Onde um psicólogo pode trabalhar? Psicologia Casule
Onde um psicólogo pode trabalhar? (Vídeo Completo)
29 de junho de 2018
dieta detox
Emagreça com a Dieta Detox
2 de julho de 2018
envelhecer-com-saude-Blog-Tiago-Curco

Envelhecer Com Saúde

envelhecimento é uma dádiva, um sinal de que se passou por todas as outras fases da vida, superou desafios e que fez um excelente trabalho. Por isso, não se lamente ao sentir as marcas do tempo no seu corpo, pois cada uma delas conta uma parte da sua história e tem uma grande responsabilidade em relação à pessoa que se tornou. Contudo, para que seja uma etapa verdadeiramente positiva e feliz é necessário saber como envelhecer com saúde e cuidar de si, a fim de manter corpo e mente em equilíbrio.

Se deseja sentir o passar dos anos com serenidade e alegria, é essencial que comece a cuidar da sua saúde o quanto antes. Assim, é possível prevenir uma série de problemas e desfrutar do melhor que a maturidade tem a oferecer.

7 Dicas de Como Envelhecer Com Saúde e Qualidade de Vida

Envelhecer não precisa ser sinônimo de doenças, dores e falta de energia, muito pelo contrário! A imagem de que os idosos são seres frágeis e dependentes felizmente está, aos poucos, sendo deixada para trás. Cada vez mais as pessoas estão buscando se cuidar e se manterem ativas mesmo com o avançar da idade. Se deseja seguir por esse mesmo caminho, comece hoje a colocar em prática as dicas que darei a seguir.

1 – Viva Com Leveza e Otimismo

O primeiro passo para envelhecer com saúde é buscar sempre enxergar as coisas com leveza e otimismo. Pesquisas já comprovaram que adotar esse hábito realmente tem um grande impacto na qualidade de vida de cada indivíduo. Por isso, procure sempre pautar a sua vida na gratidão, deixando as reclamações de lado. Quem agradece se sente muito mais estimulado a ir em busca do que deseja do que aqueles que apenas se lamentam.

Também é importante que se mantenha longe de fofocas, pessoas negativas e tudo aquilo que não estiver de acordo com os seus valores e com o que acredita e valoriza. Ao se cercar apenas do que te faz bem e agrega, ficará muito mais fácil manter o otimismo e a positividade todos os dias.

2 – Pratique Atividades Físicas

Se é do tipo que acredita que atividade física é coisa apenas para jovens, sugiro que reveja os seus conceitos. Praticar exercícios diariamente ajuda a promover a força e flexibilidade do corpo. Além disso, reduz o risco de obesidade, doenças cardíacas, derrame cerebral, diabetes, entre outros. Como se isso não bastasse, manter-se ativo melhora a autoestima, a qualidade do sono e dá mais energia.

A infinidade de tipos de exercícios disponível é muito grande e certamente você irá encontrar um que lhe agrade. Hidroginástica, caminhada, corrida, dança, ciclismo são apenas alguns exemplos. Permita-se conhecer e experimentar até encontrar a sua modalidade preferida, mas, claro, sempre com orientação médica para que seja realizada com segurança e sem risco de lesões. Quando encontrá-la irá se sentir tão bem que agradecerá pela escolha que fez.

3 – Exercite o Cérebro

Assim como o corpo, o cérebro também precisa se exercitar para se manter ativo. Dessa forma, é interessante que encontre maneiras de estimulá-lo no seu dia a dia e dar a ele informações para processar. Atitudes simples como memorizar números de telefone ao invés de sempre consultar a agenda ou lembrar os caminhos para chegar aos lugares sem utilizar o GPS já contribuem bastante com isso.

Buscar sempre aprender coisas novas também é uma forma excelente para manter o cérebro ativo. Portanto, jamais use a idade como desculpa para não fazer um curso ou aprender um novo idioma, por exemplo, pois tudo isso irá te beneficiar muito. Em se tratando de lazer, atividades como palavras cruzadas, sudoku e jogar xadrez são igualmente produtivas.

4 – Faça Boas Escolhas Alimentares

Existe uma expressão que diz que somos o que comemos e, apesar de parecer exagerada para muitos, ela carrega uma grande verdade, que é a de que nossas escolhas alimentares têm um grande impacto sobre nossa saúde. Manter uma dieta equilibrada, dando preferência para alimentos naturais, com baixo teor de gordura e ricos em fibras são medidas que devem ser seguidas por toda a vida.

Os alimentos são importantes porque são eles que fornecem os nutrientes necessários para que o nosso corpo se mantenha em funcionamento. Vale lembrar que, além de comer bem, é essencial manter a hidratação bebendo bastante água. Se consultar com um nutricionista é uma excelente maneira de saber quais as melhores escolhas para se manter saudável em todas as idades.

5 – Cultive os Relacionamentos

Os laços emocionais são fundamentais para ser feliz, pois ter pessoas com quem compartilhar momentos e experiências é sempre extraordinário e isso vale para todas as idades. Portanto, saia para encontrar com os amigos, esteja ao lado daqueles que ama, cultive a relação com o seu cônjuge se estiver em um relacionamento ou se permita conhecer uma pessoa se sentir essa vontade.

A maturidade não precisa ser sinônimo de solidão, por isso, independente do que tenha acontecido em sua história no passado, sempre é tempo de estreitar e criar laços, fazer novas amizades, enfim, de desfrutar de bons momentos. Jamais utilize a idade como argumento para se manter só, pois a felicidade é uma escolha que sempre estará disponível, basta que saiba buscá-la.

6 – Visite Seu Médico Regularmente

Algumas pessoas costumam dizer que aqueles que vão ao médico com frequência estão procurando doenças, o que não é verdade, já que os problemas de saúde independem disso para existir. Ter o cuidado de fazer checkups regulares é importante porque permite que sejam adotadas medidas de prevenção, que são altamente eficazes para evitar diversos tipos de patologias.

Consultar-se regularmente com determinados especialistas médicos, como cardiologista, oftalmologista e endocrinologista, por exemplo, é uma medida essencial para se manter saudável. Inclusive existe uma especialidade destinada aos cuidados com idosos, a geriatria, que também é interessante acrescentar na lista de profissionais a se consultar.

7 – Faça Coisas Que Te Deixem Feliz

Por fim, a última dica que gostaria de compartilhar para contribuir com o seu envelhecimento saudável é que busque sempre fazer aquilo que te deixa feliz e que te proporcione ainda mais vontade de viver e desfrutar ao máximo dessa aventura extraordinária. Sempre é tempo de ir em busca dos seus sonhos, começar a se cuidar, amar, sorrir e buscar a sua felicidade.

Espero que este artigo te inspire a se cuidar com carinho, prezar pela sua saúde, bem-estar, qualidade de vida e equilíbrio emocional. Aproveite e passe a inspiração adiante, compartilhando essas informações com seus amigos e familiares!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-envelhecer-com-saude-fisica-e-mental/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta