família é o primeiro grupo de pessoas que um indivíduo conhece ao chegar ao mundo e é através dela que ele terá as primeiras noções de amor e respeito. Com o passar do tempo, por mais que se aumente o convívio social, os laços familiares continuam sendo extremamente importantes para os seres humanos. Fortalecer e valorizar a relação entre pais, filhos e irmãos se torna sempre necessário, principalmente em uma época em que muitos têm uma rotina corrida e acabam deixando isso de lado.

Conselhos Para Fortalecer os Laços Familiares

Adotar hábitos considerados simples pode ajudar no fortalecimento da união entre familiares, formando uma rede de apoio com a qual todos poderão contar. Saber que tem pessoas te esperando em casa ao final de um dia cheio de trabalho serve como um combustível para os seres humanos. Quanto mais unida uma família for, mais fortes, confiantes, seguros e motivados serão os seus membros.

Pensando nisso, para te ajudar a unir mais a sua família, preparei algumas dicas que irão te auxiliar nessa missão tão especial e importante.

1 – A Importância o Diálogo

Mesmo dentro de uma família, é natural que existam divergências de opiniões sobre determinados assuntos. A diferença está na forma com a qual os indivíduos irão lidar com essa situação. Um dos elementos primordiais da união é o diálogo, pois é apenas através dele que será possível encontrar o entendimento e se dar a oportunidade de aprender com o outro.

Sempre que surgir algum conflito entre os seus familiares, mesmo que não esteja diretamente envolvido, procure incentivar a conversa. Através de um bate-papo franco e respeitoso será possível que cada um exponha a sua posição e, juntos, cheguem ou não a um consenso. Afinal, nem sempre os dois lados chegarão a uma conclusão comum, contudo, o importante é que se entendam e aprendam a respeitar aquele que pensa diferente.

2 – Façam Refeições Juntos

Para muitas famílias, conseguir reunir todos os membros em volta da mesa para um almoço ou jantar é uma tarefa o tanto quanto desafiadora, principalmente por conta da rotina atribulada. Entretanto, se todos se esforçarem e transformarem isso em uma meta, pode ser possível conseguir fazer essa reunião pelo menos uma vez por semana.

O que para muitos é algo banal, se mostra uma excelente maneira de fortalecer os laços familiares. O ato de estarem todos juntos, fazendo uma refeição, irá promover um ambiente propício para o diálogo e o relaxamento. Isso é necessário porque, curiosamente, o fato de morarem juntas faz com que muitas pessoas conversem pouco e acabem se distanciando.

3 – Façam Atividades Juntos

Muitos indivíduos passam mais tempo com os amigos do que com os seus próprios familiares, o que faz com que as relações se tornem cada vez mais distantes. Outra forma interessante de estreitar os laços é realizando atividades juntos, o que pode incluir desde uma ida ao cinema juntos até a prática de um esporte ou um hobby.

Uma sugestão interessante tem bastante ligação com a dica anterior. Que tal reunir todos para, além de saborearem, também prepararem o jantar? Assim, cada um irá contribuir realizando uma atividade e, enquanto cozinham, podem conversar mais. Tenho a certeza de que essa refeição ficará ainda mais saborosa e especial.

4 – Aprendam a Exercer o Perdão

perdão é outro elemento muito importante para uma boa relação entre familiares. Através dele é possível eliminar as mágoas do passado e dar espaço para bons sentimentos e novas experiências. É interessante que os pais ensinam seus filhos a perdoarem desde pequenos, para que cresçam com esse pensamento e o passem adiante e também exercitem isso como um bom exemplo do que dizem e fazem.

Participe e aprenda mais sobre bem-estarPowered by Rock Convert

Ao aprender a perdoar, os membros de uma família conseguirão ver também nas diferenças entre eles algo positivo, que os permite trocar experiências e se completar, e não transformar as divergências de pensamentos num ponto negativo, que gera mágoas. Além disso, estarão dando exemplo aos mais novos para que, desde cedo, entendam a importância de perdoar o outro e, também, se perdoar. O perdão faz com que os indivíduos consigam aprender através dos erros, dando a eles um novo significado.

5 – Falem Sobre Sentimentos

Muitas famílias conversam sobre os mais diferentes assuntos, menos a respeito daquilo que estão sentindo. Com isso, um não tem conhecimento verdadeiro sobre o outro, pois não conhecem os seus sentimentos. Para que todos se sintam à vontade para se abrir, é fundamental que haja abertura para tal e, principalmente, que não haja julgamentos.

A melhor maneira de quebrar um tabu, e falar sobre sentimentos é realmente um grande desafio para muitas famílias, é transformá-lo em algo natural. Então, é aconselhável que os pais deem o exemplo aos seus filhos, mostrando que aquilo que estão sentindo é tão importante quanto qualquer outra informação e, por isso, deve ser valorizado e ouvido com atenção.

6 – Formem uma Rede de Apoio

Independente se os filhos são pequenos ou se já são adultos e moram em outra casa, é possível que todos sejam parte de uma rede de apoio. Trata-se de uma espécie de sistema em que todos se ajudam mutuamente, tanto em relação a favores práticos quanto a apoio emocional. É importante que todos se esforcem para se ajudar, pois a troca é fundamental para que a rede se mantenha firme.

Hoje em dia, a facilidade em se comunicar através de aplicativos, possibilita que todos estejam conectados a todo o momento, mesmo que estejam fisicamente distantes. Dessa forma, é possível falar quando alguém precisar de algo e, também, oferecer ajuda. Lembre-se que a sua família é o seu alicerce e, por mais que se tenha ótimos amigos, deve ser sempre uma prioridade.

7 – Respeitem as Individualidades

Por fim, um ponto de grande importância a ser considerado pelas famílias é a individualidade. Afinal, mesmo que tenham parentesco próximo, as pessoas costumam apresentar diferenças de comportamento, temperamento e opiniões e isso deve ser respeitado para que todos se sintam à vontade para serem que são. Aqueles que são mais comunicativos, por exemplo, devem compreender os mais reservados e vice-versa.

A família é uma das maiores riquezas que uma pessoa pode ter. Manter laços fortes e positivos com seus entes queridos irá lhe proporcionar uma vida muito mais plena, pacífica, amorosa e feliz. Através do amor, da compreensão, carinho e do respeito mútuo será possível conservar essa união para sempre. Ame e honre a sua família, ela é parte da sua história.

Copyright: 745642519 – https://www.shutterstock.com/pt/g/verganifotografia

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/fortaleca-seus-lacos-familiares/

Share This