O que é o atendimento com adolescentes?

A adolescência é uma fase marcada por diversas mudanças e transformações que variam de manifestações físicas à emocionais. É um período onde tudo parece se renovar: pensamentos, emoções, corpos, gostos, desejos, direitos e responsabilidades vão, em um primeiro momento, abandonando o caráter da infância e abrindo espaço para um novo momento de vida. Em contrapartida, na fase final da adolescência, o jovem já começa a se preparar para o mundo adulto.

Surge o anseio de constituir laços sociais mais sólidos fora do contexto familiar através da relação com amigos, amores ou parceiros. Essas novas relações trazem diferentes visões e ideais, que começam a mostrar de maneira mais explícita as particularidades do jovem.

Com tantas transformações é comum que novas experiências, dúvidas, incertezas e até afoitamentos apareçam e acabem, muitas vezes, bagunçando a cabeça do adolescente. Entrar e passar por essa fase pode se tornar um processo complicado e doloroso se não for bem assistido, orientado e claro para o jovem.

Nesse momento, o acompanhamento psicológico pode agir como agente facilitador para o adolescente.

 

Como funciona o atendimento para adolescentes?

A psicoterapia para adolescentes parte dos mesmos pressupostos teóricos da psicoterapia para adultos. As maiores especificidades são as adaptações nas formas de conduzir, aplicar técnicas, abordar e, acima de tudo, a escuta atenta e exclusiva voltada às necessidades dos jovens. Visa disponibilizar um espaço neutro de escuta atenta e compreensiva, onde o adolescente possa se sentir confortável e seguro para expressar suas angústias, frustrações, anseios e desejos. O ambiente terapêutico abre espaço para reflexões do jovem acerca de suas questões e sua nova significação do “existir”, possibilitando um amadurecimento e desenvolvimento pessoal.

 

Qual é o papel do psicólogo terapeuta?

O psicólogo deve facilitar e otimizar o processo da terapia. Através dos objetivos que a psicoterapia trás, cabe ao profissional organizar uma linguagem funcional para que aumente suas chances de sucesso do processo. É importante que o terapeuta auxilie na elaboração da empatia com o paciente criando uma relação saudável, segura e confortável e que explore a comunicação e recursos técnicos que se aproximem da realidade adolescente. Assim, a psicoterapia torna-se mais interessante ao paciente, que motivado, se empenha mais em cumprir seus objetivos.

Muitas vezes são os pais que procuram atendimento para seus filhos nessa faixa etária. Quando isso ocorre, é importante que haja um diálogo inicial com os pais para que o terapeuta se informe melhor sobre a demanda e as possíveis necessidades de seus filhos e, a partir daí, dê continuidade ao atendimento com os próprios adolescentes.

Quando procurar a terapia para adolescentes?

Uma maneira de identificar quando deve-se procurar o atendimento terapêutico para jovens é observar se suas respostas comportamentais e emocionais geram sofrimento ou prejudicam expressivamente sua adaptação acadêmica ou social. Se isto ocorrer, é provável que algumas habilidades estejam deficientes e gerem respostas disfuncionais ao adolescente, tornando-se crucial a procura por um profissional.

Nem sempre o paciente apresenta uma psicopatologia ou quadro clínico definido. É muito comum, nesse público específico, que a demanda seja a busca por estratégias, facilidades e maior compreensão do novo momento de vida e todas as modificações que surgem com ele. O adolescente vive exigências consigo mesmo, com o corpo e nas relações sociais e familiares que são interpretadas por eles como pressões, podendo gerar emoções e sentimentos extremamente fortes e desarranjados.

 

Qual o papel dos pais?

Os pais assumem papel singular no processo terapêutico de seus filhos, seja na fase da infância ou da adolescência. São eles os primeiros modelos de comportamento conhecidos pelos filhos e o contexto interpessoal é de suma importante para ajudar na construção do molde da terapia.

Nessa fase da vida a participação direta dos pais é de grande valia. Além de serem exemplos e referência aos filhos, devem se associar ao psicólogo e contribuir no processo da terapia para que possam caminhar no mesmo ritmo dentro ou fora do consultório, elevando a efetividade da intervenção.

Durante o processo, os pais podem assumir papel de consultores, trazendo informações presentes ou passadas importantes sobre os filhos; de colaboradores, auxiliando na condução das atividades e metas estabelecidas ao filho fora das sessões ou do consultório; e ainda de “copacientes”, quando os pais participam de algumas sessões junto com o adolescente para cumprir algumas intervenções específicas sobre como lidar com sintomas e reações apresentadas por ele.

É de suma importância também que ocorra o processo de psicoeducação com os pais para que eles se sintam mais seguros e estejam realmente mais aptos a ajudar o adolescente. Esse processo possibilita que os adultos responsáveis adquiram informações úteis acerca do transtorno ou demanda, e também do tratamento.

 

 

 

Depoimentos

O que nossos clientes estão dizendo sobre isto...

  • Riliann Costa
    Há um tempo atrás, eu enfrentei a pior fase da minha vida. a história quase acabou de maneira trágica. felizmente eu conheci a clinica Casule no momento certo, e principalmente a psicologa Nayara, que foi um divisor de águas na minha vida. Com do tratamento hoje estou infinitamente mais leve e tranquilo. Tenho uma visão das coisas e de mundo totalmente diferente hoje, uma visão mais clara e calma, e consigo passar pelas dificuldades da vida sem transtornos. eu tenho muito que agradecer a clinica, e principalmente a Nayara, serei eternamente grato por tudo, principalmente por toda a atenção que recebi, mesmo fora de horário de trabalho. um dia espero retribuir tudo que fizeram por mim. Obrigado por tudo de coração, Nayara =)
    5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente!
    5 estrelas
    Maria Fernanda
  • Mariana Toledo
    Clínica com ótimos profissionais 😀 Adorei minha dieta elaborada pela nutricionista Tatiane Ribeiro .
    5 estrelas
  • Maria Das Graças Oliveira
    Um excelente local para se encontrar serenidade e auto-controle. Adoro as sessões de psicoterapia com a Nayara. Profissional séria, responsável, que chega ao nosso coração na primeira consulta.O acolhimento que todos nós precisamos.O atendimento é diferenciado e o carinho e atenção da minha linda e gentil psicóloga é tudo de que eu preciso.
    5 estrelas
  • Maria José Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Indico a psicóloga Nayara, de grande competência!!
    5 estrelas
  • Fernanda Sinhoroto
    Excelentes profissionais! Recomendo a psicóloga Nayara, a qual eu tenho grande confiança!
    5 estrelas
  • Vágner Benatti Fernandes
    Encantado por ter encontrado Cristiane Schumann e sua equipe. Com inteligência, afeto e paciência, nos ajuda, a mim e a minha família, a nos conhecer e a sermos o melhor que pudermos e conseguirmos. Lugar de metamorfoses... Gratidão. 5 estrelas
  • Wanderson Leite Lacerda
    Não basta o conhecimento da Psicologia para se fazer psicologia. Ela precisa ser feita com alma, que se traduz no sentido que se dá ao paciente em aprender a amar a si mesmo, com repercussão no amor aos outros. Quando se reconstrói cognições distorcidas ou dilaceradas, é a Psicologia agindo com alma, ofertando o sentido de viver. Isso você encontra na Casule Saúde e Bem-estar.Competência e segurança, além de muito amor ao próximo, você comprovará na dedicação da Cristiane Schumann. Não tenha medo em conferir. 5 estrelas
  • Erika Scoralick Rooke
    Indico muito a profissional Nayara. Excelente pessoa e terapeuta. 5 estrelas
  • João Francisco
    Ótimo clínica! Equipe muito profissional. Ingrid secretária um amor de pessoa. Nayara psicóloga maravilhosa, muito competente! Recomendo! 5 estrelas
  • Sergio Antonio da Silva
    São excelentes profissionais, fiquei impressionado com o atendimento que minha filha teve. Eu recomendo 5 estrelas
  • Kamila Toledo
    Lugar organizado, acolhedor e de fácil acesso. Profissionais qualificados, atenciosos, pontuais e que garantem um trabalho ímpar. 5 estrelas
  • Maria Fernanda
    Lugar para ser bem acolhido, receber um atendimento cuidadoso, carinhoso. As profissionais são excelentes, em especial a Nayara que além de competente é super carinhosa, atenciosa, cuidadosa. Uma linda e querida! Recomendo fortemente! 5 estrelas
  • Giovana Scoralick Rooke
    Ótimo ambiente e excelentes profissionais! Super indício, e em especial recomendo a profissional Nayara! Vcs irão amar, muito atenciosa e competente ! 5 estrelas
  • Maria Aparecida Henriques
    Atendimento impecável, seriedade e competência. Agradeço pelo trabalho realizado comigo.Aplaudo e parabenizo a equipe pela dedicação dada aos clientes. 5 estrelas
  • Flávia De Sales Guilarducci
    Ahh eu tenho um carinho especial pela clínica. Trabalho incrível, local organizado e acolhedor! Profissionais dedicados e especializados resultam em ótimo atendimento! Fui paciente por um ano e minha melhora é imensurável. Agradeço em especial a linda e excepcional Nayara, que com muita dedicação e atenção me fez uma mulher capaz de lidar melhor com os sentimentos, emoções e dificuldades! Super recomendo o trabalho dessa equipe! 5 estrelas
  • Giovanni Bergamaschine
    É um atendimento impecável, carinhoso, exclusivo, onde as psicólogas são todas de uma atenção inigualável. Super Recomendo!   5 estrelas
  • Sandra Helena
    Excelente trabalho profissionais competentes e dedicadas!!! 5 estrelas

Nossos especialistas nesta área

 
 

Marque sua sessão agora!

 
Escolha a melhor opção e faça o pré-agendamento da sua sessão. Nossa equipe vai confirmar o horário e vai te contactar.
 

Notícias relacionadas

Estas notícias estão relacionadas com o conteúdo desta página. Leia mais e deixe o seu comentário ;)
Marcar Consulta