Psicoterapia infantil

Psicoterapia infantil: 
Como funciona e quando é recomendado?

Atualizado em 06/09/2018
Por Redatora Casule

Psicoterapia infantil: 
Como funciona e quando é recomendado?

Atualizado em 06/09/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Psicoterapia infantil: 
Como funciona e quando é recomendado?

Ser criança é mergulhar em um mundo de descobertas e transformações, e é nessa fase que a criatividade se expressa com mais facilidade e que os primeiros afetos vão proporcionar acolhimento para encorajar a vida no futuro.
         Cuidar da saúde mental das crianças é também exercer a função de prevenção da saúde mental do adolescente, tornando assim um adulto mais consciente de seus sentimentos.
         Muitas dúvidas giram em torno do atendimento infantil… Então vamos lá!

Como funciona?

A primeira sessão é realizada com os pais. O psicólogo realiza uma entrevista inicial para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica familiar.
         As sessões seguintes são realizadas apenas com a criança. O atendimento é feito de forma lúdica com atividades adaptadas para sua idade e com a finalidade de criar uma relação de confiança entre a criança e o terapeuta para que ela possa se sentir à vontade.
         Ao longo dos atendimentos, a participação dos pais neste processo é imprescindível para a evolução da criança, e muitas vezes, se faz necessário solicitar mais informações, como também, oferecer-lhes auxílio para o desenvolvimento satisfatório do processo terapêutico. A parceria com a escola também é muito importante.

Qual o objetivo?

O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois é através da brincadeira que ela expressa seus sentimentos de tensão, insegurança, frustração, agressividade e medo.

Desta forma, o terapeuta exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca de melhores alternativas para lidar com eles, ao mesmo tempo em que, orienta os pais a como intervir diante dessas vivências.Quais os benefícios da psicoterapia infantil?

O acompanhamento psicológico na infância promove uma vida emocional equilibrada, já que é ensinada de forma lúdica a importância de compreender as emoções para enfrentar os conflitos de forma saudável.
         Os benefícios também são voltados à escola e aos pais.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Quando procurar?

Isso pode ser percebido quando os pais sentirem que o filho está passando por alguma dificuldade que nem ele e nem os pais tem conseguido lidar ou entender tais questões. Outras vezes, o encaminhamento pode ser feito por outros profissionais como pediatra, fonoaudiólogo, nutricionista, neurologista, entre outros, ou pela escola.
         Alguns comportamentos com os quais os pais não se sentem seguros em lidar são tristezas, ansiedades, choro em excesso, comportamentos agressivos, pesadelos frequentes, ciúmes após a chegada de um irmãozinho, dificuldades escolares, dificuldade no relacionamento com as pessoas, separação dos pais, etc..

Qual o papel dos pais?

Durante o acompanhamento psicológico, a participação dos pais é constante, pois é essencial que eles acompanhem e participem do tratamento do filho. Por isso, cria-se também um espaço de escuta para os pais, onde as questões individuais e familiares podem ser trabalhadas, visando o progresso terapêutico da criança e a retomada do seu desenvolvimento saudável.

Como o atendimento psicológico auxilia a criança?

As crianças costumam ser incapazes de perceber e explicar os seus sentimentos e preocupações da mesma forma que os adultos, e através da brincadeira, a criança obtém uma maneira de se comunicar com aquilo que ainda não consegue articular corretamente. É através do jogo, do brincar, dos desenhos que a criança vai exteriorizando as suas emoções e sentimentos, permitindo ao psicólogo ajudá-la a reorganizar suas dificuldades.

Notamos então, que é através do brincar que a criança expressa suas emoções, e com o auxílio do terapeuta encontrará recursos de enfrentamento para se posicionar diante do mundo de forma saudável e sem prejuízos no seu dia a dia.
         Aos pais, não tenham medo de pedir ajuda. O papel do psicólogo é compreender e apoiar, sem realizar julgamentos e te receber com o mesmo acolhimento dado a criança. Quanto mais os pais compreenderem o funcionamento do atendimento e o quanto o psicólogo está disponível para o bem estar da dinâmica familiar, maior é a participação dos integrantes e mais conquistas o paciente vai apresentar.

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Casule Play

Psicoterapia infantil: 
Como funciona e quando é recomendado?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Psicoterapia infantil: 
Como funciona e quando é recomendado?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Psicoterapia infantil: 
Como funciona e quando é recomendado?.


0 comentários

dicas para diminuir a procrastinação
Dicas para diminuir a Procrastinação e organizar melhor sua Rotina

Dicas para diminuir a Procrastinação e organizar melhor sua Rotina

A Procrastinação é uma Distorção Cognitiva – pensamentos automáticos disfuncionais que distorcem a realidade para que esta se torne condizente com nossas crenças e interpretações anteriores. Mascarada pelo pensamento de ”depois eu faço”, a pessoa tende a adiar tarefas e acumular várias atividades. Geralmente isso acontece por insegurança e promove muita culpa e sintomas de Ansiedade.
quero-emagrecer-por-onde-começo
Quero emagrecer, por onde começo?

Quero emagrecer, por onde começo?

Chás emagrecedores, dietas milagrosas, produtos caríssimos: quem de nós nunca recorreu a estes artifícios para emagrecer? No vídeo de hoje a nutricionista Isa Polastri traz três dicas de como iniciar e se manter nesse processo de maneira efetiva, com passos simples, leves e seguros.
treine sua assertividade
Treine sua assertividade

Treine sua assertividade

Muito se fala sobre os tipos de comportamentos e a importância dos modelos de comunicação, sejam eles passivo, assertivo ou agressivo, mas você já parou para pensar como você costuma se posicionar?

Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Descobrir que os votos de fidelidade foram quebrados causa muita dor. Esse sentimento é forte porque a relação amorosa é uma das mais íntimas que estabelecemos e isso faz com que tudo o que é vivenciado nela seja muito intenso. A infidelidade é ser traído naquilo que é mais íntimo e que gera tanta expectativa, ao mesmo tempo em que começamos a nos questionar aonde nós falhamos e se fomos incompetentes em cuidar da relação.
Leia mais
Por-que-alguns-casais-se-recuperam-de-uma-traição-e-outros,-não

Você sabe o que é consciência emocional?

Estamos o tempo todo prestando atenção nos sinais que o nosso corpo manda. É febre, dor de cabeça, prisão de ventre... A consciência emocional é quando agimos assim com as nossas emoções. É prestar atenção no que estamos sentindo, reconhecendo e dando nome às emoções que se manifestam com mais intensidade quando passamos por determinadas situações.
Leia mais
Você-sabe-o-que-é-consciência-emocional

Autoestima

Tenho recebido mensagens de pessoas dizendo que em meio a quarentena estão com a autoestima baixa, que por estarem em casa não estão se arrumando, e por isso, eu quero compartilhar com vocês uma história da minha filha...
Leia mais
Autoestima

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

A infância é uma fase marcada por transformações e crescimentos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. É uma fase do desenvolvimento e maturação neurocognitiva de grande importância. A família precisa estar atenta as respostas comportamentais e emocionais. Os motivos para buscar a Psicoterapia na infância são diversos. A psicoterapia infantil é um caminho para ajudar a criança a lidar com essas questões. Estimular para que aprendam a lidar de forma funcional com o conjunto de emoções, pensamentos e comportamentos desencadeados nas mais diversas situações.
Leia mais
Como-identificar-que-seu-filho-precisa-de-psicoterapia

Alimentação pode minimizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida das mulheres que pode trazer sintomas como ondas de calor, irritabilidade, ganho de peso, depressão, entre outros. A alimentação se torna importante no manejo destes sintomas e pode promover um bem-estar geral para as mulheres.
Leia mais
alimentação-pode-minimizar-os-sintomas-da-menopausa

Como lidar com a necessidade de controle?

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que, normalmente,são perfeccionistas, inflexíveis, rígidas. O objetivo principal desse mecanismo é obter segurança e não se sentir vulnerável com os imprevistos.
Leia mais

Como resolver sua autoestima?

Nesse vídeo vou te fornecer um instrumento que vai te ajudar a solucionar seus problemas com a sua autoestima. Tá achando que é milagre? Não! O resultado vai depender das suas atitudes, porém será satisfatório.
Leia mais
Como-resolver-sua-autoestima

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Leia mais

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Leia mais

Como reduzir a celulite

A celulite é um processo de desestruturação em que a pele perde seu aspecto firme. Atualmente afeta cerca de 98% das mulheres de todo o mundo. Será que a alimentação pode contribuir na diminuição da celulite? A resposta é SIM e pode ser mais fácil do que você imagina! Assista ao vídeo completo e saiba como.
Leia mais
Como reduzir a celulite
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This