fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Quantas vezes você disse sim querendo dizer não, ou perdeu a paciência e disse coisas que não caiu bem? Esses comportamentos de comunicação têm a ver com o que chamamos de passividade, assertividade e agressividade.

⠀⠀⠀⠀O comportamento agressivo é aquele em que as pessoas estão sempre “armadas”, tensas à espera de conflitos. As pessoas que se comunicam dessa forma se impõem, julgam e as vezes até desqualificam o outro, respondem de forma agressiva a qualquer situação, gerando conflitos desnecessários e muitas vezes não percebidos pelo próprio. Tem opiniões bem fortes e não tem medo de expressá-las, mesmo quando não lhe é solicitado.

          Sabe aquela pessoa que se dirige ao outro com grosseria e rispidez e diz assim: “falo mesmo, sou sincero, falo na cara, não importa se vão ou não gostar”. Conhece alguém assim? Então, esse é o comportamento agressivo, a pessoa até é sincera, no entanto a forma como se expressa gera prejuízos e conflitos nas suas relações interpessoais e muitas vezes irreversíveis, afastando as pessoas.

⠀⠀⠀⠀ Temos também o comportamento passivo que ocorre quando negamos nossos sentimentos e desejos, podendo gerar angústia e sentimentos de incapacidade, inferioridade e diminuição da autoconfiança e autoestima. Pessoas passivas são tímidas, raramente se envolvem, tem vergonha de perguntar o porquê, tem medo de dizer não, sentem falta de confiança e raramente reclamam (mesmo sentindo-se desconfortáveis).

           Tem o mal habito de engolir “sapos” e reprimem quase tudo o que sentem. Mas quando chegam no seu limite, explodem. Vão para o outro extremo, ocorrendo assim os rompimentos. Sabe aquela pessoa que nunca reclama, e quando menos se espera ela pede demissão ou pede para se separar? Esse é o comportamento da pessoa que tem como predomínio de comportamento passivo.

           E por fim é muito importante a assertividade que se caracteriza pela harmonia entre as expressões e palavras ditas. É ser firme de maneira educada, respeitosa consigo mesmo e com os outros. Na comunicação assertiva a pessoa diz sim quando quer dizer sim, e não quando quer dizer não. Fala por si mesmo, usa linguagem corporal apropriada, mantém contato visual e não têm medo de perguntar por quê.

           É uma pessoa fiel com seus sentimentos e emoções, ou seja, consegue viver em harmonia com o pensar, sentir e agir. Essa pessoa leva a vida de forma coerente, se expressa com gentileza e firmeza ao mesmo tempo. 

Dicas para desenvolver a comunicação assertiva: ⠀⠀

– Use frases com os verbos: “eu quero resolver”, “eu vejo”, ou “eu compreendo”

– Ajuste sua mensagem de acordo com seu público.

– Tenha empatia.

– Organize suas ideias antes de expô-las: Isso contribuirá para sustentar suas ideias e passar a mensagem com clareza e convicção.

– Seja claro, direto e enxuto: Quando mais voltas você dar, mais confuso ficará suas ideias.

Qual é sua forma de comunicação? Já parou para pensar nos benefícios de uma comunicação assertiva? Te convido a fazer essa reflexão!

Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Share This