar sempre pensando em novas ideias e a melhor maneira de executar seus projetos.

terapia-online-casule-banner

O profissional do futuro não deve estar satisfeito com a atual situação. Deve sempre pensar fora da caixa, procurando novas oportunidades, sempre uma nova solução. 

APAIXONADO PELO QUE FAZ

Fazer o que lhe dá retorno financeiro, nem sempre é fazer o que gosta. A verdade é que o segredo do sucesso e do profissional do futuro, é “gostar do que faz”. Ser apaixonado pelo seu trabalho. Essa é uma das características mais importantes para o seu sucesso. Sem paixão, não há solução! Não tem razão de ser qualquer tipo de negócio se você não botar amor no que está fazendo. 

Quando você ama o que faz e é dedicado no negócio, as possibilidades de dar errado minimizam. Coloque confiança em si mesmo e no seu negócio. Seja proativo. 

MOTIVAÇÃO

Como afirmou Steve Jobs, em uma entrevista: “Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso dos não bem-sucedidos é pura perseverança”.

Espelhados em sua paixão e ideias inovadoras, muitos profissionais dedicam longas horas de trabalho em busca de um negócio promissor. O profissional do futuro terá que ter essa habilidade. Ser autodidata, auto-motivado. Ter ideias inovadoras sempre (principalmente se for um empreendedor), ou seja, não esperar que alguém diga o que fazer, e sim fazer você mesmo o que tem que ser feito. Comandar seu tempo e como você gasta ele. 

OTIMISMO

Ser um profissional do futuro é ver sempre a positividade. Vale sonhar também! Ver o lado melhor em tudo e como o mundo também pode se tornar um lugar melhor. Eles nunca se detêm no passado ou no negativo. Em vez disso, eles se concentram em seguir em frente e estar no topo. 

Quando confrontados com desafios, esses profissionais não terão problemas impossíveis de resolver. Vão vê-los como grandes oportunidades. A crise financeira que assola o país é um exemplo de que muitos desses profissionais são resilientes e encontram ótimas oportunidades para empreender. Tudo isso faz com que eles se alimentem de energia para ir além. 

ORIENTADOS PARA O FUTURO

Estão com o foco para o futuro, em seguir sempre em frente. São bem orientados para seus objetivos e sabem o que querem, com exatidão. Como seus objetivos estão sempre bem definidos, é difícil para eles até perder esse foco. Tem uma visão extremamente forte e firme que os ajuda a impulsionar suas realizações. Sempre de olho na meta para não perder o caminho do sucesso. 

PERSUASÃO

Para ter sucesso nos negócios, você precisa conhecer negócios. Se você é perspicaz e sabe falar a língua do seu interlocutor, você terá grandes chances de ter sucesso como empreendedor. Especialmente quando estiver começando. Todo empreendedor precisa ganhar confiança daqueles que estão à sua volta para aprovação de sua ideia. E se é uma ideia com inovações, pode haver algum ceticismo aí antes de alguém querer investir dinheiro no seu negócio. Por isso que esse profissional terá que ser persuasivo para vender sua grande ideia. 

FLEXIBILIDADE

Ser flexível é adaptar-se a situações diferentes e desconhecidas para você. O profissional do futuro terá que acompanhar todas as inovações, inteligência artificial, etc. Talvez você mesmo precise colocar a mão na massa do que contratar um outro profissional para desenvolver pequenas tarefas para você. Mesmo que não vá trabalhar sozinho, e sim para uma empresa, é preciso ampliar esses conhecimentos. Estar sempre disposto e pronto, com mente sempre aberta e dispostos a mudanças. 

LIDAR COM CONFLITOS

No mundo dos negócios, os problemas são rotineiros. Saber não se esquivar dos desafios e conflitos é uma importante habilidade para o profissional do futuro. Ao invés disso, eles terão que enfrentá-los de frente e apresentar uma solução de forma bem eficaz. Também terão que saber aproveitar o que tem: tempo, dinheiro e esforço, com planejamento e um propósito. 

DECISIVO

Um profissional que procrastina não tem espaço no futuro de qualquer negócio ou empresa. Ele deve estar ciente do que tem que ser feito e o tempo que terá que finalizar cada passo. Aproveitar o dia e concluir o trabalho. Essa é sua missão. 

Em sua opinião, qual o perfil do profissional do futuro? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/saiba-qual-e-o-perfil-do-profissional-do-futuro/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Saiba qual é o perfil do profissional do futuro

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Saiba qual é o perfil do profissional do futuro, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Saiba qual é o perfil do profissional do futuro.

0 comentários

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Como-escolher-minha-futura-profissão-BLOG
Como escolher minha futura profissão?

Como escolher minha futura profissão?

Este momento de decidir em qual curso ingressar optando por uma faculdade, representa uma tomada de decisão importante e significativa na vida de todos nós. Muitas vezes se torna um grande desafio, pois junto com as pressões de notas e prazos para os exames seletivos, surgem também sentimentos de insegurança e incerteza. E o que fazer para tomar uma decisão com coerência e tranquilidade?
Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
voce sabe pedir ajuda
Você sabe pedir ajuda?

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
devo comer de 3 em 3 horas
Devo comer de 3 em 3 horas?

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.

Como se tornar uma pessoa mais interessante?

Não se sentir uma pessoa interessante tem uma relação com o medo do julgamento dos outros, da insegurança e da baixa autoestima. O que você precisa é se tornar interessante primeiro para você, e com isso, tornará mais fácil entender que alguns irão gostar do seu jeito e outras não, e está tudo bem, pois cada um é de um jeito.
Leia mais
como se tornar mais interessante

Você tem vivido como adulto saudável ou como uma criança ferida?

A maneira como vivemos hoje está muito relacionada à nossa história de vida, as nossas experiências passadas, ao que nos foi dado e ao que nos faltou na nossa infância. No entanto, conforme vamos crescendo, precisamos aprender a desenvolver nossa maturidade emocional. Isso significa que precisamos ter controle sobre nossas emoções, comportamentos e olhar para as adversidades de forma mais realista e objetiva. Nesse texto, eu vou explicar as principais características do adulto saudável.
Leia mais
Você tem vivido como adulto saudável ou como uma criança ferida

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar

Síndrome da Boazinha: Você já ouviu falar sobre ela?

Você conhece alguém que sempre precisa da aprovação do outro, que se colocam em segundo plano, necessitam agradar todos ao redor e sentem dificuldade em dizer não, mesmo que não tenha tempo ou não tenha interesse para atender tais solicitações? Se sim, talvez você sofra com a “Síndrome da Boazinha”
Leia mais
Síndrome da Boazinha- Você já ouviu falar sobre ela

O que você precisa saber sobre timidez

Qual o limite entre a timidez natural e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada? Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos.
Leia mais
O-que-você-precisa-saber-sobre-timidez-BLOG

Esse texto é um resposta…

O que quer ser quando crescer? Com certeza você já ouviu algumas vezes esta pergunta quando era criança. Se é adolescente anda se perguntando sobre qual profissão seguir e tem se deparado com uma grande decisão que deverá tomar mais cedo ou mais tarde.
Leia mais
Esse texto é um resposta...
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This