Por que falar sobre Suicídio

Por que falar sobre Suicídio?

Atualizado em 16/09/2020
Por Renata Giovannini

Por que falar sobre Suicídio?

Atualizado em 16/09/2020
Por Renata Giovannini
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que falar sobre Suicídio?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

10 de setembro é o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. Por essa razão, desde 2015, o Brasil promove campanhas de prevenção e informação sobre o assunto dedicando essa época ao Setembro Amarelo.

Mas por quê Amarelo? 

Em 1994 um jovem americano de 17 anos, chamado Mike, cometeu suicídio dentro de seu carro, um Ford Mustang amarelo, o qual tinha bastante apego, e que era considerado seu principal passatempo. 

Os pais de Mike afirmam que o adolescente cometeu suicídio por não saber pedir ajuda. No dia de sua morte ele deixou um recado pedindo para que seus pais não se culpassem pelo que ele havia feito. Depois de sua morte foi descoberto que Mike tinha sinais de depressão e que não estava sabendo lidar com um término de um namoro.

fita setembro amarelo
Fita amarela simbolo do setembro amarelo

Durante o funeral, seus pais distribuíram cartões com fitas amarelas para todos os que estavam presentes, onde estava escrito “se você está pensando em suicídio, peça ajuda!”. Uma pessoa que estava no funeral espalhou os cartões pela cidade, e algumas semanas depois, os pais de Mike começaram a receber ligações de pessoas de todo o estado pedindo ajuda. Pouco tempo depois a iniciativa ganhou repercussão nacional.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática muitas vezes ocasionada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, e crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o assunto.

Porém, falar sobre suicídio não é o que aumenta a incidências de casos. Mas sim, a falta de informação adequada.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Dados

dados suicidio jovens
O suicídio muitas vezes está aliado a depressão, mesmo em jovens.

Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, e estima-se que cerca de 90% desses casos podem ser prevenidos.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. Os números oficiais apontam que, em média, 32 brasileiros cometem suicídio POR DIA. Essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. 

O Laço Amarelo tem o objetivo de chamar atenção para a conscientização nos movimentos de igualdade.

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

Se você conhece alguém que está precisando de ajuda, se mostre disponível para escutá-lo sem julgamentos. Incentive a procura por um profissional de saúde mental, e esteja disposto à entender os sentimentos dessa pessoa.

Se você, que está lendo este texto precisa de ajuda, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 ou procure-os na internet. Peça ajuda para a sua família, amigos, em alguma ONG da sua cidade ou onde você se sente confortável em conversar.

Você não está sozinho! Isso vai passar!

Fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5671:folha-informativa-suicidio&Itemid=839

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Casule Play

Por que falar sobre Suicídio?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que falar sobre Suicídio?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Renata Giovannini, aqui no Blog.
Psicóloga, Terapeuta Cognitivo Comportamental, pós graduada em Avaliação Psicológica. Encantada pela profissão e pelo cuidado com o outro. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que falar sobre Suicídio?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

por-que-ele-não-me-dá-valor
Por que ele não me dá valor?

Por que ele não me dá valor?

Você já ouviu a frase “a gente só da valor quando perde? Sabia que de certa forma, é uma frase que faz sentido? Neste vídeo, a psicóloga Cristiane Schumann explica o porquê de não darmos tanto valor àquilo que está disponível para nós. Depois de entender a teoria da disponibilidade, certamente muita coisa irá mudar na sua vida!
dicas para diminuir a procrastinação
Dicas para diminuir a Procrastinação e organizar melhor sua Rotina

Dicas para diminuir a Procrastinação e organizar melhor sua Rotina

A Procrastinação é uma Distorção Cognitiva – pensamentos automáticos disfuncionais que distorcem a realidade para que esta se torne condizente com nossas crenças e interpretações anteriores. Mascarada pelo pensamento de ”depois eu faço”, a pessoa tende a adiar tarefas e acumular várias atividades. Geralmente isso acontece por insegurança e promove muita culpa e sintomas de Ansiedade.
quero-emagrecer-por-onde-começo
Quero emagrecer, por onde começo?

Quero emagrecer, por onde começo?

Chás emagrecedores, dietas milagrosas, produtos caríssimos: quem de nós nunca recorreu a estes artifícios para emagrecer? No vídeo de hoje a nutricionista Isa Polastri traz três dicas de como iniciar e se manter nesse processo de maneira efetiva, com passos simples, leves e seguros.

Como lidar com suas preocupações?

O quanto você se preocupa? Você às vezes acha que se preocupa demais, que não era para tanto? É difícil imaginar alguma pessoa que não se preocupa com algo, e até certo ponto a preocupação pode nos ser útil, quando a usamos como uma ferramenta para gerar ações.
Leia mais
Como-lidar-com-suas-preocupações-BLOG

Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Descobrir que os votos de fidelidade foram quebrados causa muita dor. Esse sentimento é forte porque a relação amorosa é uma das mais íntimas que estabelecemos e isso faz com que tudo o que é vivenciado nela seja muito intenso. A infidelidade é ser traído naquilo que é mais íntimo e que gera tanta expectativa, ao mesmo tempo em que começamos a nos questionar aonde nós falhamos e se fomos incompetentes em cuidar da relação.
Leia mais
Por-que-alguns-casais-se-recuperam-de-uma-traição-e-outros,-não

Você sabe o que é consciência emocional?

Estamos o tempo todo prestando atenção nos sinais que o nosso corpo manda. É febre, dor de cabeça, prisão de ventre... A consciência emocional é quando agimos assim com as nossas emoções. É prestar atenção no que estamos sentindo, reconhecendo e dando nome às emoções que se manifestam com mais intensidade quando passamos por determinadas situações.
Leia mais
Você-sabe-o-que-é-consciência-emocional

Autoestima

Tenho recebido mensagens de pessoas dizendo que em meio a quarentena estão com a autoestima baixa, que por estarem em casa não estão se arrumando, e por isso, eu quero compartilhar com vocês uma história da minha filha...
Leia mais
Autoestima

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

A infância é uma fase marcada por transformações e crescimentos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. É uma fase do desenvolvimento e maturação neurocognitiva de grande importância. A família precisa estar atenta as respostas comportamentais e emocionais. Os motivos para buscar a Psicoterapia na infância são diversos. A psicoterapia infantil é um caminho para ajudar a criança a lidar com essas questões. Estimular para que aprendam a lidar de forma funcional com o conjunto de emoções, pensamentos e comportamentos desencadeados nas mais diversas situações.
Leia mais
Como-identificar-que-seu-filho-precisa-de-psicoterapia

Alimentação pode minimizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida das mulheres que pode trazer sintomas como ondas de calor, irritabilidade, ganho de peso, depressão, entre outros. A alimentação se torna importante no manejo destes sintomas e pode promover um bem-estar geral para as mulheres.
Leia mais
alimentação-pode-minimizar-os-sintomas-da-menopausa

Como lidar com a necessidade de controle?

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que, normalmente,são perfeccionistas, inflexíveis, rígidas. O objetivo principal desse mecanismo é obter segurança e não se sentir vulnerável com os imprevistos.
Leia mais

Como resolver sua autoestima?

Nesse vídeo vou te fornecer um instrumento que vai te ajudar a solucionar seus problemas com a sua autoestima. Tá achando que é milagre? Não! O resultado vai depender das suas atitudes, porém será satisfatório.
Leia mais
Como-resolver-sua-autoestima

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Leia mais

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This