Saiba algumas dicas para vencer a ansiedade
26 de maio de 2015
Psicologia infantil
27 de maio de 2015

Complexo de inferioridade, definição, causas, sintomas, como superar!

 

casule-psicologia-juiz-de-fora-inferioridade

Complexo de inferioridade é também chamado de baixa auto-estima. Muitos de nós já teve a sensação de insatisfação na nossa infância, quando nossos pais, fomos confrontados com os nossos irmãos e favorecido de forma indiscriminada. Você pode ter experimentado o mesmo sentimento depois de uma pausa. Temos uma situação em certas fases da vida, e com isso depois de um tempo. No entanto, algumas pessoas podem sofrer com isso para a vida. A pior parte é que pode tornar sua vida miserável, e você parar de gozar a vida.

Definição

A inferioridade é uma condição psicológica em que a pessoa começa a sentir que ele ou ela é menor do que qualquer outro. Em outras palavras, eles acreditam que eles não são tão bons quanto os seus pares em termos de mérito e qualificações. Algumas pessoas estão cientes de que, enquanto outros não são. A explicação teórica do complexo de inferioridade tem sido dada anteriormente por Alfred Adler em 1920. Segundo ele, o sentimento de inferioridade é mais evidente durante a infância, quando a criança está emocionalmente dependente dos outros. Como eles se tornam adultos, a maioria deles se tornar muito grande, mas aqueles que não se pode desenvolver um complexo de inferioridade.

Causas

O sentimento de inadequação ocorre especialmente quando há um conflito emocional entre o desejo de reconhecimento e medo da humilhação. Pessoas que têm enfrentado discriminação social por causa de sua situação econômica, cor da pele, religião, etc. estão em maior risco para este problema. A educação é outro fator responsável por esse problema. Aqueles que foram tratados de forma desigual pelos pais em seus anos de formação são susceptíveis de sofrer com isso. Infelizmente, em nossa sociedade, as pessoas com defeitos físicos ou mentais são tratados muito mal. Tem que lutar para obter reconhecimento e ter uma noção de aceitação na sociedade. Decepções repetidas e resíduos dar-lhes um complexo de inferioridade.

Sintomas

Em algumas pessoas, o sentimento de inadequação é simplesmente imaginário e é criado por sua mente. Em outros casos, o problema pode ser que realmente existe. Em todo o caso, que reconhece o problema é muito importante. Alguns dos sintomas comuns são identificados como se segue:

Eles têm muito tempo para obter o louvor e reconhecimento por parte do outro o tempo todo. Se você não receber elogios agradáveis, sensação de tristeza.
Eles estão sempre ocupados em destacar os erros dos outros. Isso acontece simplesmente porque somos como pessoa e seguros de si, acham difícil ter sentimentos positivos em relação aos outros.
Eles estão com medo de críticas. Estou plenamente consciente de suas limitações, mas se o ponto de alguém que, em seguida, se sente humilhado.
Algumas pessoas podem ser agressivos e tentar dominar os outros. Eles podem exercer uma concorrência saudável. É uma tentativa por eles para superar o sofrimento psíquico.
Algumas pessoas, no entanto, pode ser extremamente tímido. Eles evitar reuniões sociais e isolados da sociedade.
Como superar complexo de inferioridade
Se você tem complexo de inferioridade, a auto-imagem negativa é criada por si só. Necessidade de se livrar do que, a fim de levar uma vida produtiva. Aqui estão algumas dicas que irão ajudá-lo a melhorar a si mesmo.

Pense positivamente

Quando a sua abordagem à vida é positivo, não tenha medo de contratempos. Além disso, o pensamento positivo pode ajudar muito a melhorar a sua confiança e auto-estima, que por sua vez vai ajudar a superar os desafios em todas as esferas da vida de forma mais eficiente.

Reconhecer os pontos fortes
Todo mundo tem uma parcela de seus pontos fortes e fracos. Você deve estar ciente de suas fraquezas, mas não coloque toda a sua atenção sobre eles. Então você se sentir inútil. Em vez disso, se concentrar nos aspectos positivos. Isso vai fazer você se sentir muito melhor.

Melhorar-se

Nenhum de nós nasce perfeito. No entanto, nós, como seres humanos têm a capacidade de melhorar a nós mesmos e para ser um ser humano melhor. Calcular as áreas de sua vida que precisam de algumas mudanças para tornar a sua vida melhor. Poderia ser o seu tempo investindo carreira, educação, relacionamentos, etc. e esforço para alcançar alguma melhoria nas áreas de vida. Este tipo de pequenas mudanças positivas na vida ajuda a se livrar do complexo de inferioridade.

Gerir

A preparação é importante para construir a sua personalidade. Quando você olha no espelho, se você ver um desalinhado, você é obrigado a se sentir mal sobre si mesmo. Além disso, uma aparência inteligente faz uma impressão positiva. Grooming não significa que você tem que usar roupas da moda e caro. Pelo contrário, manter uma boa higiene pessoal, usar roupas apertadas e manter uma boa postura faz uma grande diferença. Quando você se sentir bem por dentro, acredite em mim o mundo ao seu redor parece mais bonito.

Fique longe de Bad Company

Não importa o quanto você tenta manter uma atitude positiva, você pode não ser bem sucedida, a menos e até que você tenha um bom conjunto de conhecidos e amigos ao redor. Você encontra algumas pessoas que tentam fazer você se sentir inferior. Essas pessoas são sempre deprimido e são muito pouco entusiasmo pela vida. Você deve aprender a lidar com essas pessoas com tato, ou evitá-lo completamente. Interagir com pessoas positivas que o inspiram e dão assistência quando necessário.

Se você acredita que o problema é muito grave, por isso não hesite em consultar um profissional para ajuda de complexo de inferioridade. Pode ser tratada com a ajuda de psicoterapia.

FONTE:http://sulla-salute.com/saude/saude-mental/complexo-de-inferioridade.php

 

Comentários

comentários

Redatora Casule
Redatora Casule
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta