Como funciona Terapia de Adultos?

A terapia para adultos é feita por psicólogos e funciona justamente para tratar e/ou esclarecer questões emocionais, comportamentais e psicológicas através de técnicas e procedimentos próprios da psicologia. Serve também como um momento de desabafo do paciente, mas não se limita a isso, pois o terapeuta oferece uma escuta diferenciada e faz as intervenções mais eficazes. O tratamento psicológico é gradual e para o seu sucesso é fundamental que o paciente esteja disposto e comprometido com ele.

Na terapia, o paciente deve se sentir a vontade para falar de tudo que o incomoda em vários âmbitos de sua vida sem se preocupar com julgamentos. É um processo de autoconhecimento.

As sessões geralmente ocorrem uma vez por semana, número esse que pode variar de acordo com a necessidade.

Qual o objetivo?

O objetivo da terapia de adultos é promover mudança cognitiva (crenças) com o intuito de gerar a mudança emocional e comportamental. Ademais, também tem como propósito auxiliar no desenvolvimento de habilidades e no processo de autoconhecimento, possibilitando, por conseguinte melhora na qualidade de vida.

Quando procurar?

Muitas pessoas têm vontade ou curiosidade em procurar um psicólogo, mas por preconceito e/ou por acharem que apenas quem tem um problema grave deve procurá-lo, acabam postergando essa busca pelo amparo.

Não existe um único motivo para a procura da terapia, mas alguns motivos mais comuns, quais sejam: quando queremos nos conhecer melhor; quando queremos melhorar alguma capacidade; quando existe um desconforto emocional, perdas significativas/ separações, dificuldade em tomar decisões, após algum trauma, algum tipo de compulsão, situações de stress, depressão, ansiedade, medos exagerados, entre outros que possam causar prejuízo social, emocional e cognitivo.

 

O que é trabalhado?

Na terapia com adultos, baseando-se na terapia cognitivo-comportamental, o principal ponto a ser trabalhado é a tríade cognitiva: pensamentos, sentimentos e comportamentos. Essa tríade é trabalhada através de técnicas variadas (registro de pensamentos disfuncionais, solução de problemas, treinos de assertividade…). Deve-se sempre ficar atento aos padrões de pensamento, comportamento e sentimentos do paciente.

Qual o papel do psicólogo terapeuta?

O psicólogo deve ter uma escuta atenta e uma postura acolhedora, além de transmitir segurança e confiança ao paciente.  Ele auxilia o paciente na tomada de decisões, porém sem dizer exatamente o que deve ser feito, uma vez que seu papel não é impor, tampouco fazer algum tipo de julgamento. O psicoterapeuta é um profissional treinado e capacitado, que auxilia o paciente a perceber seus comportamentos disfuncionais e a mudá-los.

Como o atendimento psicológico auxilia o adulto?

Quando o adulto faz psicoterapia ele se conhece melhor, aprende a lidar de maneira mais efetiva com suas próprias emoções e consequentemente com os próprios comportamentos, obtendo aumento em sua capacidade de lidar com problemas e frustrações, desenvolvendo habilidades previamente existentes e adquirindo novas. Isso tudo devido à reestruturação cognitiva.

 

Quanto tempo devo permanecer em terapia?

Não existe um tempo determinado para permanecer em terapia, isso varia conforme a demanda do paciente, seus objetivos e evolução.

 

Quanto tempo dura uma sessão?

Uma sessão tem a duração de 45 min.

Qual é a frequência das sessões?

Normalmente as sessões são semanais, mas isso pode variar de acordo com a necessidade de cada pessoa.

 

Na terapia de adultos, baseada na TCC, há contato com algum familiar/amigo do paciente?

Sim, em alguns casos essa participação de amigos e familiares não se faz tão necessária, mas em outros é fundamental.  Nos casos necessários, a família e amigos atuam como co-terapeutas. Eles devem ter conhecimento sobre o caso do paciente para saber lidar com a situação da melhor forma, para auxiliar em momentos de crise e incentivar o tratamento.

As pessoas que procuram um psicólogo estão passando por graves problemas mentais?

Não necessariamente. Pessoas que não apresentam problemas graves podem procurar auxílio psicológico para o autoconhecimento e para trabalhar diversas questões aparentemente simples, mas que afetam o seu bem-estar.

Para que o tratamento seja efetivo basta o paciente ir às sessões?

Não. Para que o tratamento seja efetivo o paciente deve em primeiro lugar desejar a mudança, ser sincero com o terapeuta, realizar as tarefas propostas, ou seja, ele deve ser atuante na psicoterapia. Sem sua participação e empenho, dificilmente a terapia apresentará os resultados esperados.

O psicólogo pode me receitar remédio?

Não, apenas os médicos podem prescrer medicação.

O que devo falar na primeira sessão de psicoterapia?

Não há uma regra em relação ao que deve ou não ser falado. É normal que muitas pessoas não saibam o que dizer ou mesmo como se comportar na primeira sessão. O ideal é que o paciente esteja seguro e confortável para revelar os motivos que o levaram à terapia, o tempo que cada pessoa leva para fazer isso pode variar.

O psicólogo vai dar a resposta para resolução dos meus problemas?

Não. O papel do terapeuta psicólogo é auxiliar o paciente na tomada de decisões  e apoiá-lo, nunca decidir algo por ele.

 

Depoimentos

O que nossos clientes estão dizendo sobre isto...

  • Riliann Costa
    Há um tempo atrás, eu enfrentei a pior fase da minha vida. a história quase acabou de maneira trágica. felizmente eu conheci a clinica Casule no momento certo, e principalmente a psicologa Nayara, que foi um divisor de águas na minha vida. Com do tratamento hoje estou infinitamente mais leve e tranquilo. Tenho uma visão das coisas e de mundo totalmente diferente hoje, uma visão mais clara e calma, e consigo passar pelas dificuldades da vida sem transtornos. eu tenho muito que agradecer a clinica, e principalmente a Nayara, serei eternamente grato por tudo, principalmente por toda a atenção que recebi, mesmo fora de horário de trabalho. um dia espero retribuir tudo que fizeram por mim. Obrigado por tudo de coração, Nayara =)
    5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente!
    5 estrelas
    Maria Fernanda
  • Mariana Toledo
    Clínica com ótimos profissionais 😀 Adorei minha dieta elaborada pela nutricionista Tatiane Ribeiro .
    5 estrelas
  • Maria Das Graças Oliveira
    Um excelente local para se encontrar serenidade e auto-controle. Adoro as sessões de psicoterapia com a Nayara. Profissional séria, responsável, que chega ao nosso coração na primeira consulta.O acolhimento que todos nós precisamos.O atendimento é diferenciado e o carinho e atenção da minha linda e gentil psicóloga é tudo de que eu preciso.
    5 estrelas
  • Maria José Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Indico a psicóloga Nayara, de grande competência!!
    5 estrelas
  • Fernanda Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Recomendo a psicóloga Nayara, a qual eu tenho grande confiança!
    5 estrelas
  • Vágner Benatti Fernandes
    Encantado por ter encontrado Cristiane Schumann e sua equipe. Com inteligência, afeto e paciência, nos ajuda, a mim e a minha família, a nos conhecer e a sermos o melhor que pudermos e conseguirmos. Lugar de metamorfoses... Gratidão. 5 estrelas
  • Wanderson Leite Lacerda
    Não basta o conhecimento da Psicologia para se fazer psicologia. Ela precisa ser feita com alma, que se traduz no sentido que se dá ao paciente em aprender a amar a si mesmo, com repercussão no amor aos outros. Quando se reconstrói cognições distorcidas ou dilaceradas, é a Psicologia agindo com alma, ofertando o sentido de viver. Isso você encontra na Casule Saúde e Bem-estar.Competência e segurança, além de muito amor ao próximo, você comprovará na dedicação da Cristiane Schumann. Não tenha medo em conferir. 5 estrelas
  • Erika Scoralick Rooke
    Indico muito a profissional Nayara. Excelente pessoa e terapeuta. 5 estrelas
  • João Francisco
    Ótimo clínica! Equipe muito profissional. Ingrid secretária um amor de pessoa. Nayara psicóloga maravilhosa, muito competente! Recomendo! 5 estrelas
  • Sergio Antonio da Silva
    São excelentes profissionais, fiquei impressionado com o atendimento que minha filha teve. Eu recomendo 5 estrelas
  • Kamila Toledo
    Lugar organizado, acolhedor e de fácil acesso. Profissionais qualificados, atenciosos, pontuais e que garantem um trabalho ímpar. 5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente! 5 estrelas
  • Giovana Scoralick Rooke
    Ótimo ambiente e excelentes profissionais! Super indício, e em especial recomendo a profissional Nayara! Vcs irão amar, muito atenciosa e competente ! 5 estrelas
  • Maria Aparecida Henriques
    Atendimento impecável, seriedade e competência. Agradeço pelo trabalho realizado comigo.Aplaudo e parabenizo a equipe pela dedicação dada aos clientes. 5 estrelas
  • Flávia De Sales Guilarducci
    Ahh eu tenho um carinho especial pela clínica. Trabalho incrível, local organizado e acolhedor! Profissionais dedicados e especializados resultam em ótimo atendimento! Fui paciente por um ano e minha melhora é imensurável. Agradeço em especial a linda e excepcional Nayara, que com muita dedicação e atenção me fez uma mulher capaz de lidar melhor com os sentimentos, emoções e dificuldades! Super recomendo o trabalho dessa equipe! 5 estrelas
  • Giovanni Bergamaschine
    É um atendimento impecável, carinhoso, exclusivo, onde as psicólogas são todas de uma atenção inigualável. Super Recomendo!   5 estrelas
  • Sandra Helena
    Excelente trabalho profissionais competentes e dedicadas!!! 5 estrelas

Nossos especialistas nesta área

 
 

Marque sua sessão agora!

 
Escolha a melhor opção e faça o pré-agendamento da sua sessão. Nossa equipe vai confirmar o horário e vai te contactar.
 

Notícias relacionadas

Estas notícias estão relacionadas com o conteúdo desta página. Leia mais e deixe o seu comentário ;)
Marcar Consulta