O-que-é-e-o-que-faz-um-profissional-de-Coaching-casule
O que é e o que faz um profissional de Coaching?
4 de novembro de 2017
O-que-é-Self-Coaching-casule
O que é Self Coaching?
6 de novembro de 2017

O que comer antes e durante a prova do Enem?

O que comer antes e durante a prova do Enem - casule

A dica mais importante é: Consuma sempre o que você está habituado! Evite se aventurar nas vésperas e no dia da prova, você pode ter surpresas desagradáveis. Mas como falta um tempinho para a prova, ainda dá tempo de acrescentar novos hábitos saudáveis para seu organismo já ir se acostumando com uma nova rotina.

Então, vou deixar aqui algumas dicas para você potencializar sua memória, seu aprendizado, seu raciocínio e seu foco durante a prova, consumindo alimentos ricos em:

  • Ômega 3: encontrado nos peixes e na linhaça;
  • Selênio: rico na castanha do para, castanha de caju, avelã e semente de girassol;
  • Vitamina B6: encontrado na banana, semente de girassol, semente de abóbora, espinafre, abacate, frango e levedura de cerveja;
  • Colina: encontrada nos ovos, carnes, leites e leveduras;
  • Magnésio: encontramos na semente de abóbora, amêndoa, aveia, abacate, gergelim, grão de bico, batata, couve e espinafre;

Também é bem interessante que você acrescente açafrão da terra na sua comida, além de deixa-la mais bonita e gostosa ela protege e regenera suas células neurais.

Então nutri, o que seria interessante consumir no dia da minha prova? Bom! Vou deixar aqui algumas sugestões:

Café da manhã: Ovos mexidos com azeite, banana amassada com aveia, linhaça, semente de girassol e canela, e um cafezinho. Esse desjejum é um exemplo de refeição rico em proteínas, carboidratos e gorduras de boa qualidade, trazendo também nutrientes que irão favorecer sua concentração e memória, além de trazer bastante saciedade e bem estar.

Almoço: Realize a sua refeição, pelo menos, 1h e 30min à 2h antes da prova. Opte por saladas bem variadas regadas com azeite para te ajudar na saciedade. Para a proteína você pode escolher peixes, peito de frango, ovos, ou opções veganas como bolinho de grão de bico, cogumelos, etc. O importante é evitar carnes vermelhas e gordurosas pois o processo digestivo é lento causando sono durante a prova. E para escolher um carboidrato de boa qualidade você pode consumir arroz ou legumes como batatas, inhame, mandioca, moranga, e legumes que não contém muito carboidrato mas que te darão um aporte muito bom de nutrientes e fibras, como, vagem, quiabo, chuchu, abobrinha, cenoura etc. Neste dia é bom evitar o excesso ou o consumo de repolho, batata doce, couve flor, feijão, pois podem provocar flatulências ou desconfortos abdominais.

Durante a prova: Levar uma garrafinha de água é algo muito importante, pois a desidratação leva à redução do rendimento e concentração durante a prova, então hidrate-se ao longo do dia e durante a prova! Como opções de lanche você pode levar frutas in natura, frutas desidratadas, castanhas, barrinhas de cereal (receitinha no final) e chocolate no mínimo 50% cacau. Esses alimentos te deixarão mais relaxados e concentrados durante a prova. E qual é o momento certo de consumi-los Nutri? Na hora em que você estiver com fome, ou quando perceber que seu rendimento diminuiu, mas evite consumi-los no início da prova.

E o que se deve evitar de comer antes e durante a prova?

O açúcar é um grande vilão nessas horas, então doces e bebidas açucaradas vão te dar um pico de glicose e depois uma queda, causando sono, redução da concentração e do rendimento, portanto, evite esses alimentos no período de estudo e no dia da prova.

Evite o consumo de álcool na semana da sua prova, além da velha ressaca, o álcool é extremamente oxidativo, gerando um estresse muito grande para o organismo e causando danos à sua memória.

Evite se alimentar em lanchonetes e bares nas vésperas da prova. O risco de intoxicação alimentar é muito alto, e esse não é o momento para se aventurar em comidas diferentes, dê preferência à comida caseira.

Por fim, durma bem! Boas noites de sono faz com que o cérebro fixe na memória todo aprendizado do dia além de te proporcionar concentração e bem estar no dia seguinte.

Barrinha de cereal é uma das opções que as pessoas sempre levam para a prova, mas como saber qual é a melhor? Para escolher uma boa barrinha de cereal é importante você olhar no rótulo a lista de ingredientes, nesta lista é importante que não tenha nomes que você não conhece e nomes como xaropes de glicose, xarope de milho, chocolate ao leite, como uma das primeiras opções da lista de ingredientes (pois isso quer dizer que é o produto que mais tem na barrinha), ou seja, quanto mais natural melhor! Então vou deixar aqui uma receitinha de uma barrinha de cereal saudável para você fazer e consumir na hora do estudo e levar para comer durante a prova. Além de ficar uma delícia, essa receitinha possui alimentos ricos em triptofano que te ajudarão a relaxar durante a prova!

Ingredientes:

  • 1 banana prata
  • 2 colheres de sopa cheias de aveia em flocos
  • 1 colher de sobremesa de cacau em pó
  • colher de café rasa de canela
  • Amendoim e castanhas quebradas que você preferir

Modo de preparo: Em uma vasilha amasse a banana com um garfo, misture a aveia, cacau e a canela, formando uma massinha, e depois acrescente as castanhas. Modele no formato de barrinhas e leve ao forno em um tabuleiro com papel manteiga untado com óleo de coco ou manteiga. Asse por aproximadamente 15 minutos, se precisar vire para dourar os dois lados. E é só esperar esfriar.

Espero que essas dicas te ajudem a estar mais perto do seu objetivo! Tenha uma ótima prova!

Comentários

comentários

Marilana Zamagno
Marilana Zamagno
Sou Nutricionista e minha maior missão é ajudar mulheres a recuperarem sua autoestima, a voltarem a se olhar no espelho com mais alegria, e a ganharem mais saúde e vitalidade para brincarem com seus filhos. Acredito que é possível ser saudável curtindo os melhores momentos com a família e os amigos.

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta