O psicólogo pode... - casule
O psicólogo pode…?
30 de novembro de 2017
Eu preciso tomar remédio - vídeo completo - casule
Eu preciso tomar remédio? (vídeo completo)
1 de dezembro de 2017

Confira 5 Dicas de Como Elaborar um Plano de Sucessão Eficiente

Confira 5 Dicas de Como Elaborar um Plano de Sucessão Eficiente -casule

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/confira-5-dicas-de-como-elaborar-um-plano-de-sucessao-eficiente/

Em se tratando de um plano de sucessão, o fato é que nem todas as empresas tem algo em mente quando o assunto é o futuro das lideranças da organização. Muitas, aliás, sequer pararam para pensar no que vão fazer quando seus profissionais se aposentarem.   Portanto, o planejamento sucessório é realmente uma ferramenta importante quando chega o momento de os profissionais, em cargos de alta gerência, deixarem a empresa ou ainda mudarem de área dentro dela.

Então, por meio desse plano antecipado é possível que o processo de substituição seja realizado da forma mais organizada possível e sem trazer prejuízos para o negócio. Neste sentido, cabe ao departamento de Recursos Humanos elaborar uma boa estratégia para ter sempre um funcionário apto e preparado a ocupar o lugar de outro que vier a sair da empresa ou mesmo se aposentar.

Quer saber mais detalhes sobre este processo? Continue acompanhando e veja cinco dicas para elaborar um plano de sucessão eficiente.

Dicas Para Elaborar um Plano de Sucessão

1 – Crie o Plano de Sucessão Com Antecedência

O primeiro ponto é não esperar alguém dar sinal de querer deixar a empresa para começar a pensar em quem poderia ocupar seu lugar. Se isso acontecer, pode ser bastante complicado identificar a pessoa ideal e capacitá-la para assumir o posto vago em tempo hábil. Por isso, mesmo que ninguém demonstre interesse em deixar seu emprego, comece a pensar nos nomes para a sucessão dos cargos que são chave para a organização.

2 – Conte com Várias Possibilidades

Vá além de definir apenas uma pessoa para cada cargo importante, quanto mais opções, melhor. Quando uma empresa conta com plano de carreira, os sucessores já estão claros no organograma da organização, porém é importante poder contar com mais de uma possibilidade e, assim, ter mais segurança caso haja algum contratempo.

3 – Observe Seus Profissionais

Observe o comportamento e desempenho da equipe e dos colaboradores, sempre que alguém te surpreender, anote essa informação. Crie um arquivo com os nomes e feitos de cada um e, assim, tenha em mãos dados muito úteis para utilizar no plano de sucessão. É importante registrar porque a memória pode falhar, além disso, essas informações podem ser usadas para outros fins.

4 – Faça Testes

Aproveite oportunidades, como férias ou licenças, de funcionários-chave para testar seus possíveis sucessores. Isso irá fazer com que o profissional ganhe mais experiência exercendo um cargo de nível mais elevado e dando a você a oportunidade de observar o seu desempenho e constatar se ele é ou não a melhor opção para o caso de uma sucessão.

5 – Desenvolva Estratégias Para Contratação

Depois de identificar os funcionários internos que possam ser sucessores em funções-chave da empresa, identifique os gaps do negócio em relação ao seu quadro de colaboradores, ou seja, busque listar suas necessidades e os perfis que você acredita que a organização precisa para se desenvolver. Desta forma, o plano de sucessão pode ajudar a identificar, com mais assertividade, os profissionais que devem ser buscados em um recrutamento, por exemplo.

Depois de entender como elaborar um plano de sucessão para os cargos de gerência, tenha em mente que os sucessores, além de competentes, devem gostar da ideia de se tornarem chefes. Aproveite esta dica e sucesso!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/confira-5-dicas-de-como-elaborar-um-plano-de-sucessao-eficiente/

 

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta