O que é a Terapia Cognitivo-comportamental?

A Terapia Cognitivo-comportamental é uma abordagem desenvolvida por Aaron Beck e sua equipe e utiliza método cientifico para sua construção, propondo intervenções clínicas.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), busca intervir em quadros de transtornos mentais, bem como em déficit de habilidades para relações interpessoais e resoluções de problemas. Essa proposta terapêutica também atua em contextos hospitalares e sociais.

Seu trabalho pode incluir a colaboração de outros profissionais da saúde: médicos (principalmente psiquiatras), fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros.

 

Quando procurar?

A busca por ajuda terapêutica se dá sempre que a pessoa se sente incomodada com padrões de comportamentos que apresenta ou quando as relação sociais se tornam comprometidas pelos sintomas apresentados.

A demanda parte da presença de algum transtorno psicológico, por dificuldades de resolução de problemas, déficit de habilidades específicas, problemas de adaptação a mudanças, ou dificuldades outras.

 

Como funciona a Terapia Cognitivo-comportamental?

Essa psicoterapia parte da ideia de que a forma como pensamos interfere na forma como nos sentimos e, consequentemente, em como nos comportamos. Tal relação entre pensamento, sentimento e comportamento é marcada por influências mútuas e interrelações constantes.

Diante de um evento, os pensamentos que emergem em nossa consciência, de forma espontânea e não deliberativa, são chamados de pensamentos automáticos. Eles podem ter a forma de frases ou imagens e são formados a partir de crenças, que podem ser centrais ou intermediárias.

A partir das crenças centrais, criamos regras para nos posicionar diante de situações avaliadas por nossos pensamentos, as quais são chamadas de crenças intermediárias. Elas, em sua grande maioria, se apresentam em um princípio lógico de “se…então…”, como: se não sou boa, então é melhor não tentar essa vaga de emprego.

As crenças centrais são mais enraizadas e mais significativas na vida da pessoa, definem características e relações com o mundo, por exemplo: não tenho valor, não posso contar com ninguém, não sou correspondido em minhas relações, etc. Funcionam como “óculos” para leitura do mundo, filtrando informações de acordo com a percepção já estabelecida.

Quando criamos percepções (que podemos chamar de crenças cognitivas) distorcidas em relação à realidade vivida, seja de nós mesmos, do mundo e/ou do futuro, temos reações pouco adaptadas ao meio.

Dessa forma, surgem problemas que podem precipitar ou manter sintomas e transtornos psicológicos. Essas distorções de pensamento são focos da Terapia Cognitivo-Comportamental.

 

O que é trabalhado?

O principal objetivo terapêutico é atingir as crenças centrais dos pacientes e, através da reestruturação cognitiva, torná-las mais adaptadas e funcionais em relação ao contexto da pessoa.

É importante, ainda, o desenvolvimento de habilidades específicas, de resolução de problemas, de mudanças comportamentais, entre outros pontos fundamentais que auxiliam na construção de um novo modelo de percepção pessoal e do mundo.

A Terapia Cognitivo-comportamental tem como características: sessões estruturadas, objetivos definidos, foco no presente (apesar de não desconsiderar o passado, seu foco está no presente), é colaborativa e diretiva.

 

Qual o papel do terapeuta cognitivo-comportamental?

O psicólogo que atua com essa abordagem trabalha com metas, com constantes feedbacks por parte dele e do cliente, e considera a relação terapeuta-paciente fundamental para os avanços clínicos.

Um dos principais métodos de intervenção é a psicoeducação, que propõe ensinar ao paciente todo o mecanismo de funcionamento da tríade cognitiva (relação entre pensamento, sentimento e comportamento), bem como dos sintomas apresentados.

Além disso, ele possui uma postura empática e busca promover o continuo desenvolvimento do paciente.

 

Onde fazer?

As sessões são realizadas em consultórios e clínicas especializadas. Apenas pessoas com graduação em psicologia e formação em terapia cognitivo-comportamental estão hábeis para exercer essa prática.

Conheça nossos especialistas neste assunto aqui

 
 

Depoimentos

O que nossos clientes estão dizendo sobre isto...

  • depoimento-lilian-gardenia-clinica-casule
    Já fui porque precisava de uma mãozinha na organização da minha mente, que hoje com o apoio da psicóloga Auxiliatrice está na mais perfeita ordem, o apoio que recebi foi fundamental na minha vida naquele momento confuso. Leia mais
    5 estrelas
  • Riliann Costa
    Há um tempo atrás, eu enfrentei a pior fase da minha vida. a história quase acabou de maneira trágica. felizmente eu conheci a clinica Casule no momento certo, e principalmente a psicologa Nayara, que foi um divisor de águas na minha vida. Com do tratamento hoje estou infinitamente mais leve e tranquilo. Tenho uma visão das coisas e de mundo totalmente diferente hoje, uma visão mais clara e calma, e consigo passar pelas dificuldades da vida sem transtornos. eu tenho muito que agradecer a clinica, e principalmente a Nayara, serei eternamente grato por tudo, principalmente por toda a atenção que recebi, mesmo fora de horário de trabalho. um dia espero retribuir tudo que fizeram por mim. Obrigado por tudo de coração, Nayara =)
    5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente!
    5 estrelas
    Maria Fernanda
  • Mariana Toledo
    Clínica com ótimos profissionais ???? Adorei minha dieta elaborada pela nutricionista.
    5 estrelas
  • Maria Das Graças Oliveira
    Um excelente local para se encontrar serenidade e auto-controle. Adoro as sessões de psicoterapia com a Nayara. Profissional séria, responsável, que chega ao nosso coração na primeira consulta.O acolhimento que todos nós precisamos.O atendimento é diferenciado e o carinho e atenção da minha linda e gentil psicóloga é tudo de que eu preciso.
    5 estrelas
  • Maria José Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Indico a psicóloga Nayara, de grande competência!!
    5 estrelas
  • Fernanda Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Recomendo a psicóloga Nayara, a qual eu tenho grande confiança!
    5 estrelas
  • Vágner Benatti Fernandes
    Encantado por ter encontrado Cristiane Schumann e sua equipe. Com inteligência, afeto e paciência, nos ajuda, a mim e a minha família, a nos conhecer e a sermos o melhor que pudermos e conseguirmos. Lugar de metamorfoses... Gratidão. 5 estrelas
  • Wanderson Leite Lacerda
    Não basta o conhecimento da Psicologia para se fazer psicologia. Ela precisa ser feita com alma, que se traduz no sentido que se dá ao paciente em aprender a amar a si mesmo, com repercussão no amor aos outros. Quando se reconstrói cognições distorcidas ou dilaceradas, é a Psicologia agindo com alma, ofertando o sentido de viver. Isso você encontra na Casule Saúde e Bem-estar.Competência e segurança, além de muito amor ao próximo, você comprovará na dedicação da Cristiane Schumann. Não tenha medo em conferir. 5 estrelas
  • Erika Scoralick Rooke
    Indico muito a profissional Nayara. Excelente pessoa e terapeuta. 5 estrelas
  • João Francisco
    Ótimo clínica! Equipe muito profissional. Ingrid secretária um amor de pessoa. Nayara psicóloga maravilhosa, muito competente! Recomendo! 5 estrelas
  • Sergio Antonio da Silva
    São excelentes profissionais, fiquei impressionado com o atendimento que minha filha teve. Eu recomendo 5 estrelas
  • Kamila Toledo
    Lugar organizado, acolhedor e de fácil acesso. Profissionais qualificados, atenciosos, pontuais e que garantem um trabalho ímpar. 5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente! 5 estrelas
  • Giovana Scoralick Rooke
    Ótimo ambiente e excelentes profissionais! Super indício, e em especial recomendo a profissional Nayara! Vcs irão amar, muito atenciosa e competente ! 5 estrelas
  • Maria Aparecida Henriques
    Atendimento impecável, seriedade e competência. Agradeço pelo trabalho realizado comigo.Aplaudo e parabenizo a equipe pela dedicação dada aos clientes. 5 estrelas
  • Flávia De Sales Guilarducci
    Ahh eu tenho um carinho especial pela clínica. Trabalho incrível, local organizado e acolhedor! Profissionais dedicados e especializados resultam em ótimo atendimento! Fui paciente por um ano e minha melhora é imensurável. Agradeço em especial a linda e excepcional Nayara, que com muita dedicação e atenção me fez uma mulher capaz de lidar melhor com os sentimentos, emoções e dificuldades! Super recomendo o trabalho dessa equipe! 5 estrelas
  • Giovanni Bergamaschine
    É um atendimento impecável, carinhoso, exclusivo, onde as psicólogas são todas de uma atenção inigualável. Super Recomendo!   5 estrelas
  • Sandra Helena
    Excelente trabalho profissionais competentes e dedicadas!!! 5 estrelas
 

Marque sua sessão agora!

 
Escolha a melhor opção e faça o pré-agendamento da sua sessão.
Nossa equipe vai confirmar o horário e vai te contactar.

Perguntas Frequentes

A Terapia cognitivo-comportamental é indicada para qualquer idade?
Essa prática terapêutica possui práticas específicas para trabalhos com crianças acima de 4 anos, adolescentes e adultos. Dessa forma, atende as diferentes faixa etárias, com atendimentos adaptados a cada uma.
Como são as sessões?
As sessões são estruturadas de acordo com a demanda e perfil do paciente. Possuem duração entre 45 e 60 min, variando segundo o tipo de trabalho necessário. Esse último também define a frequência das sessões, semanais ou quinzenais. Essas sessões têm continuidade em casa, através de tarefas propostas nas sessões.
Funciona apenas para tratamentos individuais?
A terapia cognitivo-comportamental oferece intervenções individuais, em casal e em grupo. Cada uma delas possui características específicas, mas são baseadas no modelo cognitivo da terapia em questão.
Como é a participação da família nessa terapia?
A participação da família é fundamental para os avanços terapêuticos. Não apenas da família, mas de toda pessoa que seja significativa e de forte vínculo com o paciente. Por vezes, podem ser convidados a participarem das sessões, desde que o paciente permita. Porém, nenhuma informação pessoal é compartilhada com eles, apenas são trabalhados pontos específicos para o desenvolvimento do paciente.
Quanto tempo dura uma terapia, a partir dessa abordagem?
O tempo de cada tratamento vai depender de múltiplos fatores: aspectos individuais do cliente, bem como seu nível de motivação; relação terapêutica; o tipo de demanda; contexto favorável ou não para as mudanças necessárias; etc. Por ser diretiva e focada em metas, a terapia cognitivo-comportamental é considerada “breve”, podendo apresentar resultados em pouco tempo, mas não é possível estimar um tempo certo sem considerar todas as variáveis que envolvem o tratamento.

Notícias relacionadas

Estas notícias estão relacionadas com o conteúdo desta página. Leia mais e deixe o seu comentário ;)

BLOG

Agende agora mesmo a sua primeira consulta

 
Marcar Consulta