fbpx
Efeito Dunning Kruger

Conheça o Efeito Dunning Kruger e Saiba Como Evitá-lo

Atualizado em 08/09/2019
Por Tiago Curcio

Conheça o Efeito Dunning Kruger e Saiba Como Evitá-lo

Atualizado em 08/09/2019
Por Tiago Curcio
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conheça o Efeito Dunning Kruger e Saiba Como Evitá-lo

O matemático britânico Bertrand Russell disse, há mais de meio século, que o grande problema do mundo moderno é que os estúpidos são arrogantes, enquanto os inteligentes estão cheios de dúvidas. Mais recentemente, dois cientistas puderam provar que essa afirmação é verdadeira através da descoberta daquele que ficou conhecido como Efeito Dunning Kruger, que, basicamente, é um fenômeno que leva pessoas com pouco conhecimento a acreditarem que sabem mais do que os demais.

A Descoberta do Efeito Dunning Kruger

David Dunning e Justin Kruger faziam parte do grupo de pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, quando tiveram conhecimento sobre uma história um tanto quanto inusitada sobre um homem que realizou um assalto a dois bancos, no mesmo dia, sem tomar qualquer cuidado para se disfarçar. Quando foi pego pela polícia, o assaltante alegou que não podia ser visto pelas câmeras, pois havia aplicado suco de limão em seu rosto.

Imagino que você esteja tentando encontrar uma conexão entre o suco e o fato de o rosto do homem aparecer nas câmeras de vigilância, já que, aparentemente, o que ele disse não faz o menor sentido. E é exatamente aí que está a explicação referente ao Efeito Dunning Kruger, porque toda a ação foi planejada considerando que o suco de limão realmente tinha o poder de fazer com que o seu rosto não pudesse ser visto nas filmagens. A falta de informação do homem o levou a agir dessa maneira.

A explicação para toda essa história que parece não ter sentido algum é que cada indivíduo carrega modelos mentais, que determinam a forma com a qual se enxergar o mundo. Em muitos casos, esses modelos representam ideias absurdas, como no caso do limão, porém, as pessoas acreditam tanto naquilo que nem consideram a hipótese de não ser real. Assim, tomam atitudes sem pensarem criticamente sobre sua motivação para tal e as consequências que isso pode causar.

Os dois pesquisadores resolveram estudar a fundo esse fenômeno, que acabou sendo nomeado com os seus sobrenomes e, por isso, se tornou conhecido como Efeito Dunning Kruger. Eles utilizaram alunos da própria universidade e compararam a consciência de cada um em relação ao seu nível de conhecimento com o que eles, de fato, sabiam. O resultado foi que indivíduos que tinham mais competências afirmavam não saber tanto, já aqueles que tinham pouco conhecimento, se diziam grandes especialistas nos temas abordados.

A Falta de Conhecimento Impede Que uma Pessoa Se Torne Consciente da Sua Falta de Conhecimento

O que atraiu David Dunning e Justin Kruger a se aprofundarem no assunto foi a distinção entre as verdadeiras habilidades e o conhecimento de uma pessoa e a maneira como ela vê as suas próprias habilidades e conhecimento. Eles chegaram à conclusão de que isso pode levar a dois cenários, que são:

Tomar decisões ruins por conta da falta de informação – como o homem que tentou assaltar dois bancos depois de espalhar suco de limão por todo o rosto.

Incapacidade de perceber que está tomando uma decisão errada com base em sua própria falta de competência – o homem da história não ficou convencido de sua falta de conhecimento, mesmo depois de ver os vídeos de vigilância. Ele afirmou que todos eles eram falsos.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Existe uma condição chamada anosognosia que pode indicar que o Efeito Dunning Kruger é um mecanismo de defesa do cérebro humano. Essa condição pode se manifestar em indivíduos que perderam um braço ou uma perna, por exemplo. O indivíduo que o apresenta ainda acha que tem o membro em questão, e é impossível explicar para eles que não. Já houve até casos em que pessoas que haviam acabado de perder a visão não acreditavam que estavam realmente cegas.

Isso ocorre porque o cérebro humano é capaz de, subconscientemente, desligar qualquer informação que possa indicar falta de habilidade. É, portanto, possível que ele bloqueie informações sobre a incorreção dos modelos mentais da pessoa da mesma maneira. Com isso, o indivíduo continua acreditando fielmente em suas ideias, mesmo que elas sejam totalmente absurdas e não tenham qualquer comprovação.

Reflexão Sobre o Efeito Dunning Kruger e Maneiras de Combatê-lo

Ao conhecermos a história do assaltante do suco de limão e toda a pesquisa que girou em torno da descoberta do Efeito Dunning Kruger, automaticamente acabamos associando com o comportamento de uma parcela da sociedade atual. Afinal, nunca vimos tantas pessoas demonstrarem ter mais conhecimento do que realmente têm. A verdade é que isso sempre existiu, porém, a internet e as redes sociais permitiram que ideias sem nenhum embasamento fossem replicadas para muita gente, gerando consequências preocupantes.

O que podemos fazer para combater esse efeito e suas consequências é cuidar da nossa mente, nos conhecermos, buscarmos informações em fontes diferentes e termos sempre a consciência de que não somos detentores de verdades absolutas. A ideia não é a de que todos se sintam inferiores, como pessoas que pouco sabem, e sim que se mantenham conscientes de que um mesmo fato pode ter outros lados.

Em se tratando das redes sociais, evite replicar mensagens que contenham informações que possam prejudicar alguém, seja essa pessoa um vizinho, uma celebridade ou a sociedade de maneira geral, afinal, todos são seres humanos e devem ser respeitados. E sempre que receber uma mensagem, busque em várias fontes para confirmar sua veracidade, o que pode facilmente ser realizado através dos sites de busca. Porém, sempre tomando o cuidado para selecionar fontes confiáveis.

A melhor maneira de vencer a desinformação e o efeito que ela pode causar nas pessoas é buscando o conhecimento e sendo consciente de que sempre existe algo novo a ser aprendido e descoberto. Além disso, é preciso reconhecer que é natural mudar de ideia e que isso não é sinônimo de fraqueza, pelo contrário, pois apenas os sábios têm a humildade necessária para voltarem atrás e reconhecerem os seus erros.

Para finalizar, sempre se questione em relação às crenças que carrega sobre si mesmo, as outras pessoas e o mundo. Peça feedbacks de indivíduos diferentes, ouça as opiniões deles e faça um contraponto com as suas. Através dessas atitudes poderá aperfeiçoar os seus conhecimento e ajudar a combater o Efeito Dunning Kruger.

Você já tinha ouvido falar a respeito do Efeito Dunning Kruger e de como ele foi descoberto? Aproveite para começar agora mesmo a combater esse, que se tornou um problema social, compartilhando este artigo com os seus amigos!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-efeito-dunning-kruger-saiba-como-evita-lo/

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

Conheça o Efeito Dunning Kruger e Saiba Como Evitá-lo

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Conheça o Efeito Dunning Kruger e Saiba Como Evitá-lo, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Tiago Curcio, aqui no Blog.
Life Coach e palestrante, auxilia empresários a usar a internet para desenvolver seus negócios. Admira e vive a área de auto performance, acrescenta em suas sessões de Coaching o melhor da Programação Neurolinguística (PNL). Adora ficar com a família, correr, meditar e trabalhar. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Conheça o Efeito Dunning Kruger e Saiba Como Evitá-lo.


0 comentários

Dia do lixo
Na sua dieta tem “dia do lixo”?

Na sua dieta tem “dia do lixo”?

O dia do lixo é uma expressão usada para caracterizar o dia em que comemos em grandes quantidades, alimentos calóricos e super deliciosos! Mas será que essa prática é aconselhável? Contribui ou atrapalha o processo de emagrecimento? Saiba como agir assistindo a este vídeo completo.
A Saúde mental nos relacionamentos como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!
A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

Quando falamos sobre os transtornos mentais, nos referimos a uma série de alterações significativas no que diz respeito aos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais dos indivíduos e que podem afetar qualquer pessoa durante algum momento de sua trajetória. É uma condição que muitas vezes interfere diretamente na capacidade do indivíduo de enfrentar problemas cotidianos e sentir prazer na vida.
Transtorno bipolar
Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

A variação de humor no nosso dia a dia é algo muito comum e normal! Passamos por diversas situações ao longo do dia, e da vida, e por consequência, nosso humor e nossas emoções podem se manifestar e alternar de formas diferentes. Mas quando essa mudança se torna um problema? Nesse vídeo vou te ensinar algumas características do Transtorno Bipolar, e te dar algumas dicas para lidar com pessoas que sofrem com essa desordem.

Aspectos psicológicos da dor

Segundo o psiquiatra americano George Hengel, na década de 1970, os estados de saúde e de doença devem ser analisados sob a perspectiva biopsicossocial. Isso significa que a dor nos avisa que algo está não está bem e este aviso pode estar relacionado com seu corpo, indicando alguma lesão ou uma doença, por exemplo; com suas emoções ou com o ambiente em que você vive e trabalha.
Leia mais
Aspectos-psicológicos-da-dor

Aspectos psicológicos da dor

Como a Terapia Cognitiva pode ajudar a quem sofre de dor? O sofrimento que a dor proporciona ultrapassa o corpo, é também um sofrimento emocional. Cuidar das emoções pode ser o primeiro passo para que você aprenda a lidar com a dor. Entender o que está potencializando este incômodo pode te colocar no controle e ajudar a minimizar seus efeitos.
Leia mais
Aspectos psicológicos da dor

Como lidar com os ciúmes?

Aperte o play para escutar este conteúdo. Você é ciumento? Conhece alguém que seja? Sofre com isso? O ciúme é um sentimento que em excesso está relacionado a um padrão de...

Leia mais
Como lidar com os ciúmes

3 passos para cozinhar o próprio alimento

Cozinhar o próprio alimento se torna cada dia mais difícil por conta da rotina atarefada da maioria das pessoas. Mas será que vale a pena terceirizar nossa alimentação e deixar grande parte dela nas mãos do delivery, dos empacotados e congelados?
Leia mais
3-passos para cozinhar o proprio alimento

Somatização

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde é diferente de não ter doença, isto quer dizer que ter saúde é usufruir de um bem-estar psíquico, biológico e social.
Leia mais
Somatização

A criança que eu já fui e o adulto que eu sou

Existe uma música que eu adoro chamada “A criança que eu fui um dia” ela é da Reverb Poesia e fala exatamente que à medida em que vamos crescendo, aprendemos a não sonhar, desaprendemos a sorrir, desaprendemos a brincar.
Leia mais
A criança que eu já fui e o adulto que eu sou

Características das pessoas controladoras

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que tem dificuldades em lidar com suas próprias dores e emoções. Os indivíduos com um perfil controlador, geralmente, fazem uso do controle para sentirem-se seguros e se afastarem de reflexões que os levem a sofrimento.
Leia mais
CaracterIsticas-das-pessoas-controladoras

Gratidão!

Dentre os diferentes estados emocionais que o ser humano é capaz de experimentar, a gratidão é um dos mais relacionados à saúde mental e bem-estar. Tal estado está relacionado à percepção de ajuda e contribuição por parte de outros, evidenciando o amparo recebido e contribuições altruístas.
Leia mais
gratidao

5 Dicas de como ser mais Positivo

A negação, ou a negatividade, está mais presente na nossa vida do que a gente pode imaginar. Esse filtro negativo é um erro de pensamento, que como o próprio nome diz, direciona a nossa atenção para aquilo que comprova uma ideia negativa que eu tenho de mim mesmo, e me afasta cada vez mais de uma solução.
Leia mais
5 Dicas de como ser mais Positivo

Árvore dos Sonhos

A Árvore dos Sonhos é uma técnica da Psicologia Positiva onde a gente “pendura” na árvore todos os nossos sonhos; desde os mais simples (tipo um vestido de festa vermelho) até os mais complexos (fazer uma grande viagem ou se formar após um longo tempo sem estudar, por exemplo). São as vontades que nós temos de realizar algo em nossa vida.
Leia mais
Árvore-dos-Sonhos
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This