resiliência - coaching -casule

Significado de Resiliência e Como ela se Aplica no Meio Profissional

Atualizado em 20/04/2018
Por Tiago Curcio

Significado de Resiliência e Como ela se Aplica no Meio Profissional

Atualizado em 20/04/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Significado de Resiliência e Como ela se Aplica no Meio Profissional

Resiliência é uma palavra proveniente do latim, do termo: Resiliens; que significa “voltar ao estado normal”. Na prática podemos defini-la como a capacidade que algumas pessoas têm de enfrentar e superar suas dificuldades, crescer com elas e seguir em frente ainda mais fortes.

Em nosso dia a dia, se observarmos bem ao nosso redor, sempre nos deparamos com indivíduos com este perfil. Muitos de nós também nos encaixamos nesta representação, considerada pela Psicologia como sendo uma característica humana realmente diferenciada.

Não é para menos, pessoas resilientes geralmente são aquelas que enfrentam grandes problemas na vida, tragédias pessoais, perdas importantes, dramas e doenças. Entretanto, não deixam que estes acontecimentos tirem sua luz interior, alegria e esperança. Isso é inspirador e maravilhoso!

O Poder da Resiliência no Trabalho

Com o mercado cada vez mais competitivo, aumentam também as pressões das empresas sob seus profissionais. Neste sentido, os colaboradores resilientes se destacam mais, pois conseguem lidar melhor com a tensão do ambiente corporativo, seus problemas e vencem estes desafios com maestria.

Isso acontece porque, por meio de suas experiências de vida, conseguiram aprimorar suas competências técnicas e, especialmente, emocionais para assim, enfrentar os momentos de dificuldades com sabedoria e revertê-los em favor do seudesenvolvimento e crescimento na carreira.

Na prática, estes colaboradores se mostram mais assertivos quando precisam, por exemplo, superar crises entre colegas, lidar com prazos curtos e a pressão por resultados. Assim, conseguem pensar fora da caixa, ser automotivados, criar relações de trabalho positivas, ter ideias inovadoras e empreender com êxito seus projetos.

Um olhar diferenciado em relação ao mundo, às pessoas e à vida.

Entretanto, isso não quer dizer que os profissionais resilientes sejam imunes a problemas, dores e tristezas. Isto apenas mostra que eles desenvolveram uma capacidade diferenciada de lidar com estes eventos e, que por isso, não ficam focados nos aspectos negativos dos acontecimentos. Muito pelo contrário!

Profissionais resilientes, não pensam nos problemas, mas sim no que eles farão a partir deles, no que poderão melhorar pessoal e profissionalmente, como também nos aprendizados que cada situação lhes traz.

Este pensar positivo é mais um dos seus diferenciais; bem como esta consciência maior de seus sentimentos e emoções. Outro diferencial é sua percepção em relação ao mundo, às pessoas e à vida.

Deste modo, podem até cair, porém erguer-se sempre será uma certeza em sua jornada evolutiva.  Este poder mental realmente é um dom que, pode sim, ser desenvolvido por cada um de nós.

Para isso, comece mudando seus comportamentos e vendo tudo que lhe acontece sempre sob o viés positivo. Permita-se ser mais resiliente e conquiste resultados extraordinários em sua vida e carreira!

Como me permitir ser mais resiliente?

Como eu disse anteriormente, todos nós podemos nos tornar pessoas ainda mais resilientes, para enfrentar as situações de nossa vida, pessoal e profissional, de maneira mais positiva. Assim, aqui vão algumas dicas, que você pode começar a aplicar de imediato em sua rotina, para se estressar menos com a pressão e cobranças do dia a dia.

terapia-online-casule-banner

Foque mais no positivo

As pessoas resilientes costumam sempre focar nos aspectos positivos de tudo o que lhes acontece. Mesmo sendo algo de ruim, quando passam por situações como estas, elas até podem sofrer, mas logo começam a se perguntar: o que eu devo aprender com isso? Qual lado bom desta situação? De que forma ela vai me fortalecer para que eu enfrente melhor meus próximos desafios?

São estas e muitas outras perguntas que você também deve ser fazer diante de fatores como estes, pois a postura que mais vai lhe ajudar é essa.

Procure adaptar-se bem às mudanças

Muitos de nós tem dificuldades de lidar com mudanças. Este é um fato irrefutável. Acontece que quanto mais lutamos contra estas mudanças, mais sofremos. Sendo assim, que tal adotar uma nova postura com relação a isso? É claro que dificuldades podem surgir, entretanto, se, durante todo o processo, você se mostrar resiste, mais difícil vai ser se adaptar a algo que já não está mais em suas mãos para acontecer.

Trabalhe a sua autoestima

Quando temos fortalecidos dentro de nós nossos valores, bem como quando conhecemos bem nossas potencialidades, qualidades, defeitos e até mesmo os recursos internos e externos com os quais podemos contar para nos momentos de crise, sentimo-nos preparados para lidar com os desafios e as adversidades da melhor maneira possível.

Assim, passamos a ser ainda resilientes, pois temos a autoconfiança necessária para nos ajudar a enfrentar qualquer tipo de situação na vida.

Tenha relacionamentos fortes e saudáveis

Estes relacionamentos serão fundamentais nos momentos de crise, pois, além de seus recursos internos, você também terá com quem contar fora você mesmo. Quando falo em relações fortes e saudáveis, estou falando de pessoas que estarão ao seu lado, motivando e incentivando você a seguir em frente independentemente do que venha a lhe acontecer. Estas pessoas serão suas principais parceiras e seu porto-seguro na hora em que você estiver quase fraquejando, pois elas vão lhe lembrar quem você e o que você possui internamente para conseguir vencer seus desafios.

Estimule a sua criatividade e intuição

Geralmente, as pessoas resilientes são também criativas e intuitivas. Isso quer dizer que elas sempre estão em busca das melhores ideias e soluções para resolver os problemas que surgem em seu caminho. Elas tendem a escutar o que o seu inconsciente está tentando lhes dizer a utilizam isso a seu favor, no sentido de solucionar às mais diversas situações que lhes rodeiam em seu dia a dia.

A criatividade e a intuição são elementos fundamentais, que vão lhe ajudar a seguir em frente, seja no ambiente de trabalho ou fora dele.

Para finalizar, compartilho com você um ultra, mega, power vídeo, que vai lhe ajudar a ressignificar a sua história de maneira definitiva:

Agora, é só colocar estas dicas em prática e viver a vida de forma mais leve e saudável, porque você merece.

Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário me dizendo o que você achou e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais este artigo.

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/significado-de-resiliencia-e-como-ela-se-aplica-no-meio-profissional/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Significado de Resiliência e Como ela se Aplica no Meio Profissional

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Significado de Resiliência e Como ela se Aplica no Meio Profissional, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Significado de Resiliência e Como ela se Aplica no Meio Profissional.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This