Inveja-Positiva-–-Será-Que-Ela-Existe--coaching-casule

Inveja Positiva – Será Que Ela Existe?

Atualizado em 17/02/2018
Por Tiago Curcio

Inveja Positiva – Será Que Ela Existe?

Atualizado em 17/02/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Inveja Positiva – Será Que Ela Existe?

Segundo historiador brasileiro Leandro Karnal – “A maioria das pessoas se considera invejada, mas não invejosa”. De fato, a inveja é também um dos Sete Pecados Capitais e, como tal, é sempre associada à cobiça, ganância e ambição: sentimentos que ninguém normalmente assume ou gosta de ter.

A verdade é que, embora tenhamos sido educados dentro de um contexto moral e religioso que faz com que a inveja ainda seja motivo de vergonha, o fato é que hoje em dia muitas pessoas estão abandonando esta velha ideia e demonstrando claro orgulho em ter o que chamam de inveja positiva, a famosa inveja boa.

E se antes, como no clássico “A Divina Comédia”, do italiano Dante Alighieri, os invejosos iam para o purgatório e tinham suas pálpebras costuradas por fios de arame, para que assim não olhassem e invejassem a mais ninguém; atualmente sentir inveja representa crescimento, evolução e materialização de sonhos em todos os sentidos. Entretanto, para entender isso é preciso ressignificar o conceito.

 

A Inveja Positiva

Inveja Positiva não é simplesmente querer aquilo que é dos outros têm e ponto final, mas sim ter nestes exemplos um espelho, uma referência positiva para conquistar o mesmo em sua carreira e vida pessoal. Sentir inveja do seu chefe, que construiu um grande império e fortuna não quer dizer querer tomar o negócio dele, mas sim construir sua própria história de sucesso e riqueza tendo esta referência.

Já o invejoso negativo é aquele que só observa tudo e a todos, reclama das dificuldades, que não tem oportunidades, mas numa “tira a bunda da cadeira” e põem-se a trabalhar.  A inveja positiva diz – eu quero isso para mim. E motiva o ser humano a buscar realizar seus desejos, sonhos e metas e objetivos de forma coerente, justa e honesta.

Quando, para citar outro exemplo, uma mulher vê outra mulher com um corpo que considera lindo, de certa forma é sua inveja que faz com que ela busque melhorar sua alimentação, fazer exercícios e chegar ao mesmo nível. Se ao conquistar isso, ela se sente mais feliz, com a autoestima em alta e realizada, como podemos dizer que esta inveja é negativa? Reflita!

 

terapia-online-casule-banner

Transforme Inveja em Inspiração

Entender isso é muito importante para nos desvencilharmos dos conceitos antiquados, herdados da idade média, onde sentir inveja era um Pecado Capital que merecia castigo e penitência. A todo o tempo estamos expostos a bons e maus exemplos, quando filtramos o que é bom e sentimos vontade de reproduzir resultados semelhantes aos das pessoas que admiramos, é a inveja positiva que está guiando nossos pensamentos, comportamentos e ações. Maravilhoso!

Por isso, é muito importante que ao invés de sentir vergonha de sentir inveja de alguém, você ressignifique este conceito e, ao observar as vitórias e conquistas do outro, tenha uma motivação a mais para reconhecer as suas próprias capacidades de transformar seus sonhos em realidade e realizá-los.

Com certeza, todos que venceram honestamente na vida um dia já tiveram inveja positiva de alguém. Pode ser de sua roupa, comida, de seu estilo, de suas posses, casa, carro, de seu reconhecimento, fama ou dinheiro; não se engane; tudo começou por sua ambição de ter aquilo que os outros já tinham.

A diferença aqui é que ao invés de se amargurar ou cobiçar por cobiçar, estas pessoas determinadas colocaram-se a agir para obter aquilo que queriam e também acreditavam que mereciam ter. Assim, ao invés de serem meros expectadores das conquistas alheias, fizeram destas o espelho que precisavam para ir além e construir sua própria história de sucesso.

Então, da próxima vez que sentir inveja de alguém, procure transformar isso em um sentimento de inveja positiva e inspire-se no outro para conquistar cada vez mais resultados extraordinários em sua vida. Viva o lado bom da inveja!

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/inveja-positiva-sera-que-ela-existe/

 

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Inveja Positiva – Será Que Ela Existe?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Inveja Positiva – Será Que Ela Existe?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Inveja Positiva – Será Que Ela Existe?.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This