Dificuldade-de-dizer-não---psicóloga---Suelen---Casule

Por que é tão difícil dizer “NÃO”?

Atualizado em 07/12/2018
Por Redatora Casule

Por que é tão difícil dizer “NÃO”?

Atualizado em 07/12/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por que é tão difícil dizer “NÃO”?

A palavra pode ser pequena, mas seu peso no nosso cotidiano é enorme. Tanto que para muitas pessoas é simplesmente muito difícil pronunciar a palavra “não”. Porém, sempre aceitar tudo traz diversos malefícios.

Saber dosar o “sim” e o “não” faz parte do amadurecimento emocional do ser humano. Se você é uma pessoa que tem dificuldade para dizer “não”, saiba que existem inúmeros fatores psicológicos por trás desse comportamento que está atrapalhando sua vida e pode até prejudicar sua saúde.

Negar alguma coisa a alguém pode ser muito difícil e desagradável. É muito comum que as pessoas optem pelo “sim” apenas para ver o outro feliz, para evitar a discórdia e até para não ter que assumir as consequências do “não”.

Querer sempre agradar

Alguns indivíduos têm a necessidade de sempre agradar os outros, e nesse cenário realmente fica difícil negar alguma coisa a alguém.

Toda vez que você ignora sua vontade de dizer “não”, você está dizendo não para si mesmo. Quem é “bonzinho demais” e aceita tudo o que os outros pedem, acaba deixando seus desejos pessoais em último lugar. Este tipo de pessoa ignora suas verdadeiras vontades e gostos, preferindo agradar os outros.

Muitas vezes, essa pessoa não consegue dar conta de tudo o que se prontificou a fazer, ficando perdida e estressada. De tanto dizer “sim” aos outros, e nunca para si, ela inevitavelmente explode, perde a linha e se cansa de todo o descaso e frustração que teve em sua vida.

Achar o problema do outro mais importante

Sim, de vez em quando a outra pessoa vai realmente ter um problema maior que o seu para resolver. Mas pensar sempre assim é sinal de autoestima baixa.

Nesses casos, o ideal é prestar atenção a como você se sente ao falar o “sim”. Caso a sensação seja ruim, alguma coisa está errada. Mas não precisa dizer um “não” imediatamente, e sim um “vou pensar”. Demonstre que você reconhece o sentimento ou a posição da outra pessoa, sem desmerecê-la, mas coloque também o seu lado da questão. E feche com o que você quer que aconteça, fazendo uma nova proposta.

Acreditar que pode fazer mais do que consegue

Por outro lado, uma autoestima nas alturas também pode tornar difícil dizer “não”. Uma pessoa pode considerar que é mais poderosa do que realmente seria possível e com isso tenta reunir para si um número exagerado de atividades. Nesses casos, é importante dizer “não” a si mesmo, entrando em contato com a realidade. Tudo na vida tem limite. É preciso saber muito bem o que se quer e estabelecer prioridades.

Temer um conflito

Esse talvez seja o motivo mais comum para evitar dizer “não”: medo de arrumar algum problema futuro, justamente por não saber lidar com ele.

Não querer rejeitar o outro

terapia-online-casule-banner

Outro problema da palavra “não” é que ela está intimamente ligada à rejeição. Muitos evitam negar justamente para não causar essa sensação ruim no outro, até como uma ação de reflexo, já que eles mesmos se sentem rejeitados com as negativas.

Entender os fatores psicológicos que sustentam sua dificuldade de dizer “não” é um grande passo para se libertar. Lembre-se: por trás de todo comportamento existe um pensamento e uma crença, e muitos padrões de comportamento da vida adulta são mecanismos de proteção para algum trauma do passado.

Três perguntas antes do “NÃO”

1. Eu quero?

Essa é uma questão importantíssima para fazer escolhas conscientes, mas não suficiente para as melhores escolhas. Após sabermos se queremos ou não fazer o que nos pedem, é importante seguirmos para a próxima pergunta:

 2. Eu posso?

Porque nem tudo o que queremos, podemos fazer. Às vezes dizemos sim sem poder, e entramos numa enrascada! A melhor escolha exige que reflitamos, também, se temos condições físicas e psicológicas de fazermos o que nos é pedido. Se não temos condições, é óbvio que a resposta é “não”. Mas se temos, passamos para a próxima questão:

 3. Eu devo?

É interessante nos perguntarmos se é conveniente fazermos o que nos é solicitado. Quais as consequências do “sim” ou do “não”? O que temos a ganhar ou perder?

Com essas três perguntas, várias combinações de respostas podem ser feitas para agirmos de forma consciente, quando solicitados por alguém.

