Cuidados com a saúde mental (vídeo completo) - casule
Cuidados com a saúde mental (vídeo completo)
24 de novembro de 2017
Falando sobre a AIDS e seus impactos psicológicos - casule
Falando sobre a AIDS e seus impactos psicológicos
25 de novembro de 2017

Promoção Horizontal, Vertical e Diagonal: Definição e Conceito!

Promoção Horizontal, Vertical e Diagonal- Definição e Conceito! -casule

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/promocao-horizontal-vertical-e-diagonal-definicao-e-conceito/

O Que é Promoção Horizontal?

Na promoção horizontal, o funcionário muda de cargo e setor, mas continua no mesmo nível hierárquico dentro da empresa. Um exemplo seria trocar um gerente de setor, por exemplo, dessa forma ele continua com um cargo de gerência, porém em uma nova área. Geralmente acontece em situações em que um colaborador deixa a empresa ou por uma questão de o gestor acreditar que determinado profissional tem o perfil mais indicado para um setor diferente do que ele está.

A principal vantagem da promoção horizontal é que o profissional adquire mais conhecimento e isso pode ser ótimo se ele tiver o desejo de ascensão futura para um cargo de nível mais elevado. Porém, pode ser visto de forma negativa por aqueles que já almejam uma promoção vertical ou por aqueles que gostam da área na qual estão.

O Que é Promoção Vertical?

promoção vertical é a mais comum, ela acontece quando um profissional passa a exercer um cargo em um nível acima do seu na hierarquia da empresa. O objetivo da maioria dos vendedores é ter a sua própria equipe e se tornar um gerente de vendas e, até mesmo, um diretor de vendas. Assim acontece a promoção vertical, que á a mais comum entre profissionais que gostam da sua área de atuação e pretendem permanecer nela, mas com foco no crescimento.

Uma possível desvantagem para a promoção vertical é que o profissional deixa de adquirir conhecimento em outras áreas, como acontece com a promoção horizontal. Além disso, ao atingir o nível mais alto dentro de seu setor, ele pode ficar desmotivado por não se sentir mais desafiado e ter uma queda na produtividade.

O Que é Promoção Diagonal?

A promoção diagonal geralmente acontece quando a empresa se vê sem opções para oferecer um cargo por meio de uma promoção horizontal e vertical. Se, por exemplo, o gerente financeiro pede demissão de forma repentina e não há ninguém do mesmo setor apto a substitui-lo, então a única opção acaba sendo remanejar um funcionário de outro setor.

A maior vantagem da promoção diagonal é a oportunidade que o profissional terá de adquirir mais uma experiência para o seu currículo. Por outro lado, pode ser difícil a aceitação por parte dos subordinados que terão mais conhecimento sobre o setor do que o novo gerente.

E você, já foi promovido? Qual foi a modalidade de promoção adotada no seu caso? Gostou ou gostaria que tivesse sido diferente? Compartilhe sua experiência nos comentários!

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/promocao-horizontal-vertical-e-diagonal-definicao-e-conceito/

 

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta