O que fazer quando você não passa no vestibular? (vídeo completo)
30 de agosto de 2017
Por que dieta não funciona? (vídeo completo)
31 de agosto de 2017

Você está preparado para envelhecer?

envelhecimento

A população está envelhecendo e a expectativa de vida aumentando. E isso é ótimo! Mas precisamos nos preparar para as mudanças que chegam juntamente com o aumento da idade, e um grande erro que cometemos é pensar, que esses cuidados só precisam começar aos 60 anos ou quando a aposentadoria chegar. É necessário que criemos o hábito de cuidar da velhice desde jovens, afinal, o envelhecimento é um processo que se inicia no momento em que nascemos!

Os idosos precisam se preocupar com a saúde, estar atentos aos exames médicos de rotina, praticar sempre que possível atividade física, manter atividades sociais com os amigos, essas são algumas das maneiras de se manter saudável durante o processo de envelhecimento.

Mas o que é envelhecer para você?

Podemos ter diversas respostas para essa pergunta. O mais importante é que você não perca de vista que este é um processo e que nunca é tarde para começar a se preparar para essa fase da vida. Caso as suas respostas sejam muito negativas em relação ao envelhecimento e você tenha dificuldades em perceber bons motivos para chegar a terceira idade, talvez seja hora de procurar a ajuda de um profissional.

Por que algumas pessoas se incomodam mais do que outras com o envelhecer?

O processo de envelhecimento é individual, cada um o percebe e vivencia de uma forma. Alguns podem compreendê-lo como o aumento da experiência e outros como a proximidade do fim da vida, outros percebem como a oportunidade para aproveitar tudo o que a vida de trabalho ou os cuidados com os filhos não permitiram enquanto outros podem se sentir frustrados ou não tendo o que fazer diante da aposentadoria.

Esta compreensão em relação ao envelhecimento está ligada a forma como o indivíduo costuma perceber os eventos que ocorrem na sua história e o que significa o envelhecer para ele. Muitas vezes o idoso precisa de acompanhamento psicológico para que possa passar por essa fase aproveitando-a da melhor maneira possível, sem descuidar de sua saúde física e psíquica.

Quais são os principais motivos que fazem os idosos procurar terapia?

Podemos listar como sendo alguns dos principais motivos que levam os idosos à terapia:

  • Aposentadoria
  • Perda do(a) parceiro(a) ou de amigos
  • Saída dos filhos de casa (para estudar, trabalhar, morar sozinho ou casar)
  • Algum problema de saúde específico
  • Inversão de papéis entre pais e filhos
  • Empobrecimento das relações que podem levar a um isolamento e o surgimento de ansiedade, sentimento de solidão, depressão etc
  • Dificuldade para planejar o futuro
  • Ter que assumir o papel de cuidador dos netos e/ou auxiliar financeiramente os filhos

Sendo uma fase de muitas mudanças, é comum que o idoso tenha medo, inseguranças ou até mesmo se sinta mal com a superproteção dos filhos que não compreendem que seus pais não se tronaram incapazes porque envelheceram. Se você tem se sentido assim ou passado por alguma das questões listadas acimas, não tenha receio em buscar ajuda. Nós da Casule teremos prazer em poder ajudá-lo!

Comentários

comentários

Christina Daret
Christina Daret
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta