Você já ouviu falar em neuropsicologia

Você já ouviu falar em neuropsicologia?

Atualizado em 09/07/2021
Por Redatora Casule

Você já ouviu falar em neuropsicologia?

Atualizado em 09/07/2021
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já ouviu falar em neuropsicologia?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A neuropsicologia é uma ciência recente. A década de 90 foi marcada como a década do cérebro, pois houve um grande avanço na compreensão dos mecanismos biológicos cerebrais subjacentes às funções mentais.

A neurociência ganhou força, e conseguiu cada vez mais espaço e atenção. O desenvolvimento no campo da biologia molecular, da genética e as tecnologias de imageamento e mapeamento cerebral permitem muitas descobertas na fisiologia neuronal bem como fazer uma correlação entre esta e os diversos fenômenos observáveis do comportamento humano.

No século XX já era inegável as ligações entre o sistema nervoso central e os fenômenos mentais. Na primeira metade do século XX, cientistas juntaram evidências a respeito da influência que o modo de perceber uma situação exercia sobre o comportamento, e constataram que a aprendizagem, por exemplo, não era tão simples como acreditavam os behavioristas.

Avançando para a década de 80, psicólogos cognitivos juntamente com neurocientistas, cientistas da computação e filósofos, desenvolveram teorias com comprovação empírica mostrando que mente e cérebro estão integrados.

E na década de 90, já destacado anteriormente como a década do cérebro, surgiu, então, o campo da neurociência cognitiva, partindo da crença de que o cérebro possibilita a mente e permite atividades cognitivas como o pensamento, a linguagem e a memória.

Afinal, em que consiste a neuropsicologia?

A neuropsicologia constitui-se como uma ciência interdisciplinar dentro das neurociências. Surgiu, principalmente, da observação de alterações em processos psicológicos após lesões cerebrais locais. Teve grande contribuição de Broca e Wernicke, neurologistas que estudaram pacientes afásicos e tiveram seus nomes vinculados a áreas cerebrais.

Atualmente, para além da localização de funções no cérrebro, a neuropsicologia busca compreender a relação cérebro-cognição-comportamento. A neuropsicologia cognitiva colabora para a compreensão da mente humana e como esta se organiza e funciona.

terapia-online-casule-banner

Na psicologia, esse conhecimento contribui em diversas vertentes. Na avaliação neuropsicológica, por exemplo, permite identificar mais precisamente as habilidades desenvolvidas e aspectos mais deficitários a nível das funções cognitivas, contribuindo para um tratamento mais compatível com as necessidades de cada pessoa, inclusive para nortear as diversas especialidades, visto que muitos tratamentos necessitam de intervenção multidisciplinar (neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo, etc.). 

As demandas para esse tipo de avaliação estão ligadas a alterações cognitivas e/ou comportamentais, em qualquer faixa etária. Normalmente as demandas infantis vem de dificuldades de aprendizagem e comportamentais. Os adultos muitas vezes são encaminhados para avaliação a fim de identificar comprometimentos decorrentes de AVC, traumatismo cranioencefálico. E nos idosos geralmente para ajudar na identificação ou acompanhar evolução de processos degenerativos do cérebro, como as demências.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Referência Bibliográfica

Malloy-Diniz, L.F & cols. (2016). Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed.

Seabra, A.G. & Dias, N.M. (2013). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: Linguagem Oral. Vol.2. São Paulo: MEMNON Edições Científicas.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Você já ouviu falar em neuropsicologia?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você já ouviu falar em neuropsicologia?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você já ouviu falar em neuropsicologia?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This