Mania de perseguição

Atualizado em 16/08/2016
Por Redatora Casule

Mania de perseguição

Atualizado em 16/08/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Mania de perseguição

  • Em um mundo inseguro, competitivo e cheio de problemas sociais que nos prejudicam diariamente é completamente normal que tenhamos certa desconfiança das pessoas, quer as conheçamos ou não, e em alguns casos até certo medo delas. Mas existe um limite saudável para todas as coisas. O fato de alguém ter um medo ou uma desconfiança obsessiva dos outros a ponto de prejudicar a vida social requer uma atenção cuidadosa, porque tais comportamentos podem representar a chamada “mania de perseguição”, que em casos mais severos, pode representar um sintoma de doenças psicológicas sérias, como a depressão.

    • Grande parte das pessoas que sentem que o mundo está contra elas, na verdade, sofrem de problemas de autoestima, que acabam afetando seriamente as relações sociais, profissionais e até familiares. Então, se você já passou várias vezes pela sensação de que alguém não gosta ou está rindo de você sem motivos aparentes, quem sabe você tenha quadro de algum transtorno psicológico.Embora a intensidade da mania de perseguição possa variar de um para o outro, de um modo geral os sintomas são semelhantes, mas para algumas pessoas esses sintomas podem tomar proporções descontroladas. Atente para alguns detalhes:
      • Você sente com frequência que alguém está olhando muito para você?
      • Já passou mais de uma vez por um grupo que estava rindo e acreditou que o motivo da piada era você?
      • Acredita com frequência que alguém não gosta de você mesmo que essa pessoa não tenha nenhum motivo?
      • Está sempre desconfiado de que algumas pessoas de seu convívio social, escola ou trabalho, por exemplo, estão continuamente tentando prejudicá-lo?

      A resposta afirmativa a essas perguntas demonstra que você tem a mania de perseguição e com ela problemas de autoestima, que podem estar prejudicando suas relações sociais. Mas o que deve ser feito para tratar desse problema?

    • Entendendo o problema para obter a cura

      É importante atentar para o fato de que a própria mania de perseguição é um sintoma para vários distúrbios ou problemas psicológicos. Por isso o ideal é que aquele que sofre com ela procure orientação com um especialista: psicólogo ou psiquiatra, para descobrir o que realmente está afetando as emoções e levando o indivíduo a ter tais sensações. Curar, por exemplo, problemas de autoestima pode ajudá-lo a afastar um pouco a ideia de que as pessoas não gostam de você.

    • quando você sente que há perseguição no ambiente de trabalho, uma boa alternativa seja conversar com alguém de confiança que participe do mesmo ambiente, já que ela pode clarear a falsa percepção de que há uma conspiração contra você. Mas, claro, esse caso é quando se trata de uma mania de perseguição moderada. Em outros, o tratamento terapêutico deve ser a alternativa mais eficiente.
    • O fato de alguém sentir que os outros não lhe dão valor pode ser a projeção dela mesma nas outras pessoas, ou seja, se aquele que tem mania de perseguição tem uma autoestima muito baixa, acreditando que tem pouco valor e que não merece créditos por nada, por exemplo, ele pode estar projetando esse sentimento externamente, por isso sente que os outros não gostam dele ou tentam prejudicá-lo.
    • Concentrar ações para elevar a autoestima é um método eficiente para amenizar a mania de perseguição, em casos moderados. Alguns desses métodos:
      • Realizar esportes ou atividades salutares que ajudem a afastar maus pensamentos;
      • Cuidar bem do sono, procurando dormir bem, em horários definidos;
      • Cultivar relações sociais saudáveis, evitando amizades que deixem a pessoa para “baixo”;
      • Procurar ambientes que trazem bons sentimentos, evitando ao máximo locais que não combinam com o jeito de ser da pessoa que tenha a mania de perseguição, como aqueles onde haja pessoas com ideias, comportamentos e padrões muito diferentes.
      • A mania de perseguição é apenas UM sintoma que reflete alguns transtornos psicológicos que merecem e precisam ser tratados. Mas não pense que se sentir perseguido de vez em quando seja necessariamente um grande problema, apenas se esse sentimento for muito frequente e estiver prejudicando suas relações sociais
      • FONTE:familia.com.br/7013/saude/mania-de-perseguicao-quando-a-implicancia-ultrapassa-o-limite
terapia-online-casule-banner
Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Mania de perseguição

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Mania de perseguição, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Mania de perseguição.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This