O-que-é-viver-seguindo-um-propósito-blog-tiago-curcio

O que é viver seguindo um propósito?

Atualizado em 03/06/2020
Por Tiago Curcio

O que é viver seguindo um propósito?

Atualizado em 03/06/2020
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é viver seguindo um propósito?

Propósito, uma palavra que tem sido bastante falada atualmente. Você sabe o que realmente isso significa? Basicamente, propósito é o objetivo de vida de uma pessoa, aquilo que a motiva a acordar todas as manhãs. Tornar-se consciente em relação ao seu, permitirá que viva com mais direcionamento, canalizando suas energias para aquilo que faz sentido dentro do seu entendimento como indivíduo. Continue a leitura para entender melhor o conceito e a sua importância.

O que é propósito?

Cada ser humano tem um propósito, o motivo pelo qual veio ao mundo. O meu propósito é ajudar as pessoas a alcançarem seu potencial máximo através de meus cursos e treinamentos e, assim, contribuir para um mundo melhor. É como se cada indivíduo com o qual compartilho meu conhecimento se tornasse uma semente que irá levar o aprendizado adiante. Isso me move e me motiva a evoluir a cada dia mais, dando sentido à minha existência.

Existem pessoas que têm como propósito levar alegria para as outras, fazer a diferença no mundo através de um empreendimento, de seus estudos e pesquisas, sendo um exemplo de solidariedade, ajudando animais de rua, são muitas as possibilidades. O bonito da vida é exatamente isso, cada indivíduo contribuir oferecendo o seu melhor, assim, juntos, nos tornamos uma corrente poderosa.

A busca por um propósito pode estar ou não ligada a uma crença religiosa. Para indivíduos espiritualizados, o conceito está relacionado a um chamado de um ser superior. Para aqueles que não possuem nenhuma crença, o propósito está ligado à busca pela evolução pessoal e ao desejo de fazer a diferença no mundo, construir um legado e ser lembrado por algo positivo.

Propósito é o objetivo de vida de uma pessoa, aquilo que a motiva a acordar todas as manhãs.

Motivos para viver seguindo um propósito

Uma pessoa que decide viver seguindo um propósito tem muitos benefícios, veja a seguir quais são eles e entenda por que deve encontrar o seu.

1 – Ter uma motivação para se dedicar a algo

Motivação é o motivo que leva à ação, uma pessoa motivada se sente muito mais engajada para ir em busca de seus objetivos. Experimente em um dia definir pela manhã quais serão os seus objetivos e, em outro, apenas realizar tarefas sem qualquer planejamento. Então, veja em qual situação sentirá mais satisfação quando o fim da tarde chegar, o que certamente irá acontecer no dia em que definiu metas e sabia pelo que estava trabalhando.

2 – Saber quais são as suas prioridades

A partir do momento em que se torna consciente sobre qual é o seu propósito, começa a identificar com mais clareza as suas prioridades, facilitando a tomada de decisão. Como diz o ditado, quando você não sabe para onde está indo, irá se contentar com qualquer destino. Saber onde deseja chegar é empoderador porque te coloca na posição de comandante do navio, possibilitando que diferencie o que está ou não de acordo com o seu propósito.VOCÊ É FELIZ?

3 – Fortalecer o senso de utilidade

Sentir-se útil é fundamental para ser feliz, isso dá sentido à sua existência. Ao descobrir qual é o seu propósito, irá se dedicar a ele, transformando-o na sua missão. Uma pessoa que tem como propósito a preservação da natureza, por exemplo, se sentirá útil ao fazer parte daquela causa e trabalhar por ela.

4 – Viver com direção e significado

O propósito é como uma bússola que mostra para qual direção um indivíduo deve seguir. Isso faz com que ações do cotidiano, como acordar e ir para o trabalho, tenham um novo sentido. Existe uma história muito tocante que fala sobre isso: uma pessoa passou por uma construção e perguntou aos trabalhadores o que estavam fazendo, o primeiro disse que estava peneirando areia para fazer a massa, já o segundo imediatamente respondeu orgulhoso que estava construindo uma catedral.

terapia-online-casule-banner

Percebe o quanto o pensamento em relação ao que se faz é transformador? Em vez de simplesmente responder o que estava fazendo, como seu colega, ele olhou além, no motivo pelo qual estava se dedicando, a construção de uma catedral, possivelmente por ser uma pessoa de fé, que via ali mais do que uma construção e sim um templo.

5 – Alcançar o sucesso e a realização pessoal

Toda a clareza e a motivação que acompanham a vida com propósito são combustíveis para que uma pessoa alcance o sucesso e a realização pessoal, já que ela irá se dedicar com muito mais afinco do que faria sem esse direcionamento. Vale lembrar que o conceito de sucesso é subjetivo, cabe a cada indivíduo definir o que, para ele, significa ser bem-sucedido e buscar isso através de suas ações.

