fbpx

5 sinais de desequilíbrio emocional

Atualizado em 04/08/2015
Por Redatora Casule

5 sinais de desequilíbrio emocional

Atualizado em 04/08/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

5 sinais de desequilíbrio emocional

As exigências internas e externas, as responsabilidades diárias, a rotina intensa, as frustrações pessoais e as sobrecargas  profissionais a que estamos submetidos, podem causar sérios desequilíbrios emocionais. No caso das mulheres, o perfeccionismo e o desejo de se adequar aos padrões de beleza impostos pela sociedade são alguns dos principais causadores desse tipo de problema.

Na verdade, nossas emoções são responsáveis por nos proteger, mas quando elas não estão em equilíbrio, lidamos com as situações de forma inapropriada e essa condição acaba alterando o nosso estado corpóreo, como, por exemplo, os batimentos cardíacos e o apetite. Isso mesmo! O desequilíbrio emocional causa impactos não apenas na mente, como também no corpo. Só para se ter uma ideia, ele pode causar problemas como má digestão, dores no corpo, estresse e até depressão.

A boa notícia, é que existe tratamento para pessoas desequilibradas emocionalmente.Veja a seguir alguns indícios de desequilíbrio emocional e ligue o sinal de alerta se você estiver apresentando um ou mais sintomas.

Tensão elevada e descontrole

Roer unhas sinal de instabilidade emocional
Na tentativa de amenizar a tensão ou o descontrole, muitas pessoas roem unhas

O descontrole e a tensão elevada são dois dos principais sinais de desequilíbrio emocional. Quando as pessoas possuem (ou não) motivos para ficarem abaladas, incluindo perdas e decepções, elas tendem a ficar tensas ou perderem o controle sobre as suas ações. Dificilmente essa pessoa consegue se tranquilizar e agir com calma. É como se ela perdesse o domínio próprio. E aí que elas disparam a chorar, balançar as pernas sem parar, mexer no cabelo e roer as unhas.

Insônia

Descontrole emocional prejudica o sono
Descontrole emocional prejudica o sono

Quem está sofrendo com desequilíbrio emocional não costuma dormir bem e passam noites em claro. Mas mesmo ficando acordados, não conseguem ser produtivos nesse período noturno. Viram de um lado para o outro, sofrem, levantam e se angustiam pela situação que vivem. Nesse caso, o sono não é reparador e isso prejudica o funcionamento da mente e do corpo no dia seguinte.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Falta de concentração

Falta de concentração
As pessoas com falta de concentração são distraídas do que o normal.

As pessoas com desequilíbrio nas emoções apresentam sérias dificuldades de concentração. Mais distraídas do que o normal, muitas delas parecem viver em um mundo paralelo. Mesmo que o assunto ou atividade seja interessante e sempre tenha chamado a atenção dela, ela não consegue manter o foco. Esse sintoma acaba resultando em problemas de execução e produtividade.

Irritabilidade

irritabilidade sintoma de instabilidade emocional
Pessoas instáveis emocionalmente tendem a se irritar com facilidade.

Você dificilmente verá uma pessoa com o emocional desequilibrado conseguindo contar até dez e lidar com as adversidades com calma. Um dos sinais mais evidentes de desequilíbrio emocional é a irritabilidade, mesmo diante de situações corriqueiras, que teoricamente não exigem nenhum tipo de exaltação.

Dores de cabeça

Dor de cabeça sinal de descontrole emocional
Dor de cabeça um dos sinais de descontrole emocional.

É como dissemos lá no início: desequilíbrio nas emoções pode gerar diferentes sinais físicos, dentre eles, formigamento, taquicardia, retração muscular e dores de cabeça. Em casos mais graves, a dor pode ser bem intensa.

Viu como o descontrole nas emoções pode ser prejudicial? Fique de olho nos sinais que o seu corpo envia, não se cobre demais e cuide do seu emocional.

FONTE:http://www.unhasfracas.com.br/5-sinais-de-desequilibrio-emocional/

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert

5 sinais de desequilíbrio emocional

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre 5 sinais de desequilíbrio emocional, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: 5 sinais de desequilíbrio emocional.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia do lixo
Na sua dieta tem “dia do lixo”?

Na sua dieta tem “dia do lixo”?

O dia do lixo é uma expressão usada para caracterizar o dia em que comemos em grandes quantidades, alimentos calóricos e super deliciosos! Mas será que essa prática é aconselhável? Contribui ou atrapalha o processo de emagrecimento? Saiba como agir assistindo a este vídeo completo.
A Saúde mental nos relacionamentos como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!
A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

A Saúde mental nos relacionamentos: como ajudar um parceiro que está passando por algum transtorno psicológico!

Quando falamos sobre os transtornos mentais, nos referimos a uma série de alterações significativas no que diz respeito aos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais dos indivíduos e que podem afetar qualquer pessoa durante algum momento de sua trajetória. É uma condição que muitas vezes interfere diretamente na capacidade do indivíduo de enfrentar problemas cotidianos e sentir prazer na vida.

Aspectos psicológicos da dor

Segundo o psiquiatra americano George Hengel, na década de 1970, os estados de saúde e de doença devem ser analisados sob a perspectiva biopsicossocial. Isso significa que a dor nos avisa que algo está não está bem e este aviso pode estar relacionado com seu corpo, indicando alguma lesão ou uma doença, por exemplo; com suas emoções ou com o ambiente em que você vive e trabalha.
Leia mais
Aspectos-psicológicos-da-dor

Aspectos psicológicos da dor

Como a Terapia Cognitiva pode ajudar a quem sofre de dor? O sofrimento que a dor proporciona ultrapassa o corpo, é também um sofrimento emocional. Cuidar das emoções pode ser o primeiro passo para que você aprenda a lidar com a dor. Entender o que está potencializando este incômodo pode te colocar no controle e ajudar a minimizar seus efeitos.
Leia mais
Aspectos psicológicos da dor

Como lidar com os ciúmes?

Aperte o play para escutar este conteúdo. Você é ciumento? Conhece alguém que seja? Sofre com isso? O ciúme é um sentimento que em excesso está relacionado a um padrão de...

Leia mais
Como lidar com os ciúmes

3 passos para cozinhar o próprio alimento

Cozinhar o próprio alimento se torna cada dia mais difícil por conta da rotina atarefada da maioria das pessoas. Mas será que vale a pena terceirizar nossa alimentação e deixar grande parte dela nas mãos do delivery, dos empacotados e congelados?
Leia mais
3-passos para cozinhar o proprio alimento

Somatização

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde é diferente de não ter doença, isto quer dizer que ter saúde é usufruir de um bem-estar psíquico, biológico e social.
Leia mais
Somatização

A criança que eu já fui e o adulto que eu sou

Existe uma música que eu adoro chamada “A criança que eu fui um dia” ela é da Reverb Poesia e fala exatamente que à medida em que vamos crescendo, aprendemos a não sonhar, desaprendemos a sorrir, desaprendemos a brincar.
Leia mais
A criança que eu já fui e o adulto que eu sou

Características das pessoas controladoras

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que tem dificuldades em lidar com suas próprias dores e emoções. Os indivíduos com um perfil controlador, geralmente, fazem uso do controle para sentirem-se seguros e se afastarem de reflexões que os levem a sofrimento.
Leia mais
CaracterIsticas-das-pessoas-controladoras

Gratidão!

Dentre os diferentes estados emocionais que o ser humano é capaz de experimentar, a gratidão é um dos mais relacionados à saúde mental e bem-estar. Tal estado está relacionado à percepção de ajuda e contribuição por parte de outros, evidenciando o amparo recebido e contribuições altruístas.
Leia mais
gratidao

5 Dicas de como ser mais Positivo

A negação, ou a negatividade, está mais presente na nossa vida do que a gente pode imaginar. Esse filtro negativo é um erro de pensamento, que como o próprio nome diz, direciona a nossa atenção para aquilo que comprova uma ideia negativa que eu tenho de mim mesmo, e me afasta cada vez mais de uma solução.
Leia mais
5 Dicas de como ser mais Positivo
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This