voce-sabe-o-que-significa-TOC-blog-casule

Você sabe o que significa TOC?

Atualizado em 19/08/2019
Por Christina Daret

Você sabe o que significa TOC?

Atualizado em 19/08/2019
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que significa TOC?

O TOC ou Transtorno Obsessivo Compulsivo é um dos transtornos relacionados à ansiedade e tem como característica a presença de sintomas obsessivos e/ou compulsivos. De maneira geral, os sintomas são observados ainda na infância ou na adolescência, as ocorrências dos casos são observadas em ambos os sexos e os sintomas podem evoluir e/ou se modificar ao longo da vida. 

É importante que o diagnóstico do TOC seja feito o mais rápido possível. Isso porque, quanto mais tempo se demora a ter o diagnostico, maior é a probabilidade de se agravar os sintomas. No entanto, é comum que isso não aconteça com a agilidade necessária porque muitas pessoas entendem os sintomas como sendo manias ou algo comum, que todo mundo faz, algumas pessoas acreditam que possam resolver o problema sozinhos, ou por vergonha de ter que contar ao médico sobre suas obsessões ou compulsões e deixam de relatar o que estão passando. 

Mas o que são as compulsões e obsessões? 

Algumas pessoas podem apresentar apenas um desses sintomas e outros os dois quando se tem o diagnóstico de TOC. No entanto, não se tem nenhum dado que faça relação entre os sintomas e a sua intensidade ou a prevalência deles. 

terapia-online-casule-banner

As obsessões são compostas por pensamentos, imagens, ideias ou cenas que surgem de maneira invasiva e repetitiva que geram uma grande ansiedade para a pessoa, pois são percebidos como pensamentos intrusos dos quais ela não possui controle. Outra característica que costuma incomodar é o fato de que o paciente com TOC identifica esses sintomas como sendo irracionais e que são “criados” em sua mente e não de fora. 

As compulsões surgem, de maneira geral, como uma forma de amenizar ou prevenir a ansiedade causada pelas obsessões, elas são observadas na forma de comportamentos executados de forma repetitiva. Em alguns casos os comportamentos compulsivos podem ocorrer mesmo sem a presença das obsessões. 

Qual a diferença entre mania e TOC?

Alguns comportamentos repetitivos são tidos como mania, outros são incentivados até como brincadeira de criança. Mas o que os difere dos comportamentos obsessivos compulsivos é o quanto eles causam desconforto, a intensidade com que são executados ou o prejuízo que eles causam. Por vezes, esses comportamentos causam prejuízos na vida da pessoa e para que ele não tenha suas atividades cotidianas como trabalhar, estudar, se relacionar com as pessoas, prejudicadas, é preciso buscar a ajuda de um profissional. 

TOC tem tratamento?

No tratamento do TOC observa-se melhores resultados quando se associa o uso de medicação ao de psicoterapia. É importante que o paciente siga de forma correta a prescrição médica para que se obtenha resultados positivos. Outro fator importante para o tratamento do TOC é que a família passe por uma psicoeducação junto com o paciente sempre que possível, desta forma, eles entenderão melhor a respeito do transtorno e o que poderá auxiliar no quadro do paciente. No processo de psicoterapia o psicólogo atuará para reduzir as distorções cognitivas, os comportamentos compulsivos e os pensamentos obsessivos. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você sabe o que significa TOC?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você sabe o que significa TOC?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você sabe o que significa TOC?.

0 comentários

Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
voce sabe pedir ajuda
Você sabe pedir ajuda?

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
devo comer de 3 em 3 horas
Devo comer de 3 em 3 horas?

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar

Síndrome da Boazinha: Você já ouviu falar sobre ela?

Você conhece alguém que sempre precisa da aprovação do outro, que se colocam em segundo plano, necessitam agradar todos ao redor e sentem dificuldade em dizer não, mesmo que não tenha tempo ou não tenha interesse para atender tais solicitações? Se sim, talvez você sofra com a “Síndrome da Boazinha”
Leia mais
Síndrome da Boazinha- Você já ouviu falar sobre ela

O que você precisa saber sobre timidez

Qual o limite entre a timidez natural e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada? Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos.
Leia mais
O-que-você-precisa-saber-sobre-timidez-BLOG

Esse texto é um resposta…

O que quer ser quando crescer? Com certeza você já ouviu algumas vezes esta pergunta quando era criança. Se é adolescente anda se perguntando sobre qual profissão seguir e tem se deparado com uma grande decisão que deverá tomar mais cedo ou mais tarde.
Leia mais
Esse texto é um resposta...

Por que me preocupo tanto?

Nós nos preocupamos com uma ampla variedade de coisas, desde tarefas mais simples do dia a dia, como não atrasar-se para um compromisso, até problemas mais graves e complexos.
Leia mais

O que faz um casamento dar certo ou dar errado?

O para sempre, sempre acaba! Homem não presta! Casou, acabou! Você já deve ter escutado e até ter sido vítima de alguma dessas crenças que nos são passadas de geração em geração. Mas será que são regras ou apenas crenças?
Leia mais
O-que-faz-um-casamento-dar-certo
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This