fonoaudiologia
Fonoaudiologia na escola
15 de maio de 2018
você-tem-fome-de-que-psicologia-casule
Você tem fome de quê? (vídeo completo)
16 de maio de 2018

Como Melhorar o Humor?

Como Melhorar o Humo - coaching -casule

Em uma escala de 0 a 10, como anda o seu bom humor? Saiba que a forma com a qual encara a vida e lida com as situações, desde as mais simples até as mais complexas, tem um grande impacto sobre a sua felicidade e o seu sucesso. Uma pessoa bem-humorada certamente se estressa menos do que aquela que mantém o foco sempre no lado negativo de tudo o que lhe acontece. Pensando nisso, preparei algumas dicas poderosas de como melhorar o humor para te ajudar a enxergar a vida de uma forma mais leve e positiva.

10 Dicas de Como Melhorar o Humor e Ser Mais Feliz

Todos nós sabemos que, vez ou outra, estar de mau humor é completamente natural. Afinal, mesmo com toda a positividade do universo, em algum momento é normal que algo que tire do eixo. Entretanto, existem formas de amenizar o impacto de circunstâncias inesperadas, fazendo com que o bom humor permaneça na maior parte do tempo. Veja quais são elas.

1 – Sorria!

sorriso é uma das formas mais simples e eficazes para melhorar o humor. Quando sorrimos, além de nos sentirmos melhor e mais leves, passamos uma imagem mais positiva para as pessoas, o que faz com que a atitude delas em relação a nós também seja mais agradável, formando um círculo virtuoso de boas ações. Outros benefícios do sorriso frequente incluem: melhoras no sistema imunológico, na produtividade, nas relações sociais e redução dos níveis de estresse.

2 – Pratique a Atenção Plena

Em muitos casos, o mau humor é gerado por uma lembrança negativa de algo que aconteceu ou uma ansiedade em relação ao futuro. Nesse sentindo, um indivíduo se sente irritado porque perdeu a hora e se atrasou para o trabalho ou terá uma apresentação importante, por exemplo. A melhor maneira de evitar que essas situações influenciem no seu humor é desenvolvendo a atenção plena em tudo o que estiver fazendo. Com o tempo, conseguirá afastar cada vez mais as memórias do passado e a ansiedade em relação ao futuro e poderá desfrutar de cada momento na essência.

3 – Ouça Músicas Que Te Deixem Feliz

Ouvir música pode ser muito mais do que um simples passatempo. Pesquisas já comprovaram que esse hábito tem o poder de impactar sobre o nosso cérebro, promovendo sensações de bem-estar, alegria, relaxamento, entre outras. Então, quando sentir que seu humor está em baixa, escolha uma playlist positiva, com suas canções preferidas e ouça, de preferência com fones de ouvido, para que a experiência seja ainda mais intensa.

4 – Faça uma Boa Ação

Fazer o bem é uma atitude extraordinária que não beneficia apenas aquele ao qual ela é destinada. Existe um provérbio chinês que diz que as mãos daqueles que oferecem rosas também ficam perfumadas. Por isso, procure sempre fazer o bem, o que pode incluir tanto ajudar alguém a carregar sacolas pesadas, quanto fazer parte de um grupo de apoio a quem precisa. Pratique boas ações e sinta a satisfação de fazer a diferença na vida de alguém de alguma forma.

5 – Aproxime-se de Pessoas Bem-Humoradas

Nossas energias são compartilhadas com aqueles que convivemos. Dessa forma, quanto mais bem-humoradas forem as suas companhias, maiores são as chances de você se contagiar com essa sensação de alegria e positividade. Vale lembrar que pessoas que estão bem-humoradas na maior parte do tempo não são alienadas que não possuem problemas. A diferença está no fato que elas sabem canalizar suas energias para o que realmente é necessário e, com isso, conseguem enxergar o lado bom da vida.

6 – Registre as Coisas Boas do Seu Dia e Agradeça

Por mais estressante que tenha sido o seu dia, tenho a certeza de que tem pelo menos três motivos para ser grato. Adotar o hábito de anotar essas coisas boas diariamente fará com que passe a ter uma nova visão a respeito da sua vida. Então, os acontecimentos que costumavam te deixar de mau humor irão perder a sua força ao serem comparados com as razões para sentir gratidão.

7 – Movimente o Seu Corpo

A prática de qualquer tipo de atividade física faz com que os níveis de serotonina e dopamina, hormônios que promovem sensações de prazer e bem-estar, aumentem. Por mais que o mau humor faça com que se sem ânimo para se exercitar, vença esse obstáculo e verá o quanto seu esforço irá valer a pena. Escolha a atividade que mais gostar e que puder fazer no momento, como caminhar, correr, dançar, fazer ginástica, o importante é se movimentar.

8 – Tome um Banho Relaxante

Chegar em casa após um dia cansativo e tomar um banho é sempre revigorante, independente se for em uma banheira ou no chuveiro. É como se a água levasse não apenas o suor, mas também todo o estresse e as tensões. Escolha a temperatura que lhe for mais agradável e faça desse um momento só seu, deixando as preocupações de lado. Depois disso, tenho a certeza de que se sentirá muito melhor e com o corpo relaxado.

9 – Realize Alguma Atividade Que Goste

Todo mundo tem aquelas atividades que mais gosta de fazer, como ler um livro, praticar um esporte, encontrar os amigos, as opções são infinitas. Quando sentir que está começando a apresentar sinais de mau humor, programe-se para fazer o que gosta assim que for possível. Essa é uma excelente maneira de mudar o foco da sua mente de algo negativo e que te faz se sentir mal, para uma coisa positiva e que te proporcione prazer e alegria.

10 – Adote uma Visão Positiva Sobre as Coisas

Se costuma ficar de mau humor com frequência, talvez seja um sinal de que o seu mindset está muito focado no lado negativo das coisas. Experimente fazer pequenas mudanças e vá aumentando-as gradativamente. Comece com atitudes simples, como aproveitar para ler um livro enquanto espera para ser atendido no banco ao invés de se estressar com a demora, por exemplo. Aos poucos aprenderá que tudo pode ter algo positivo a oferecer, basta que saiba enxergar.

Já foi comprovado cientificamente que o bom humor traz inúmeros benefícios para a saúde e é um dos principais segredos para viver bem. Afinal, quando você está bem-humorado está mostrando para o mundo e para si mesmo que seu corpo e sua mente estão em harmonia. Por isso, coloque essas dez dicas em prática e verá o quanto sua vida irá se transformar. Sorria mais!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-melhorar-o-humor/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
Life Coach e palestrante que admira e vive a área de performance, acrescenta em suas sessões o melhor da Programação Neurolinguística. Adora ficar com a família, pedalar, meditar e caminhar ouvindo audiobook ;)

Os comentários estão encerrados.

Marcar Consulta