fbpx
Você tem memória ruim-Tem certeza-casule

Você tem memória ruim? Tem certeza?

Atualizado em 28/10/2017
Por Felipe Mendes

Você tem memória ruim? Tem certeza?

Atualizado em 28/10/2017
Por Felipe Mendes
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você tem memória ruim? Tem certeza?

A habilidade de memorização não é igual para todos, e há quem tenha sérios problemas em fazê-lo. Seja por ler vários textos e materiais para uma prova ou ter inúmeras tarefas rotineiras a serem cumpridas em um dia ou mesmo cumprir com metas e horários no trabalho. Conseguir lembrar todas as particularidades é complicado e está fora do alcance normalmente No entanto, se adotar certos passos, esta tarefa poderá tornar-se menos complicada.

 

Dicas:

  1. Repita: a informação imediatamente e mais de uma vez, ajudará na fixação. Seja de um nome; número ou conhecimento.
  2. Defina suas prioridades:mentalmente, relembre o que vai ser preciso ser feito durante as próximas horas ou no dia, e anote em um papel na ordem de prioridade.
  3. Crie listas:também conhecidas como “listas do que fazer”, o registro do que você precisa concluir no dia ajudará a fixar na memória além de organizar o seu dia.
  4. Tenha, ou use no celular, o Bloco de Notas:Caso você tenha alguma ideia repentina ou lembre de outro compromisso, basta pegar o celular e anotar o lembrete no Bloco de Notas e colar um alarme para lembrá-lo do item. Ou utilize, se preferir, o Bloco de Notas em forma física, e cole as páginas em locais que você sempre vai bater o olho (agenda, computador, geladeira, espelho, etc).
  5. Tenha uma Agenda:pode ser online ou física (a que for mais confortável), mas mantenha a sua agenda sempre em dia. É com este instrumento de organização pessoal e profissional que você terá uma visão bem ampla das atividades ao longo dos seus dias e, no caso digital, você receberá alertas destes compromissos agendados. Porém mais importante ainda… Olhe a agenda! Crie a rotina de conferir diariamente.
  6. Envie a você mesmo uma mensagem: Quando não houver outra possibilidade de registro, “envie-se” uma mensagem de texto ou de voz (o aplicativo Telegram facilita muito essa dica) ou mesmo um e-mail. A mensagem ficará registrada até que possa recuperá-la ou transferi-la para sua agenda.
  7. Caixa de entrada” de anotações na cabeceira da cama: Ao dormir nossa mente ainda trabalha elaborando novas ideias, este é um bom momento para tirar os pensamentos da cabeça e registrá-los, deixando assim a mente descansar e guardando o conhecimento ou ideia para ser usado no dia seguinte.
  8. Tenha uma Rotina: Designe dias certos da semana para fazer certas coisas, como supermercado as segundas, lavar a roupa às terças e assim por diante. O Hábito pode ser o melhor amigo da sua memória.
  9. Um grande calendário para todos da casa: Se sua casa contém cinco pessoas de três gerações ou mesmo apenas uma pessoa e um animal de estimação, postar um calendário de grandes dimensões em um lugar central (como a cozinha) pode ser um lembrete bem funcional. Use um marcador de cor diferente para anotar compromissos de cada membro da família, convites, médicos e compromissos.
  10. Guarde objetos sempre no mesmo lugar: de acordo com função e categoria. Estabeleça um padrão para que você não tenha que gastar tempo e energia pensando a onde colocou tal item.
  11. Fale: com um amigo ou familiar ou consigo mesmo (em voz alta) sobre o que está tentando memorizar. É muito mais fácil se lembrar de uma conversa do que de um pensamento.
  12. Visualize: Precisa decorar uma lista de palavras ou nomes? Você terá maior probabilidade de lembrar as palavras se elas forem associadas a imagens — especialmente se você se considera uma pessoa que aprende visualmente.
  13. Exercite seu cérebro: Como qualquer outra parte de seu corpo, seu cérebro também é precisa de exercícios para se manter em forma, assim como um músculo precisa para não atrofiar e enfraquecer.
  14. PRESTE ATENÇÃO: Talvez o melhor (e possivelmente o mais difícil) truque de memória é simplesmente prestar atenção na tarefa, conversa ou experiência atual. A distração torna nossa memória mais fraca e, consequentemente, aumenta nossa tendência a esquecer das coisas.

 

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

A verdade é: não existe memória “ruim”, o que existe é memória mal utilizada.

Guardamos aquilo o qual temos mais interesse, então começar a valorizar e reforçar tarefas e deveres diários é fundamental para torná-los menos enfadonhos e esquecíveis. Temos uma memória excelente, só não é adequada para o que tentamos guardar hoje em dia. Lembramos muito bem de imagens que já vimos, por exemplo: fotos da infância ou cenas do seu filme favorito. Até mesmo caminhos e locais são fáceis de memorizar, pois somos animais visuais que dependem de espaço a milhões de anos. Enquanto só começamos a acumular informação como fatos; nomes; endereços ou mesmo listas de compras a milhares de anos.

Se você treinar bem sua memória, utilizar de ferramentais, criar rotinas e estabelecer objetivos, você dará um passo enorme rumo à memorização, mas caso tenha dificuldade no processo ou tem vivenciado muitos problemas e transtornos decorrentes dessa dificuldade, a Casule está de portas abertas para te ajudar a conquistar seus objetivos!

 

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

Você tem memória ruim? Tem certeza?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você tem memória ruim? Tem certeza?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Felipe Mendes, aqui no Blog.
Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental. Terapia em Grupo, Orientação Vocacional e Disfunção Sexual. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Você tem memória ruim? Tem certeza?.


0 comentários

Como se posicionar?

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Ansiedade

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Como reduzir a celulite
Como reduzir a celulite

Como reduzir a celulite

A celulite é um processo de desestruturação em que a pele perde seu aspecto firme. Atualmente afeta cerca de 98% das mulheres de todo o mundo. Será que a alimentação pode contribuir na diminuição da celulite? A resposta é SIM e pode ser mais fácil do que você imagina! Assista ao vídeo completo e saiba como.
Você-pensa-sobre-seus-medos
Você pensa sobre seus medos?

Você pensa sobre seus medos?

O medo é um estado emocional muito importante, associado ao nosso mecanismo de proteção, sobrevivência e adaptação. Os medos estão relacionados a característica do objeto, contexto ou situação temida, mas também a avaliação subjetiva desses fatores. A forma como pensamos as situações, impacta diretamente em como nos sentimos e lidamos com elas. O que acha de avaliarmos nossos medos?

A importância da rede de apoio no processo de psicoterapia

Muito se fala sobre o acolhimento, alternativas de tratamento, estratégias, dicas e orientações necessárias para os pacientes que estão passando por um momento de sofrimento mental, ou possuem algum tipo de transtorno ou realizam psicoterapia. No entanto, pouco é abordado sobre a importância dos familiares e indivíduos que fazem parte do cotidiano e convívio do paciente, que compõem a rede de apoio, sendo considerados parte importante do processo terapêutico, também poder buscar por ajuda, cuidados e orientação.
Leia mais
A-importância-da-rede-de-apoio-no-processo-de-psicoterapia

Saúde mental e o enfrentamento do câncer

como se manter firme para enfrentar uma doença tão difícil e um tratamento tão delicado, vivendo um turbilhão de emoções? Nesse vídeo você vai encontrar algumas orientações para lidar e ajudar alguém que está convivendo com essa doença!
Leia mais
saúde-mental-e-o-enfrentamento-do-câncer

O que a minha filha me ensina

No aniversário da minha filha Luiza, já estávamos em isolamento social e por conta disso, tivemos que cancelar a festinha de aniversário dela. Confesso que foi bem difícil para mim, pois ela ama o aniversário dela que segundo ela, é o dia mais feliz da vida dela. Mal acaba a festa e ela já está planejando o tema do ano seguinte, ela adora estar com os amigos.
Leia mais
O-que-a-minha-filha-me-ensina

Motivos que levam à obesidade

Você sabia que a obesidade é um quadro multifatorial? Isso mesmo! Não podemos colocar apenas na comida a responsabilidade de um ganho de peso. Por isso é importante não ter preconceito e não julgar o comportamento alimentar de uma pessoa que está nesta situação. O aconselhável é sempre buscar ajuda de profissionais que tenham empatia e que possam oferecer qualidade de vida e bem-estar à pessoa com obesidade. Assista a este vídeo completo e saiba mais!
Leia mais
Motivos-que-levam-à-obesidade

Você já ouviu falar em Pistantrofobia

O termo é complicado mas a explicação é simples. Pistantrofobia é o medo de confiar nas pessoas devido a experiências negativas ou decepções ocorridas no passado. Espero que esse vídeo possa te auxiliar a entender melhor sobre esse assunto.
Leia mais

Você tem medo de falar em público?

O medo de falar em público é muito comum. Ou você mesmo tem esse medo ou conhece alguém que tem, não é? É chamado de glossofobia quando esse medo tem proporções exageradas a ponto de paralisar e não permitir que a pessoa tente vencer este medo por si só.
Leia mais

As 5 Linguagens do Amor

Essas são as 5 formas de expressar e de experimentar o amor nas nossas relações. Vem descobrir qual a linguagem do amor que você fala e qual a linguagem que você mais escuta. Compartilha com uma pessoa querida para que vocês possam melhorar a qualidade do relacionamento!!
Leia mais
Linguagens do amor

6 dicas para se tornar uma pessoa mais resiliente

Você sabia que a resiliência é uma habilidade que conseguimos desenvolver e aprimorar? Não são todas as pessoas que já tem essa habilidade super desenvolvida e é por isso que, nesse vídeo, você vai aprender dicas simples de como se tornar uma pessoa mais resiliente e conseguir enfrentar melhor os obstáculos da vida.
Leia mais
6-dicas-para-se-tornar-uma-pessoa-mais-resiliente-BLOG

Você acha que autoestima é só cuidar da sua aparência?

A autoestima vai muito além da aparência, é a visão que você tem sobre você e quando ela está baixa afeta outras áreas da sua vida, seu relacionamento, vida profissional... No vídeo vou explicar o que é, porque é importante e dar dicas para aumentar sua autoestima.
Leia mais
Você acha que autoestima é só cuidar da sua aparência
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This