5 Dicas para viver seguindo seu propósito

Depois de entender o que significa viver com um propósito e o quanto isso é empoderador, confira cinco dicas para descobrir qual é o seu.

1 – Descubra o que te motiva: reflita sobre o que te motiva, suas paixões, o que faz os seus olhos brilharem. Vale dizer que não precisa, necessariamente, ser algo ligado à sua carreira profissional, você pode levar seu propósito como um projeto pessoal.

2 – Busque se conhecer: o autoconhecimento é a chave para o crescimento e a evolução. Busque se conhecer cada vez mais, se conectar consigo mesmo, ouvir a sua própria consciência. Isso irá te proporcionar uma visão ampla de quem você é, permitindo que tome decisões com mais assertividade.

3 – Estabeleça suas prioridades: ao descobrir qual é o seu propósito, identifique quais são as ações que te aproximarão dele. Assim, saberá identificar com mais clareza aquilo que não agrega para se desviar.

4 – Seja grato: agradecer é um gesto altamente empoderador, pois faz com que amplie a visão sobre as coisas boas que lhe cercam, o que te ajudará a manter a motivado a continuar se dedicando à sua missão.

5 – Viva o momento presente: para que suas ações contribuam com seus objetivos, precisa se concentrar no presente, despegando-se do que passou ou do que virá. Afinal de contas, é no agora que as coisas acontecem e as suas ações surtirão efeito.

Sêneca disse que quando um homem não sabe para que porto está movendo o seu barco, nenhum vento é o vento certo. Por isso, saiba para onde está indo, dê um motivo para a sua ação, então, cada pequeno gesto terá um grande significado.

Se este artigo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-viver-seguindo-um-proposito/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

O que é viver seguindo um propósito?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é viver seguindo um propósito?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é viver seguindo um propósito?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Como-escolher-minha-futura-profissão-BLOG
Como escolher minha futura profissão?

Como escolher minha futura profissão?

Este momento de decidir em qual curso ingressar optando por uma faculdade, representa uma tomada de decisão importante e significativa na vida de todos nós. Muitas vezes se torna um grande desafio, pois junto com as pressões de notas e prazos para os exames seletivos, surgem também sentimentos de insegurança e incerteza. E o que fazer para tomar uma decisão com coerência e tranquilidade?
Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
voce sabe pedir ajuda
Você sabe pedir ajuda?

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
devo comer de 3 em 3 horas
Devo comer de 3 em 3 horas?

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.

Como se tornar uma pessoa mais interessante?

Não se sentir uma pessoa interessante tem uma relação com o medo do julgamento dos outros, da insegurança e da baixa autoestima. O que você precisa é se tornar interessante primeiro para você, e com isso, tornará mais fácil entender que alguns irão gostar do seu jeito e outras não, e está tudo bem, pois cada um é de um jeito.
Leia mais
como se tornar mais interessante

Você tem vivido como adulto saudável ou como uma criança ferida?

A maneira como vivemos hoje está muito relacionada à nossa história de vida, as nossas experiências passadas, ao que nos foi dado e ao que nos faltou na nossa infância. No entanto, conforme vamos crescendo, precisamos aprender a desenvolver nossa maturidade emocional. Isso significa que precisamos ter controle sobre nossas emoções, comportamentos e olhar para as adversidades de forma mais realista e objetiva. Nesse texto, eu vou explicar as principais características do adulto saudável.
Leia mais
Você tem vivido como adulto saudável ou como uma criança ferida

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar

Síndrome da Boazinha: Você já ouviu falar sobre ela?

Você conhece alguém que sempre precisa da aprovação do outro, que se colocam em segundo plano, necessitam agradar todos ao redor e sentem dificuldade em dizer não, mesmo que não tenha tempo ou não tenha interesse para atender tais solicitações? Se sim, talvez você sofra com a “Síndrome da Boazinha”
Leia mais
Síndrome da Boazinha- Você já ouviu falar sobre ela

O que você precisa saber sobre timidez

Qual o limite entre a timidez natural e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada? Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos.
Leia mais
O-que-você-precisa-saber-sobre-timidez-BLOG

Esse texto é um resposta…

O que quer ser quando crescer? Com certeza você já ouviu algumas vezes esta pergunta quando era criança. Se é adolescente anda se perguntando sobre qual profissão seguir e tem se deparado com uma grande decisão que deverá tomar mais cedo ou mais tarde.
Leia mais
Esse texto é um resposta...
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This