Comportamento agressivo,motivos e consequências!
18 de março de 2016
HIV Superando o diagnóstico.
22 de março de 2016

O que é inteligência emocional?

Pode ser entendido como a capacidade de administrar nossas emoções de forma que facilite atingir nossos objetivos.

Parece muito obvio agora, mas foi preciso que o psicólogo Daniel Goleman nos alertasse sobre a importância  das emoções em tudo o que fazemos e quais objetivos atingimos.

O mais bacana do termo “inteligência emocional” é que ele nos remete automaticamente a influencia de nossos pensamentos sobre nossas emoções. Ser inteligente é ser capaz de pensar com clareza, é sermos capazes de pensar com objetividade sobre nossas emoções, isso pode nos oferecer controle sobre nós mesmos.

Cada vez que alguém perde uma oportunidades por ficar morto de vergonha de falar com o chefe, cada vez que alguém deixa de fazer aquela viagem maravilhosa porque tem pânico de avião, faz loucuras porque morre de ciúmes, são vezes em que não foram inteligentes emocionalmente. Não usaram a inteligência a emocional.

Inteligência emocional pode ser inata mas também pode ser aprendida.  Acredito que todos podem ter potencial para ser inteligentes, mas talvez precisem de treino.

Para sermos inteligentes emocionalmente precisamos respeitar nossas emoções, valida-las, ou seja, nos dar o direito de sentir o que sentimos mas trabalhar estas emoções para que elas não nos dominem quando forem prejudiciais.

Pode ser muito bom nos entregar as emoções positivas, nos entregar ao amor, ao desfrute de uma conquista, a saborear um bom momento. Mas quando suas emoções estiverem limitando sua vida e bloqueando sua felicidade está na hora de ser inteligente e tentar gerenciar estas emoções de forma que trabalhem a seu favor.

Por exemplo, você precisa falar com uma pessoa que te deixa muito nervosa. Se não for inteligente a nível emocional você poderá ter uma destas atitudes:

– Fugir, inventar uma desculpa e nunca falar com a tal pessoa.

– Falar de forma brusca e nada elegante colocando a perder qualquer chance de sucesso.

– Falar o que não queria e ceder mais do que deveria.

Mas, ao usar a inteligência emocional a assertividade poderá aflorar, talvez você consiga dizer o que precisa de forma elegante e firme.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/inteligencia-emocional.html

CONTEښDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Redatora Casule
Redatora Casule
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta
CONTEښDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Fechar
 E aí? Vamos conversar?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
close-link

Agende a sua Sessão aqui!
Primeira sessão R$ 100,00 (Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição)

PRÓXIMO PASSO →
fechar
Agendar Sessão