Como funciona o atendimento a gestante?

A gravidez é um evento considerado biologicamente natural, entretanto é um período de importante vulnerabilidade emocional em que sentimentos ambivalentes são vivenciados. É uma fase de transição que envolve a necessidade de reestruturação e reajustamento em várias dimensões, principalmente no que diz respeito à mudança de identidade e uma nova definição de papéis. Essas mudanças, geralmente, têm início com a confirmação da gravidez, e podem se prolongar por um tempo posterior ao parto, de acordo com a vivência de cada mulher.

Contribuem também para este processo aspectos transgeracionais e culturais, associados ao que se espera de uma menina e de uma mulher, tanto dentro da família como numa determinada sociedade.

Qual o objetivo?

Permitir que a gestante se apodere plenamente do momento vivenciado. Reestruturar a identidade e os papéis exercidos pela mulher.

Quando procurar?

O ciclo gravídico puerperal é marcado por alterações emocionais, frutos de fatores sociais e psicológicos, que podem influenciar o desenvolvimento da gestação, assim como o bem-estar e saúde materno-infantil. Por isso a importância de se apoderar plenamente deste momento. Entre os fatores psicológicos que, geralmente, implicam em complicação durante gestação, parto e pós-parto, estão os estressores vivenciados na gravidez e no puerpério.

Este é um momento de mudanças de diversas ordens – biológicas, somáticas, psicológicas e sociais, representando uma experiência única e que influencia tanto a dinâmica psíquica individual como as demais relações sociais da mulher.

Qual o papel do cônjuge, ou o pai da criança?

O apoio do cônjuge, ou o pai da criança, tem sido indicado como o mais importante durante a gestação e os primeiros meses de vida do bebê. Esse apoio se dá como fonte de ajuda à mãe, auxiliando-a na visualização do bebê como um ser separado de si mesma, bem como no desenvolvimento da competência materna em amamentar ou alimentar a criança. Assim, a presença do pai e o reconhecimento de que o bebê é também fruto do seu desejo auxiliariam a mãe a compartilhar a responsabilidade da criação e dos êxitos ou fracassos com a criança, o que tende a minimizar seus sentimentos de ansiedade e incapacidade frente a esse novo papel.

A figura paterna tem, também, papel importante na construção do apego da mãe com seu bebê. A mãe se sentir amada como mulher, tende a cumprir mais adequadamente as tarefas de ser mãe. Embora o pai exerça papel importante durante a gestação, principalmente devido ao apoio que pode prestar a mãe, algumas configurações familiares que co-existem atualmente na sociedade ocidental não contam com a presença paterna.

Qual o papel do psicólogo terapeuta?

Seja numa abordagem grupal ou individual, o papel do psicólogo é propiciar um espaço de escuta para que a gestante e/ou a família possa nomear e atribuir significados àquela situação. Há importância deste lugar de escuta. Os serviços psicológicos devem facilitar o caminho para que as mulheres possam pedir ajuda para lidar com a história de cada gestação e maternagem.

Como o atendimento auxilia a gestante?

Longe de se esgotar as possibilidades de auxílio durante a gestação, segue alguns pontos importantes, que não podem ser negligenciados durante essa fase, seja ela na primeira gestação ou nas seguintes:

  • Gestação: anseios, inseguranças, expectativas x realidade;
  • Maternidade: expectativas x realidade;
  • Amamentação: expectativas x realidade;
  • Aborto: espontâneo, induzido;
  • Gestação de risco, gestação de alto risco;
  • Depressão pré e pós-parto;
  • Ansiedade pré e pós-parto;
  • Stress pré e pós parto;
  • Conjugalidade x Separação;
  • Bebê esperado x bebê indesejado;
  • Expectativas e ajustes: bebê ideal x bebê real;
  • A chegada dos demais filhos;
  • Rede social: configuração anterior e novas configurações;
  • Trabalho: licença-maternidade, abandono de emprego;

Minha rede social se modificará?

As mudanças advindas da parentalidade trazem uma série de benefícios, mas também de desafios e problemas a serem enfrentados pela família, pois a chegada de um recém nascido isola os pais e requer adaptação à nova situação. Aceitar a criança no sistema familiar e ajustar o relacionamento com a família de origem, com o companheiro e com o ambiente são alguns dos desafios desse período de transição familiar. Assim, adaptar-se à presença da criança, compartilhar a responsabilidade do filho e das tarefas domésticas, e administrar o tempo livre, além de reorganizar as tarefas do trabalho e do ambiente social são atividades necessárias no ajuste do casal à parentalidade.

Segunda gestação, como fica o irmão mais velho?

O nascimento de um membro da família constitui um ponto de transição que afeta todos os subsistemas familiares; contudo, o impacto mais acentuado parece ser sentido pelo primogênito. A experiência do nascimento de um irmão constitui uma realidade bastante comum para muitas crianças pré-escolares, estando entre as mais estressantes do início da infância. Com o nascimento do irmão, o ambiente social do primogênito passa por mudanças profundas, alterando-se uma dinâmica familiar relativamente estável, que envolve a tríade pai-mãe-primogênito. Além disso, o primogênito passa a conviver com um bebê que se apresenta pouco preparado para interagir com ele. Por isso é muito importante que a família possa se preparar para lidar com essa situação.

