O matemático britânico Bertrand Russell disse, há mais de meio século, que o grande problema do mundo moderno é que os estúpidos são arrogantes, enquanto os inteligentes estão cheios de dúvidas. Mais recentemente, dois cientistas puderam provar que essa afirmação é verdadeira através da descoberta daquele que ficou conhecido como Efeito Dunning Kruger, que, basicamente, é um fenômeno que leva pessoas com pouco conhecimento a acreditarem que sabem mais do que os demais.

A Descoberta do Efeito Dunning Kruger

David Dunning e Justin Kruger faziam parte do grupo de pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, quando tiveram conhecimento sobre uma história um tanto quanto inusitada sobre um homem que realizou um assalto a dois bancos, no mesmo dia, sem tomar qualquer cuidado para se disfarçar. Quando foi pego pela polícia, o assaltante alegou que não podia ser visto pelas câmeras, pois havia aplicado suco de limão em seu rosto.

Imagino que você esteja tentando encontrar uma conexão entre o suco e o fato de o rosto do homem aparecer nas câmeras de vigilância, já que, aparentemente, o que ele disse não faz o menor sentido. E é exatamente aí que está a explicação referente ao Efeito Dunning Kruger, porque toda a ação foi planejada considerando que o suco de limão realmente tinha o poder de fazer com que o seu rosto não pudesse ser visto nas filmagens. A falta de informação do homem o levou a agir dessa maneira.

A explicação para toda essa história que parece não ter sentido algum é que cada indivíduo carrega modelos mentais, que determinam a forma com a qual se enxergar o mundo. Em muitos casos, esses modelos representam ideias absurdas, como no caso do limão, porém, as pessoas acreditam tanto naquilo que nem consideram a hipótese de não ser real. Assim, tomam atitudes sem pensarem criticamente sobre sua motivação para tal e as consequências que isso pode causar.

Os dois pesquisadores resolveram estudar a fundo esse fenômeno, que acabou sendo nomeado com os seus sobrenomes e, por isso, se tornou conhecido como Efeito Dunning Kruger. Eles utilizaram alunos da própria universidade e compararam a consciência de cada um em relação ao seu nível de conhecimento com o que eles, de fato, sabiam. O resultado foi que indivíduos que tinham mais competências afirmavam não saber tanto, já aqueles que tinham pouco conhecimento, se diziam grandes especialistas nos temas abordados.

A Falta de Conhecimento Impede Que uma Pessoa Se Torne Consciente da Sua Falta de Conhecimento

O que atraiu David Dunning e Justin Kruger a se aprofundarem no assunto foi a distinção entre as verdadeiras habilidades e o conhecimento de uma pessoa e a maneira como ela vê as suas próprias habilidades e conhecimento. Eles chegaram à conclusão de que isso pode levar a dois cenários, que são:

Tomar decisões ruins por conta da falta de informação – como o homem que tentou assaltar dois bancos depois de espalhar suco de limão por todo o rosto.

Incapacidade de perceber que está tomando uma decisão errada com base em sua própria falta de competência – o homem da história não ficou convencido de sua falta de conhecimento, mesmo depois de ver os vídeos de vigilância. Ele afirmou que todos eles eram falsos.

Participe e aprenda mais sobre bem-estarPowered by Rock Convert

Existe uma condição chamada anosognosia que pode indicar que o Efeito Dunning Kruger é um mecanismo de defesa do cérebro humano. Essa condição pode se manifestar em indivíduos que perderam um braço ou uma perna, por exemplo. O indivíduo que o apresenta ainda acha que tem o membro em questão, e é impossível explicar para eles que não. Já houve até casos em que pessoas que haviam acabado de perder a visão não acreditavam que estavam realmente cegas.

Isso ocorre porque o cérebro humano é capaz de, subconscientemente, desligar qualquer informação que possa indicar falta de habilidade. É, portanto, possível que ele bloqueie informações sobre a incorreção dos modelos mentais da pessoa da mesma maneira. Com isso, o indivíduo continua acreditando fielmente em suas ideias, mesmo que elas sejam totalmente absurdas e não tenham qualquer comprovação.

Reflexão Sobre o Efeito Dunning Kruger e Maneiras de Combatê-lo

Ao conhecermos a história do assaltante do suco de limão e toda a pesquisa que girou em torno da descoberta do Efeito Dunning Kruger, automaticamente acabamos associando com o comportamento de uma parcela da sociedade atual. Afinal, nunca vimos tantas pessoas demonstrarem ter mais conhecimento do que realmente têm. A verdade é que isso sempre existiu, porém, a internet e as redes sociais permitiram que ideias sem nenhum embasamento fossem replicadas para muita gente, gerando consequências preocupantes.

O que podemos fazer para combater esse efeito e suas consequências é cuidar da nossa mente, nos conhecermos, buscarmos informações em fontes diferentes e termos sempre a consciência de que não somos detentores de verdades absolutas. A ideia não é a de que todos se sintam inferiores, como pessoas que pouco sabem, e sim que se mantenham conscientes de que um mesmo fato pode ter outros lados.

Em se tratando das redes sociais, evite replicar mensagens que contenham informações que possam prejudicar alguém, seja essa pessoa um vizinho, uma celebridade ou a sociedade de maneira geral, afinal, todos são seres humanos e devem ser respeitados. E sempre que receber uma mensagem, busque em várias fontes para confirmar sua veracidade, o que pode facilmente ser realizado através dos sites de busca. Porém, sempre tomando o cuidado para selecionar fontes confiáveis.

A melhor maneira de vencer a desinformação e o efeito que ela pode causar nas pessoas é buscando o conhecimento e sendo consciente de que sempre existe algo novo a ser aprendido e descoberto. Além disso, é preciso reconhecer que é natural mudar de ideia e que isso não é sinônimo de fraqueza, pelo contrário, pois apenas os sábios têm a humildade necessária para voltarem atrás e reconhecerem os seus erros.

Para finalizar, sempre se questione em relação às crenças que carrega sobre si mesmo, as outras pessoas e o mundo. Peça feedbacks de indivíduos diferentes, ouça as opiniões deles e faça um contraponto com as suas. Através dessas atitudes poderá aperfeiçoar os seus conhecimento e ajudar a combater o Efeito Dunning Kruger.

Você já tinha ouvido falar a respeito do Efeito Dunning Kruger e de como ele foi descoberto? Aproveite para começar agora mesmo a combater esse, que se tornou um problema social, compartilhando este artigo com os seus amigos!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-efeito-dunning-kruger-saiba-como-evita-lo/

Share This