O que é a Terapia Infantil?

A terapia infantil é uma área da Psicologia direcionada ao atendimento com criança, onde a mesma expressa nas atividades lúdicas maneiras próprias de pensar, sentir e se comportar, configurando assim um mundo de fantasias somente dela. Diante das necessidades psicológicas da criança, o processo terapêutico pode ser um grande aliado no resgate da saúde mental e das relações de afeto entre pais e filhos. Desta forma, a terapia infantil visa desenvolver na criança, meios para que ela possa lidar com o mundo a sua volta de maneira mais saudável.

 

Quando procurar?

É fundamental procurar a terapia infantil quando o estado emocional e/ou comportamento da criança estiver causando sofrimento à própria criança e as pessoas com que convive, suas relações sociais e/ou o desempenho escolar.

 

Como funciona a terapia infantil?

As crianças são frequentemente encaminhadas à terapia em função de seus problemas de comportamento ou emoções. A terapia infantil funciona da seguinte forma. Primeiro, precisa-se ter uma visão geral e descritiva, identificando os problemas e o funcionamento geral da criança. Depois de identificar os sintomas, os terapeutas investigam os fatores cognitivos, emocionais e comportamentais para então direcionar o atendimento.

 

O que é trabalhado?

Na terapia infantil trabalha-se com os comportamentos, as emoções e as cognições da criança, utilizando de atividades e métodos lúdicos fazendo com que a psicoterapia seja um processo estimulante e descontraído.

 

Qual o papel do psicólogo terapeuta?

A função do psicólogo é tornar o dia-a-dia da criança o mais confortável possível. É muito importante também que o psicólogo adote uma postura de suporte, criando em conjunto com a criança estratégias de intervenção para diminuir, aliviar, e até eliminar o sofrimento, de modo a restabelecer o bem-estar e o equilíbrio emocional.

 

Onde fazer?

É de grande importância que os pais e/ou responsáveis procurem clínicas preparadas e direcionadas para o atendimento com crianças. Na Casule temos profissionais capacitados para realizar a Terapia Infantil. Escolha o profissional indicado aqui.

 

Perguntas Frequentes

Como é um consultório direcionado aos atendimentos com crianças?

É pertinente dispor de uma mesa de tamanho adequado para que o terapeuta e a criança possam se acomodar para desenhar. Os materiais utilizados nos atendimentos são: lápis de cor, pincel, giz de cera, cola, tesoura, folha, etc.. Alguns brinquedos como, por exemplo, legos, fantoches, bichos, casinhas de bonecas, instrumentos musicais, carrinho, tecidos, bolas e quadro negro também fazem parte do consultório infantil.

Porque a brincadeira pode ajudar?

O brincar é importante não só como ferramenta de trabalho para o terapeuta, mas também como uma forma saudável da criança elaborar melhor seus sentimentos. Com a brincadeira, o terapeuta observa como a criança expressa suas emoções e como reage às frustrações, perdas, expectativas e, através disso, faz a sua intervenção buscando fortalecer o aspecto emocional da criança.

Como a psicologia infantil ajuda a criança?

O psicólogo infantil trabalha na intenção de oferecer um ambiente onde a criança se sinta acolhida, segura e confiante. A psicologia infantil pode ajudar a criança a se restabelecer de forma mais saudável e também pode orientar os pais para a continuação do processo de melhora em casa.

Qual a diferença da terapia infantil para a terapia com adultos?

Para expressar suas emoções os adultos recorrem à fala como sua principal forma de expressão. Já as crianças não sabem explicar como se sentem emocionalmente, ao invés de verbalizar, as crianças expressam melhor suas emoções de forma lúdica através de jogos, histórias, desenhos e brincadeiras.

Conheça nossos especialistas neste assunto aqui

 
 

Depoimentos

O que nossos clientes estão dizendo sobre isto...

  • Riliann Costa
    Há um tempo atrás, eu enfrentei a pior fase da minha vida. a história quase acabou de maneira trágica. felizmente eu conheci a clinica Casule no momento certo, e principalmente a psicologa Nayara, que foi um divisor de águas na minha vida. Com do tratamento hoje estou infinitamente mais leve e tranquilo. Tenho uma visão das coisas e de mundo totalmente diferente hoje, uma visão mais clara e calma, e consigo passar pelas dificuldades da vida sem transtornos. eu tenho muito que agradecer a clinica, e principalmente a Nayara, serei eternamente grato por tudo, principalmente por toda a atenção que recebi, mesmo fora de horário de trabalho. um dia espero retribuir tudo que fizeram por mim. Obrigado por tudo de coração, Nayara =)
    5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente!
    5 estrelas
    Maria Fernanda
  • Mariana Toledo
    Clínica com ótimos profissionais 😀 Adorei minha dieta elaborada pela nutricionista Tatiane Ribeiro .
    5 estrelas
  • Maria Das Graças Oliveira
    Um excelente local para se encontrar serenidade e auto-controle. Adoro as sessões de psicoterapia com a Nayara. Profissional séria, responsável, que chega ao nosso coração na primeira consulta.O acolhimento que todos nós precisamos.O atendimento é diferenciado e o carinho e atenção da minha linda e gentil psicóloga é tudo de que eu preciso.
    5 estrelas
  • Maria José Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Indico a psicóloga Nayara, de grande competência!!
    5 estrelas
  • Fernanda Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Recomendo a psicóloga Nayara, a qual eu tenho grande confiança!
    5 estrelas
  • Vágner Benatti Fernandes
    Encantado por ter encontrado Cristiane Schumann e sua equipe. Com inteligência, afeto e paciência, nos ajuda, a mim e a minha família, a nos conhecer e a sermos o melhor que pudermos e conseguirmos. Lugar de metamorfoses... Gratidão. 5 estrelas
  • Wanderson Leite Lacerda
    Não basta o conhecimento da Psicologia para se fazer psicologia. Ela precisa ser feita com alma, que se traduz no sentido que se dá ao paciente em aprender a amar a si mesmo, com repercussão no amor aos outros. Quando se reconstrói cognições distorcidas ou dilaceradas, é a Psicologia agindo com alma, ofertando o sentido de viver. Isso você encontra na Casule Saúde e Bem-estar.Competência e segurança, além de muito amor ao próximo, você comprovará na dedicação da Cristiane Schumann. Não tenha medo em conferir. 5 estrelas
  • Erika Scoralick Rooke
    Indico muito a profissional Nayara. Excelente pessoa e terapeuta. 5 estrelas
  • João Francisco
    Ótimo clínica! Equipe muito profissional. Ingrid secretária um amor de pessoa. Nayara psicóloga maravilhosa, muito competente! Recomendo! 5 estrelas
  • Sergio Antonio da Silva
    São excelentes profissionais, fiquei impressionado com o atendimento que minha filha teve. Eu recomendo 5 estrelas
  • Kamila Toledo
    Lugar organizado, acolhedor e de fácil acesso. Profissionais qualificados, atenciosos, pontuais e que garantem um trabalho ímpar. 5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente! 5 estrelas
  • Giovana Scoralick Rooke
    Ótimo ambiente e excelentes profissionais! Super indício, e em especial recomendo a profissional Nayara! Vcs irão amar, muito atenciosa e competente ! 5 estrelas
  • Maria Aparecida Henriques
    Atendimento impecável, seriedade e competência. Agradeço pelo trabalho realizado comigo.Aplaudo e parabenizo a equipe pela dedicação dada aos clientes. 5 estrelas
  • Flávia De Sales Guilarducci
    Ahh eu tenho um carinho especial pela clínica. Trabalho incrível, local organizado e acolhedor! Profissionais dedicados e especializados resultam em ótimo atendimento! Fui paciente por um ano e minha melhora é imensurável. Agradeço em especial a linda e excepcional Nayara, que com muita dedicação e atenção me fez uma mulher capaz de lidar melhor com os sentimentos, emoções e dificuldades! Super recomendo o trabalho dessa equipe! 5 estrelas
  • Giovanni Bergamaschine
    É um atendimento impecável, carinhoso, exclusivo, onde as psicólogas são todas de uma atenção inigualável. Super Recomendo!   5 estrelas
  • Sandra Helena
    Excelente trabalho profissionais competentes e dedicadas!!! 5 estrelas
 

Marque sua sessão agora!

 
Escolha a melhor opção e faça o pré-agendamento da sua sessão.
Nossa equipe vai confirmar o horário e vai te contactar.

Perguntas Frequentes

O psicólogo vai me falar o que eu tenho que fazer?
É comum o paciente ir para a terapia acreditando que receberá respostas para o problema que está enfrentando, esperando opiniões que o direcione para uma ação específica. Na verdade não é essa a função do Psicólogo. Precisamos pensar que o paciente não irá permanecer em terapia para sempre, então, é preciso ensinar o paciente a corrigir os erros cognitivos que comete, a pensar de forma mais ampla e menos negativa sobre os problemas e se conhecer melhor, para que possa enfrentar seus problemas sem precisar do aval de terceiros, todo o tempo.
O psicólogo vai contar o que eu falo para alguém?
Fique tranquilo, todo psicólogo responde a um código de ética, que o impede de contar ou divulgar o que é tratado no ambiente de tratamento psicológico para outras pessoas, isso é sigilo profissional! A única exceção é em casos em que haja algum risco para o paciente ou terceiros. Então, busque um bom profissional e fique tranquilo!
O psicólogo pode atender a mim e outras pessoas da minha família?
O Psicólogo deve estar sempre atento a este tipo de situação. Não há recomendação para que o profissional atenda mais de uma pessoa da mesma família. Em casos assim, o terapeuta deve encaminhar para outro profissional, pois possivelmente acontecerá um choque de informações que não será sadia para o andamento do tratamento. Em caso de parceiros, deve-se investigar a demanda de atendimento em uma terapia de casais.

Notícias relacionadas

Estas notícias estão relacionadas com o conteúdo desta página. Leia mais e deixe o seu comentário ;)

Agende agora mesmo a sua primeira consulta

 
Marcar Consulta