A enurese noturna, ou o famoso xixi na cama, é muito comum em crianças pequenas que estão fazendo desfralde, afinal, elas estão aprendendo a controlar seus esfíncteres que são os músculos que controlam a abertura e o fechamento de um orifício.
E quando os episódios de xixi na cama devem começar a preocupar?
Quando a criança tem idade igual ou superior a 5 anos e ainda faz xixi na cama com freqüência superior a duas vezes na semana é hora de acender o sinal de alerta!
Vamos entender melhor o que é enurese!
A enurese é a emissão involuntária de urina sem que haja doença associada. Dessa forma, essa emissão acontece pela falta de controle dos esfíncteres em uma idade em que a criança já deveria tê-lo.
Quando ocorre à noite, durante o sono da criança, é chamada de enurese noturna.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a enurese acontece com cerca de 15% de crianças com a idade de 5 anos, caindo para 5% de ocorrência em crianças de 10 anos.
Apenas 1% dos adolescentes ainda apresenta enurese. Além disso, a frequência é maior em meninos do que em meninas.
Não existe nenhuma causa específica que pode gerar a enurese. Normalmente ela ocorre devido à imaturidade neurológica e fisiológica da criança.
Entretanto é importante ressaltar que existem questões que podem aumentar a probabilidade da criança desenvolver a enurese, tais como: constipação, que é a compressão mecânica do reto sobre a bexiga; problemas familiares; uso de determinados tipos de medicação; dificuldade de aprendizagem, entre outros.
É importante dar atenção a essa situação e muitas vezes buscar ajuda profissional, já que o xixi na cama pode ser um fator desencadeante de problemas emocionais tanto para criança, como para os pais.
A criança pode se sentir ansiosa, envergonhada, triste e com baixa autoestima. Já os pais podem sentir vergonha , angústia e ansiedade diante de um fator que não conseguem explicar.
Existem dois treinamentos que auxiliam no tratamento da enurese, são eles o treinamento de retenção e o treinamento de contenção.
O treinamento de retenção é quando pede-se para a criança segurar o xixi por um tempo, após o primeiro jato de urina. Esse tempo deve aumentar nas próximas vezes em que ela for fazer xixi.
O treinamento de contenção consiste em, na hora em que a criança anunciar que está com vontade de fazer xixi, pedir para ela segurar um tempo antes de ir ao banheiro. Esse tempo também deve aumentar a cada vez que ela for fazer xixi.
Além dos treinamentos, você pode também pode controlar a ingestão de líquidos próximo da hora da criança dormir, para evitar que ela fique com a bexiga cheia.
Acordá-la durante a noite para que ela faça xixi também é uma possibilidade.
Existem casos em que é necessário que a criança faça a utilização de medicamentos e para tal conduta é necessário a avaliação médica.
Se você e seu filho vêm enfrentando dificuldades de lidar com o xixi na cama, não deixe de procurar ajuda!
Com auxílio profissional fica mais fácil passar por esses desafios.
Há esperança.