 

 

Depoimentos

O que nossos clientes estão dizendo sobre isto...

  • Riliann Costa
    Há um tempo atrás, eu enfrentei a pior fase da minha vida. a história quase acabou de maneira trágica. felizmente eu conheci a clinica Casule no momento certo, e principalmente a psicologa Nayara, que foi um divisor de águas na minha vida. Com do tratamento hoje estou infinitamente mais leve e tranquilo. Tenho uma visão das coisas e de mundo totalmente diferente hoje, uma visão mais clara e calma, e consigo passar pelas dificuldades da vida sem transtornos. eu tenho muito que agradecer a clinica, e principalmente a Nayara, serei eternamente grato por tudo, principalmente por toda a atenção que recebi, mesmo fora de horário de trabalho. um dia espero retribuir tudo que fizeram por mim. Obrigado por tudo de coração, Nayara =)
    5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente!
    5 estrelas
    Maria Fernanda
  • Mariana Toledo
    Clínica com ótimos profissionais 😀 Adorei minha dieta elaborada pela nutricionista Tatiane Ribeiro .
    5 estrelas
  • Maria Das Graças Oliveira
    Um excelente local para se encontrar serenidade e auto-controle. Adoro as sessões de psicoterapia com a Nayara. Profissional séria, responsável, que chega ao nosso coração na primeira consulta.O acolhimento que todos nós precisamos.O atendimento é diferenciado e o carinho e atenção da minha linda e gentil psicóloga é tudo de que eu preciso.
    5 estrelas
  • Maria José Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Indico a psicóloga Nayara, de grande competência!!
    5 estrelas
  • Fernanda Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Recomendo a psicóloga Nayara, a qual eu tenho grande confiança!
    5 estrelas
  • Vágner Benatti Fernandes
    Encantado por ter encontrado Cristiane Schumann e sua equipe. Com inteligência, afeto e paciência, nos ajuda, a mim e a minha família, a nos conhecer e a sermos o melhor que pudermos e conseguirmos. Lugar de metamorfoses... Gratidão. 5 estrelas
  • Wanderson Leite Lacerda
    Não basta o conhecimento da Psicologia para se fazer psicologia. Ela precisa ser feita com alma, que se traduz no sentido que se dá ao paciente em aprender a amar a si mesmo, com repercussão no amor aos outros. Quando se reconstrói cognições distorcidas ou dilaceradas, é a Psicologia agindo com alma, ofertando o sentido de viver. Isso você encontra na Casule Saúde e Bem-estar.Competência e segurança, além de muito amor ao próximo, você comprovará na dedicação da Cristiane Schumann. Não tenha medo em conferir. 5 estrelas
  • Erika Scoralick Rooke
    Indico muito a profissional Nayara. Excelente pessoa e terapeuta. 5 estrelas
  • João Francisco
    Ótimo clínica! Equipe muito profissional. Ingrid secretária um amor de pessoa. Nayara psicóloga maravilhosa, muito competente! Recomendo! 5 estrelas
  • Sergio Antonio da Silva
    São excelentes profissionais, fiquei impressionado com o atendimento que minha filha teve. Eu recomendo 5 estrelas
  • Kamila Toledo
    Lugar organizado, acolhedor e de fácil acesso. Profissionais qualificados, atenciosos, pontuais e que garantem um trabalho ímpar. 5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente! 5 estrelas
  • Giovana Scoralick Rooke
    Ótimo ambiente e excelentes profissionais! Super indício, e em especial recomendo a profissional Nayara! Vcs irão amar, muito atenciosa e competente ! 5 estrelas
  • Maria Aparecida Henriques
    Atendimento impecável, seriedade e competência. Agradeço pelo trabalho realizado comigo.Aplaudo e parabenizo a equipe pela dedicação dada aos clientes. 5 estrelas
  • Flávia De Sales Guilarducci
    Ahh eu tenho um carinho especial pela clínica. Trabalho incrível, local organizado e acolhedor! Profissionais dedicados e especializados resultam em ótimo atendimento! Fui paciente por um ano e minha melhora é imensurável. Agradeço em especial a linda e excepcional Nayara, que com muita dedicação e atenção me fez uma mulher capaz de lidar melhor com os sentimentos, emoções e dificuldades! Super recomendo o trabalho dessa equipe! 5 estrelas
  • Giovanni Bergamaschine
    É um atendimento impecável, carinhoso, exclusivo, onde as psicólogas são todas de uma atenção inigualável. Super Recomendo!   5 estrelas
  • Sandra Helena
    Excelente trabalho profissionais competentes e dedicadas!!! 5 estrelas

Nossos especialistas nesta área

 
 

Marque sua sessão agora!

 
Escolha a melhor opção e faça o pré-agendamento da sua sessão. Nossa equipe vai confirmar o horário e vai te contactar.
 

Notícias relacionadas

Estas notícias estão relacionadas com o conteúdo desta página. Leia mais e deixe o seu comentário ;)
Marcar Consulta