Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador - tiago curcio

Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador

Atualizado em 13/01/2018
Por Tiago Curcio

Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador

Atualizado em 13/01/2018
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador

Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é um dos transtornos que mais causam prejuízos ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes. Sabe aquela criança vista como o “problema” da família porque está sempre discordando das outras pessoas e tendo comportamentos hostis? Pode ser que ela tenha esse distúrbio e, por isso, se torne mais emocionalmente distante e arredia.

Portanto, se o há um diagnóstico neste sentido, buscar entender do que se trata o Transtorno Opositor Desafiador é a melhor maneira de ajudar. Continue lendo e veja quais são suas principais características.

O Que é Transtorno Opositor Desafiador?

A primeira coisa que deve ficar clara é que nem toda criança ou adolescente que discorda dos adultos tem, necessariamente, esse distúrbio. O diagnóstico do Transtorno Opositor Desafiador leva em consideração se essa atitude do indivíduo causa prejuízos sociais e conturbações ao ambiente. Pessoas com esse transtorno discordam das opiniões alheias em todos os casos, ou seja, até mesmo quando o que, o outro pensa, é congruente com sua própria opinião.

Os especialistas identificam como padrão desse comportamento atitudes hostis e desobedientes em relação a figuras de autoridade. Na infância isso se dá em relação aos pais e professores e na vida adulta contra a figura do chefe, por exemplo. Indivíduos com o transtorno têm grandes dificuldades em obedecer aos demais e costumam apresentar explosões de raiva que se tornam incontroláveis. Nesse caso, os comportamentos são constantes, pois existe um padrão que se repete.

Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador

Como expliquei acima, a diferença entre a desobediência de uma criança ou adolescente que tem Transtorno Opositor Desafiador para um jovem rebelde está na frequência e intensidade com que isso acontece. Abaixo trago mais alguns comportamentos que são considerados frequentes por quem sofre de TOD. Entretanto, vale ressaltar que só um especialista na área pode fazer o diagnóstico precisa e dizer se, se trata mesmo do problema.

Desobediência e necessidade de se opor as regras impostas por autoridades

 A pessoa que sofre desse transtorno sente a necessidade de questionar o que foi imposto pelas autoridades. Mesmo numa situação em que a lógica demonstre que é melhor concordar, esse indivíduo discorda.

terapia-online-casule-banner
Não importa em se machucar se estiver desafiando os adultos

Em alguns casos, crianças e adolescentes com Transtorno Opositor Desafiador realizam ações que podem ser ruins para si mesmos, isso inclui situações em que há riscos de danos físicos.

Gostam de desestabilizar os demais

 Indivíduos com esse transtorno gostam de desestabilizar o ambiente e criam situações em que sua hostilidade se torna o ponto central de discussões e desentendimentos.

Agressão verbal

Quando se sentem ofendidos, respondem com agressões verbais sem se importar com as consequências. Esses indivíduos têm um comportamento extremamente vingativo e podem ter surtos de raiva.

Necessidade de vingança

Para um indivíduo que tem Transtorno Opositor Desafiador e se sente ofendido, existe um forte sentimento de necessidade de vingança. Eles podem chegar até a arquitetar um plano para conseguir o que desejam.

Comportamentos hostis em diferentes cenários

O comportamento desafiador pode se desenvolver somente em um único ou em vários ambientes, como a casa, relacionamentos, sociedade e o trabalho.

Por fim, é importante destacar que o Transtorno Opositor Desafiador possui tratamento psicológico. Assim, se você conhece alguém que apresenta algumas das características listadas acima é essencial que essa pessoa tenha apoio especializado para tratar e lidar com o problema.

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-as-principais-caracteristicas-do-transtorno-opositor-desafiador/

Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

Entenda o caso: mulher flagrada com mendigo

A notícia do envolvimento de uma mulher com um morador de rua trouxe muita repercussão na mídia. A mulher foi extremamente exposta e o morador de rua infelizmente teve "dias de glória". Mas o que pode explicar esse surto que a mulher teve? Neste vídeo, a Dra. Cristiane Schumann levanta algumas hipóteses e explica o que é transtorno bipolar do humor com sintomas psicóticos, em estado hipomaníaco. Lembrando que o mais importante é que saúde mental da mulher seja reabilitada e as pessoas esqueçam rápido o que aconteceu e a ajude nesse processo de recuperação.
Leia mais

Perigo! Exercícios em excesso

Neste vídeo, a Dra Cristiane Schumann fala sobre vigorexia. Um transtorno onde já uma distorção da imagem corporal e a pessoa tende a se ver menos “forte” do que ela realmente é. Com isto, há uma necessidade constante por musculação, atividade física em busca de um corpo muscularmente perfeito.
Leia mais

A importância de dizer ‘não’

Você é o amigo bonzinho que diz sim pra todo mundo? Muitas pessoas apresentam essa dificuldade de dizer não e isso pode atrapalhar nossa vida de várias maneiras. Nesse vídeo eu vou te mostrar a a importância de dizer não e te ajudar a falar sim pra você mesmo!
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This