Enfim, o mais importante é que cada um se dê conta de que dizer “não” ou “sim” é uma escolha. Pessoas que sempre dizem “sim” alegam não terem outra escolha. Na verdade, elas têm, mas não querem arcar com as temíveis consequências do “não”.

O certo é que o “não” que dizemos provavelmente causará incômodo. Os outros certamente se chatearão conosco, mas isso não é o fim do mundo. Para exigir que respeitem os nossos “nãos”, precisamos respeitar a chateação alheia. As pessoas são diferentes e ninguém é obrigado a gostar das nossas escolhas.

Fontes:

http://tribunadoceara.uol.com.br/blogs/papo-psi/comportamento/por-que-e-tao-dificil-dizer-nao/

http://www.sbie.com.br/como-dizer-nao-e-importante-para-o-amadurecimento-emocional/

https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/16473-por-que-e-tao-dificil-dizer-nao

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Por que é tão difícil dizer “NÃO”?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Por que é tão difícil dizer “NÃO”?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Por que é tão difícil dizer “NÃO”?.

0 comentários

Como organizar as finanças do casal
Como organizar as finanças do casal

Como organizar as finanças do casal

A primeira coisa que é importante saber é que não existe o que é o ideal para todas as pessoas, ou seja, não há uma forma adequada que vá se encaixar na vida de todos casais. Por isso, é importante que você e seu parceiro(a) conversem e estabeleçam qual vai ser a forma de organização financeira que vai ser melhor para o caso de vocês. Mas, há quatro formas principais para organizar a vida financeira do casal
voce sabe pedir ajuda
Você sabe pedir ajuda?

Você sabe pedir ajuda?

Você provavelmente passou por alguma situação em que sentia que precisava de ajuda , mas não conseguiu pedir. Parece simples, mas muitas pessoas resistem a isso e para elas, pedir ajuda pode representar não só assumir a própria fragilidade, como a exposição dessa fragilidade para outras pessoas.
devo comer de 3 em 3 horas
Devo comer de 3 em 3 horas?

Devo comer de 3 em 3 horas?

Quando se inicia um processo de reeducação alimentar e/ou emagrecimento é muito comum associar “dieta” com o ato de comer de 3 em 3 horas, este tipo de analogia na prática clínica é algo recorrente. Entretanto, quando surge este tipo de questionamento a resposta é: depende.

Você é uma pessoa perfeccionista?

Já ouviu falar sobre o perfeccionismo? Sabia que a longo prazo ele pode causar muitos prejuízos para nossa saúde mental e pode ser fator de risco para transtornos de ansiedade, depressão, burnout e transtornos alimentares?
Leia mais
Você-é-uma-pessoa-perfeccionista

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Leia mais
É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

Fui traído(a) e não consegui superar

É muito comum que pessoas decidam permanecer em um relacionamento mesmo após uma traição. A questão é que muitas vezes, a insegurança, a desconfiança e conflitos por causa disso tomam conta do relacionamento.
Leia mais
Fui-traído-e-não-consegui-superar

Síndrome da Boazinha: Você já ouviu falar sobre ela?

Você conhece alguém que sempre precisa da aprovação do outro, que se colocam em segundo plano, necessitam agradar todos ao redor e sentem dificuldade em dizer não, mesmo que não tenha tempo ou não tenha interesse para atender tais solicitações? Se sim, talvez você sofra com a “Síndrome da Boazinha”
Leia mais
Síndrome da Boazinha- Você já ouviu falar sobre ela

O que você precisa saber sobre timidez

Qual o limite entre a timidez natural e aquela que ultrapassa uma característica de personalidade mais reservada? Não devemos enxergar a timidez como algo ruim e que precisa ser tratada, a não ser que esteja causando prejuízos.
Leia mais
O-que-você-precisa-saber-sobre-timidez-BLOG

Esse texto é um resposta…

O que quer ser quando crescer? Com certeza você já ouviu algumas vezes esta pergunta quando era criança. Se é adolescente anda se perguntando sobre qual profissão seguir e tem se deparado com uma grande decisão que deverá tomar mais cedo ou mais tarde.
Leia mais
Esse texto é um resposta...

Por que me preocupo tanto?

Nós nos preocupamos com uma ampla variedade de coisas, desde tarefas mais simples do dia a dia, como não atrasar-se para um compromisso, até problemas mais graves e complexos.
Leia mais

O que faz um casamento dar certo ou dar errado?

O para sempre, sempre acaba! Homem não presta! Casou, acabou! Você já deve ter escutado e até ter sido vítima de alguma dessas crenças que nos são passadas de geração em geração. Mas será que são regras ou apenas crenças?
Leia mais
O-que-faz-um-casamento-dar-certo
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This