Tempo Psicológico – coaching - casule
Tempo Psicológico – Como Está a Qualidade do Seu Tempo?
5 de maio de 2018
déficit de atenção
Sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade no adulto
7 de maio de 2018

Como Está o Meu Respirar? Por Que Fazer Essa Pergunta Diariamente?

respiração - coaching -casule

Em uma escala de 0 a 10, que nota atribui para a qualidade de sua respiração? Saiba que essa resposta não se refere apenas à ausência de doenças do aparelho respiratório, mas sim à forma como expira e inspira o ar. Contudo, embora o ato de respirar seja uma função que ocorre de forma automática é importante observar a maneira com a qual anda respirando diariamente. Ao se perguntar diariamente – “Como está o meu respirar?”, irá se conhecer melhor e conseguir identificar sinais de estresse e ansiedade, por exemplo, com maior facilidade, para encontrar as soluções necessárias e viver com mais equilíbrio.

Por Que Devo Me Atentar ao Meu Respirar?

O ar é um elemento essencial para a sobrevivência humana, pois sem ele os órgãos não teriam como funcionar. Vale destacar que apenas o cérebro utiliza mais de 75% de todo o oxigênio consumido por uma pessoa. Por isso, quando não há uma respiração eficiente, vários sistemas no corpo podem ficar comprometidos, incluindo o imunológico, o circulatório, o endócrino e o nervoso. As principais consequências da respiração inadequada são:

  • Confusão mental;
  • Tontura;
  • Ansiedade;
  • Problemas digestivos e intestinais;
  • Dores no peito, ombros e pescoço.

Quando a respiração é eficaz e todo o corpo consegue receber o oxigênio que precisa, órgãos, células e tecidos têm suas energias renovadas. Outros benefícios incluem:

  • Melhora na concentração e no foco;
  • Eliminação de toxinas do corpo;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora na função intestinal e digestiva;
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Aceleração do metabolismo, auxiliando na perda de peso.

Como se pode perceber, se atentar ao seu respirar diariamente é uma medida de autocuidado essencial para buscar a saúde e o bem-estar.

Dicas Poderosas Para Respirar Melhor e Ter Mais Qualidade de Vida

Depois de entender a importância do oxigênio para o bom funcionamento do nosso corpo, aproveite para conferir dicas que irão te ajudar a respirar melhor e proporcionar mais qualidade de vida.

1 – Observe a Sua Respiração

A primeira medida a ser realizada é começar a observar a forma com a qual está respirando. Para isso, siga estes dois passos:

  • Sente-se com a coluna ereta em uma cadeira ou deite-se de costas.
  • Coloque a mão sobre o abdômen e respire da maneira como faz naturalmente.

Se a mão se levantar e o peito se mantiver relativamente plano, é sinal de que está respirando de forma adequada. Contudo, se o abdômen permanecer praticamente imóvel e o peito se elevar isso significa que é importante buscar formas de tornar sua respiração mais eficaz.

2 – Pratique Exercícios de Respiração

Praticar exercícios de respiração, pelo menos uma vez por dia, durante cinco ou dez minutos é importante para que se familiarize cada vez mais com a forma correta de fornecer oxigênio para o seu corpo. Escolha um período do seu dia, que pode ser antes de dormir ou ao acordar, por exemplo, e torne essa prática parte da sua rotina. Os passos a serem seguidos são:

  • Deite-se e dobre os joelhos, apoiando os pés sobre a superfície que estiver, que pode ser o chão ou a sua cama.
  • Coloque as mãos sobre o abdômen e respire através do nariz, contando até quatro. Nesse momento, imagine que sua barriga é um balão que está sendo inflado através da respiração.
  • Ao inalar o ar, segure-o durante alguns segundos.
  • Então, expire-o lentamente, também contando até quatro, imaginando que está esvaziando o balão que acabou de encher. Repita esses passos durante cinco ou dez minutos.

É necessário ter muita paciência até que consiga respirar no seu dia a dia da mesma maneira que faz durante o exercício. Portanto, evite se julgar e querer resultados rápidos, pois é aos poucos que o seu corpo irá se habituar a essa mudança.

3 – Pratique Atividades Que Promovam a Respiração

Além dos exercícios focados exclusivamente na respiração, existem outras atividades que podem te ajudar a respirar melhor, como é o caso da ioga e do pilates, por exemplo. Ao aliarem a respiração com movimentos corporais, ajudam o corpo e a mente a entrarem em equilíbrio, proporcionando inúmeros benefícios tanto para a saúde mental quanto física.

4 – Está Estressado? Respire!

Quando se está estressado, há uma tendência de começar a respirar pela boca, de forma ofegante. Por isso, sempre que se sentir assim, pare por alguns minutos e respire em atenção plena. O mesmo exercício que sugeri na dica número dois pode ser realizado sentado, em qualquer lugar que estiver. Experimente fazer isso e perceberá o quanto essa medida simples pode te ajudar a se acalmar e agir de forma mais centrada e consciente.

5 – Mantenha os Músculos Relaxados

Para que a respiração seja verdadeiramente eficaz, é fundamental que os músculos estejam relaxados. Isso porque, quando estão tensos, tendem a dificultar a passagem do ar pelo corpo. Fazer movimentos com os ombros, costas e pescoço irá ajudar a desobstruir o caminho para que o oxigênio possa entrar e te proporcionar calma e tranquilidade.

6 – Respire Ar Puro Sempre Que Possível

A qualidade do ar que respiramos também é muito importante, por isso, se você mora em uma grande cidade, mantenha contato com a natureza sempre que possível. Visitar parques, a praia ou mesmo tirar uns dias de folga no interior certamente irá te fazer muito bem. No dia a dia, evite permanecer em ambientes fechados durante muito tempo e mantenha as janelas abertas, permitindo que o ar ventile.

7 – Diminua o Ritmo

Quando perceber que a sua rotina está muito agitada e, como diz a expressão, está sem tempo nem para respirar, diminua o ritmo e relaxe. Fazer pequenas pausas é essencial para manter os seus níveis de energia e concentração elevados e, assim, conseguir realizar todas as suas obrigações com qualidade e eficiência. Além disso, procure organizar a sua rotina para que tenha dias mais produtivos sem se sentir sobrecarregado.

A respiração é uma das funções mais importantes do corpo humano, afinal, até conseguimos sobreviver durante alguns dias sem água ou alimentos, mas sem ar só é possível resistir durante alguns minutos. Por isso, pergunte-se diariamente como está o seu respirar, pois esse é um cuidado indispensável para manter-se feliz e saudável e para encontrar maior equilíbrio interior e exterior. Sua respiração e todo o seu corpo e mente: agradecem.

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-esta-o-meu-respirar-por-que-fazer-essa-pergunta-diariamente/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta