O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto - tiago curcio
O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto?
5 de janeiro de 2018
Psicodermatoses, problemas emocionais desencadeados na pele - casule
Psicodermatoses, problemas emocionais desencadeados na pele
6 de janeiro de 2018
Ideias Para Melhorar a Empresa - tiago curcio

O conceito de melhoria contínua tem sido cada vez mais adotado pelas organizações, pois, através dessa busca, é possível atingir resultados extraordinários. Existem diversas medidas que podem ser adotadas com o intuito de aperfeiçoar os processos internos e os produtos ou serviços entregues ao consumidor. Pensando nisso, irei compartilhar algumas práticas efetivas e ideias para melhorar a empresa como um todo, incluindo os colaboradores, que são uma parte tão importante na busca pela excelência.

7 Ideias Para Melhorar a Empresa e Buscar a Excelência

Um projeto de melhorias em uma empresa deve ter como objetivo mais do que apenas aumentar a produção, é preciso ir além para se chegar ao máximo da eficiência. Existem diversos aspectos que devem ser considerados para que as mudanças sejam verdadeiramente efetivas e que promovam uma transformação positiva. Veja quais são eles.

1 – Pesquisas de Satisfação Com Clientes

Considerado o “Pai da Administração Moderna”, Peter Drucker afirmou que tudo aquilo que pode ser medido pode ser melhorado. Isso significa que, ao realizar pesquisas de satisfação com clientes, por exemplo, é possível conhecê-los melhor e entender o que realmente desejam. Afinal, aqueles que consomem os seus produtos ou serviços são os que mais podem contribuir com um projeto de melhorias.

Hoje em dia, a internet possibilita que pesquisas de satisfação sejam realizadas com muita praticidade e de forma gratuita, por meio de formulários online. É uma ideia que pode ser colocada em prática em qualquer negócio. Minha sugestão é que seja reunida uma equipe para definir as questões a serem abordadas, sempre levando em consideração aquilo que for mais importante para a organização avançar.

2 – A Importância da Gestão de Pessoas

Considerar os colaboradores por um viés humanizado é parte importante para que as melhorias sejam colocadas em prática. Dizem que a motivação é algo que está dentro de cada indivíduo, entretanto, deve-se considerar que os fatores externos também têm sua influência sobre a forma com que cada um se sente e se comporta. Numa empresa isso não é diferente.

Quando são verdadeiramente valorizados, os funcionários se sentem muito mais motivados a darem a sua contribuição para melhorar a companhia em que trabalham. Então, é fundamental inclui-los no processo, pedindo suas sugestões e, depois, apresentando as mudanças que serão posteriormente implementadas. Os treinamentos são outra opção que podem trazer muitos benefícios para o desenvolvimento da equipe.

3 – Liderança Positiva

Se os colaboradores são parte importante de um processo de melhoria, os líderes também devem ser considerados. Afinal, eles são como maestros e atuam guiando a equipe no caminho que devem percorrer para se atingir os resultados esperados. O ideal é que a liderança seja focada em construir relacionamentos positivos e produtivos para todos, proporcionando um clima agradável e de desenvolvimento e fomentando sempre grandes resultados.

Oferecer cursos de liderança para os gestores é uma ótima maneira de prepará-los para agir com a equipe de forma mais assertiva e para que sejam mais do que apenas chefes. É fundamental que eles saibam como construir uma relação de confiança com seus liderados, para que o compartilhamento de feedbacks seja algo que estimule o crescimento e não visto como uma ferramenta usada apenas para apontar defeitos.

4 – Identificação de Desperdícios

Os desperdícios vão muito além de deixar luzes acesas sem necessidade. Dentro de uma empresa existem diversos aspectos que devem ser considerados para eliminar custos desnecessários, em todos os setores. Em se tratando de TI, por exemplo, é interessante analisar se todas as assinaturas dos softwares adotados pela organização estão sendo usadas. Esse é um detalhe que poucos consideram, mas que pode ser um gerador de despesas desnecessárias.

É preciso enxergar os custos através de outro prisma, pois, muitas vezes, o costume de realizar determinada tarefa de uma mesma forma impede que se perceba que estão sendo utilizados mais recursos do que o necessário. O chamado job rotation, que é a troca temporária dos colaboradores de função, é uma maneira interessante de obter uma nova visão a respeito dos processos e identificar desperdícios.

5 – Investimentos em Marketing Digital

Atualmente, qualquer empresa que deseje se destacar no mercado precisa ter presença online. Além de ter a possibilidade de utilizar diversos tipos de ferramentas para chegar onde o seu cliente está, é possível criar campanhas com orçamento bem menor do que seria em outros veículos de comunicação. Outro ponto positivo está na facilidade de medir o desempenho dos anúncios, possibilitando que se conheça o que traz melhores resultados.

Algumas formas efetivas de marketing digital incluem o uso das redes sociais, anúncios no Google e a inserção de banners em sites que tenham relação com os interesses do seu público. Essa sugestão irá ajudar a melhorar a sua empresa em dois aspectos: otimização de custos e a possibilidade de destinar os anúncios para pessoas que realmente possam vir a se interessar pelo seu produto.

6 – Inovar é Preciso

A inovação é um conceito que tem sido cada vez mais adotado nas empresas. Com a grande concorrência do mercado, é preciso oferecer algo novo para conquistar a preferência dos clientes. Isso pode ser realizado tanto por meio dos produtos ou serviços, quanto através de um atendimento personalizado, para que o consumidor sinta que está sendo valorizado.

Cada organização pode encontrar formas diferentes de inovar, de acordo com os seus objetivos e área de atuação. Como citei em outros dois itens deste artigo, contar com a participação dos colaboradores e ouvir a opinião dos clientes também são formas efetivas de planejar melhor as inovações a serem desenvolvidas e colocadas em prática.

7 – Estabelecer uma Cultura Empresarial

Toda empresa possui uma cultura e ela pode ter sido ou não criada pelos seus donos e líderes. Basicamente, cultura empresarial é o conjunto de comportamentos e valores seguidos pelos membros de uma mesma organização. Quando não há uma cultura oficial, por assim dizer, abre-se espaço para que comportamentos inadequados sejam adotados como um padrão.

Estabelecer uma nova cultura em uma companhia é algo que pode demorar certo tempo e requer muito trabalho. Entretanto, os benefícios obtidos através dessa ação compensam todo o esforço. Uma empresa em que colaboradores e gestores são guiados pelos mesmos valores, consegue melhorias nos mais diversos aspectos, que vão desde um clima mais agradável e produtivo até uma maior satisfação dos seus clientes.

Para que as ideias de melhoria sugeridas sejam implementadas com sucesso, é fundamental que haja o envolvimento em todos os níveis dentro da organização, das lideranças aos funcionários. A contribuição de cada um é realmente capaz de promover transformações positivas e resultados extraordinários. Lembre-se disso, aproveite e coloque estas ideias e melhore sua empresa continuamente.

Copyright: 373330723 – https://www.shutterstock.com/pt/g/skintonestudio

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/ideias-para-melhorar-a-empresa/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta