por-que-algumas-pessoas-que-aparentam-ter-uma-vida-feliz-sao-diagnosticados-com-depressao-blog-casule

Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?

Atualizado em 19/07/2019
Por Christina Daret

Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?

Atualizado em 19/07/2019
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?

Recentemente temos acompanhado nas redes sociais muitos famosos humoristas religiosos declarando ter depressão. Muitas vezes nos perguntamos como isso é possível, aquela pessoa que sorri vai a festas tem uma vida de trabalho normal e ter depressão. isso acontece porque estamos acostumados a pensar no depressivo como sendo aquela pessoa que não sai do quarto, não toma banho e/ou não faz as atividades normais do dia. 

         O que muitos de nós não sabemos, é que algumas pessoas sofrem de um tipo de depressão mais leve porém contínua, chamada distimia. Neste diagnóstico as pessoas mantêm uma alta funcionalidade, o padrão de trabalho de vida, aparentemente aparecem felizes nas redes sociais, o que as pessoas no entorno não percebem é que por trás dessa máscara de felicidade tem uma pessoa sofrendo com depressão. 

           Apesar de ter uma vida aparentemente normal uma pessoa com este diagnóstico pode apresentar as seguintes características:

terapia-online-casule-banner
  • Excessiva autocrítica:

uma característica que comumente encontramos em pessoas em quadro depressivo é autocrítica. É comum que pessoas com depressão tenham facilidade para criticar a si mesmo devido ao fato de serem perfeccionistas, terem dificuldade de aceitar que podem ter dúvidas ou até mesmo fracassar. Por vezes essas pessoas começam a generalizar e entender a sua vida como sendo cheia de derrotas e vazios, o que faz com que aumente o seu sofrimento. 

  • Pequenos problemas podem ganhar grandes proporções

Estamos sujeitos a pequenos imprevistos no nosso dia a dia, isso é normal e esperado. Porém, o simples fato do parceiro(a) ter esquecido de algo que foi combinado, um amigo ter desmarcado um compromisso ou um dia de trânsito mais intenso – por exemplo – podem ser vistos pelo depressivo como algo muito pior do que de fato é, gerando estresse, sentimento de culpa e tristeza. 

  • Sentir alegria ou planejar o futuro se torna muito difícil

Pessoas com quadros depressivos tem dificuldade de sentir emoções positivas, ainda que consigam expressá-las. Como a forma de enfrentamento que elas estabelecem, geralmente, gera a necessidade de aparentar ter uma vida feliz e “normal”, o esgotamento físico e mental se torna imenso. 

    Nos dias atuais, somos cobrados de conseguir executar uma quantidade de tarefas cada vez maior. Este tipo de imposição que sofremos pode gerar estresse e frustração quando não conseguimos executá-las. Mas se soubermos que não precisamos dar conta de tudo e podemos ter situações de fracasso em nossas vidas sem que modifique quem realmente somos, isso pode nos ajudar a enfrentar os desafios do dia a dia.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que algumas pessoas que aparentam ter uma vida feliz são diagnosticados com depressão?.


0 comentários

Relacionamento-à-distância-dá-certo-BLOG
Relacionamento a distância dá certo?

Relacionamento a distância dá certo?

Neste vídeo, nossa psicóloga Cristiane Schumann fala sobre as principais dificuldades enfrentadas por casais de se relacionam à distância. Dra. Cristiane explica, por exemplo o aumento das desconfianças, ciúmes e conflitos que o casal passa a ter. E dá dicas espetaculares para amenizar os afeitos da distância, da insegurança e da saudade.

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem.
Leia mais
Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Ativação comportamental na depressão

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.
Leia mais
ativação mental da depressão

Orientação Profissional

Escolher uma profissão nem sempre é um caminho fácil. E em muitos momentos pode desencadear sofrimentos emocionais, ansiedade, angústias, medos... para isso existe a Orientação Profissional!
Leia mais
Orientaçã-profissional-BLOG

Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

O viés é a tendência a prestar mais atenção em determinadas coisas do que em outras. Segundo a neurociência, os seres humanos desenvolveram ao longo da evolução da espécie uma tendência a se sentirem mais afetados por aspectos negativos do que por outros positivos. É como se fosse uma “programação” que auxiliou o homem primitivo a garantir a sua sobrevivência nos primórdios da nossa existência.
Leia mais
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Embora a violência infantil seja um assunto difícil de ser abordado, seu debate é de extrema importância. Em primeiro lugar porque ela está presente no cotidiano de muitas crianças e adolescentes brasileiros, se mostrando como um grande problema de saúde pública, além disso, ela pode afetar profundamente a vida das vítimas.
Leia mais
4-formas-mais-comuns-de-violencia-infantil-BLOG

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This