Alienação Parental - casule
Alienação Parental: quando os filhos são usados como forma de manipulação na separação dos pais
28 de novembro de 2017
Como se desenvolve a linguagem - vídeo completo - casule
Como se desenvolve a linguagem? (vídeo completo)
29 de novembro de 2017

Como Lidar Com um Chefe de Personalidade Narcisista?

Como Lidar Com um Chefe de Personalidade Narcisista? -casule

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/chefe-com-personalidade-narcisista/

Trabalhar com alguém de personalidade narcisista é sempre complicado, mas quando a pessoa em questão é o seu chefe, se torna ainda mais desafiador. Compreender as engrenagens que movem o comportamento destoante dessa pessoa e, conseguir mantê-la sob controle, é essencial nesse processo de convivência e sobrevivência diária no escritório. Por isso, embora seja um pouco desafiante, não é impossível manter uma relação positiva e um ambiente favorável.

Características da Personalidade Narcisista

Pessoas que recebem a alcunha de narcisistas são aquelas que não aceitam críticas (mesmo que construtivas), que acreditam que nunca estão erradas e que as decisões da empresa devem ser tomadas de acordo com sua visão e bem-estar. Uma forma de perceber que o chefe tem uma personalidade narcisista é observar como ele age quando um funcionário da sua equipe começa a se sobressair por desempenhar bem as suas tarefas.

Para um narcisista, não há nada pior do que sentir que outra pessoa está tirando a sua atenção e o seu foco. Nesses casos, o gestor passa a ter uma conduta desagradável com esse funcionário ao invés de parabenizá-lo pelo seu desempenho. Em geral, os narcisistas são pessoas egocêntricas que não conseguem visualizar situações em que não estejam no centro das atenções. Um narcisista considera que tem as melhores qualidades e que, por isso, deve ser reconhecido e admirado por todos.

Personalidade Narcisista: 3 Dicas de Como Lidar com a Situação!

Para quem identificou em seu chefe uma personalidade narcisista, selecionei dicas de como lidar com ele de forma assertiva e inteligente.

Atenção ao Chefe Narcisista

Pessoas com inclinação narcisística necessitam de atenção e você pode se preservar desse chefe nocivo desenvolvendo um relacionamento amistoso com ele. Porém, fique atento para não se tornar o que os outros membros da equipe podem definir como bajulador, o conhecido “puxa-saco”. Ter uma relação boa com alguém não significa ignorar suas atitudes e defendê-la para aqueles que sofrem com suas atitudes.

Não Se Chateie Por Não Receber o Crédito Pelo Trabalho

Um chefe com personalidade narcisista jamais reconhecerá o trabalho de sua equipe, pois está ocupado demais puxando as glórias para si mesmo. Para manter o emprego e não se tornar um profissional amargo, não dê tanta importância a esse comportamento, uma vez que outras pessoas da empresa certamente sabem que seu chefe não faz tudo sozinho e reconhecem o seu trabalho árduo e dos colegas.

Inspire-se na Sua Coragem e Desbrave seus Desafios

O grande segredo para quem está pensando numa personalidade narcisista e como lidar com ela é entender que nem todas as características precisam ser, necessariamente, negativas. Indivíduos que apresentam traços narcisistas tendem a ser mais corajosos diante de situações difíceis porque apresentam elevada autoestima.

Você pode se inspirar nessa capacidade para também alimentar equilibradamente sua autoconfiança e de seguir em frente mesmo com obstáculos. No começo pode ser muito complicado se adaptar ao comportamento de uma personalidade narcisista, mas, com o tempo, você aprende como contornar as atitudes que te desagradam.

E você, já precisou lidar com chefes ou colegas narcisistas? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/chefe-com-personalidade-narcisista/

 

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta